quinta-feira, setembro 13, 2007

CASO RENAM: DIFÍCIL DE ENGOLIR


Renan Calheiros não teve sua cabeça decepada, pelos 81 Senadores. Foi absolvido com folga, 05 votos de vantagem e 06 abstenções. É provável que os Senadores que não quiseram escolher entre o sim e o não, tendiam a votar pela não a cassação do mandato. Mas interesses políticos e até pressão das bases, apontou o caminho de Pilatos.

É claro que esta decisão, contraria a imensa população Brasileira e só aumenta nesta mesma população o descrédito nas instituições e em particular nos políticos. É claro também, que Renan sai mais que fortalecido deste episódio, até porque o Presidente do Senado, manipulou e comandou pessoalmente as operações visando tirar sua cabeça da guilhotina. Utilizou de todos os recursos. Desde chantagem emocional, passando por colocar nas instancias de investigação aliados e amigos. Mas o mais deplorável disto tudo, é lançar mão do expediente das trevas. A sessão secreta, é um resquício dos tempos de ditadura, que a Constituição Federal, ratificou. Equivoco, pois vai na contra mão da transparência do cargo publico. O sujeito ocupa um cargo eletivo, este mesmo cargo tem que estar visível aos olhos do povo. Renan Calheiros deveria ser cassado. Não só por práticas ilícitas, feitas com o poder do cargo, mas porque manobra o parlamento, de forma autoritária e com atos usuais típicos do coronoelismo dos rincões brasileiro.

Mas apesar deste desastre, que mancha mais uma vez o processo democrático e passa a impressão de que o crime compensa, penso que este e outros episódios da vida política do País, foi positivo para o fortalecimento da Democracia.

Explico.

Em toda a História do Brasil, o período em que estamos vivendo, que vem de 1984 até o presente é o mais longo de nossos 507 anos de existência como nação, em que a Democracia vigora. Quando os Portugueses, aqui aportaram, vivemos por dois séculos de terra devastada para colônia. Depois enfrentamos dois impérios, onde igualmente a fase colonial, a chibata, a censura e a repressão eram a Tonica destes regimes. Com o advento da Republica, a primeira chamada de velha, não diferia dos outros modelos de governo. Era um regime comandado por militares e o Ex Senhores de Escravos, e naquele momento capitães do café. Findada esta fase, Getulio assumi, mais uma vez através de um golpe. Alias este é um País com tradição golpista. As elites são mestres nesta arte da sacanagem. Com Getulio vem o Estado Novo e a ditadura. Quinze anos de pau, humilhações e assassinatos. De 1950 a 1964, respirou-se um pouco de Democracia. Mesmo assim o fantasma de golpes e de clima de repressão rondou durante aqueles anos. Aí o golpe militar de março de 64, e 21 anos de porrada.

Somos ainda um povo, que não tem em suas origens tradições democráticas. O sentimento autoritário, prevalece desde a família, passando pela escola, atingindo as instituições.

Porem as lutas populares das ultimas décadas, tem feito avançar conceitos, que antes estavam distantes da grande massa. O jeitinho brasileiro, aos poucos vem sendo rechaçado. O povo tem exigido maior transparência com a coisa pública. Manifestado de varias maneiras seu descontentamento, com praticas políticas, que inundam nossas consciências. È por isto que a imprensa tem prestado um serviço de grande monta ao País, investigando, informando, denunciando. As vezes esta mesma imprensa exagera, na tinta, toma partido, ou vira sensacionalista. O Ministério Público, é outra ponta desta luta pela democratização.

Porem a um incipiente, ar de democracia, em virtude de nossas raízes no obscurantismo. Mas não há duvida de que poderemos caminhar rumo a uma cultura de democracia plena.