sexta-feira, junho 19, 2009

TOQUE DE RECOLHER: REPRESSÃO E RETROCESSO


Construí conceitos, princípios e concepções ao longo de quase meio século de vida, de que violência e repressão, não educa ninguém, pelo contrario, gera mais violência e estimula mais repressão. A medida tomada por alguns municípios do Estado de São Paulo em adotar o sistema do Toque de Recolher para crianças e adolescentes, após uma determinada hora da noite, beira a uma intolerância e irresponsabilidade total dos poderes públicos, com os problemas da população.

Que nossas crianças e jovens estão expostos ao crime organizado, isto é uma realidade. Que a cada dia casos envolvendo esta população em crimes aumenta, também é uma realidade. Mas é real, também, que não há políticas públicas eficazes de proteção, o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente-, não é praticado em muitos municípios, que se contentam a encaminhar seus pequeninos a Fundação Casa, ou abandona-los a sorte do Trafico de Drogas e a marginalidade em geral.

Em um País onde a desigualdade não é só social, ela também é racial, de gênero e de sexo, sem falar da religiosa, uma medida típica de regimes totalitários, pode fortalecer atitudes conservadoras, retrogradas e porque não fascistas. Na ditadura, o esquadrão da morte, milícia clandestina paramilitar, matava o que se julgava bandidos.


Na verdade se provou que o que se caçava, eram o estereotipo de criminoso, na cabeça de nossas elites, pessoa pobre e em sua maioria negra. A famosa Rota 66, cumpriu institucionalmente este papel que o EM fazia. Até hoje, nossa policias, atacam apenas no varejo, prendendo meninos da periferia. Quando jovem a policia da Ditadura, abordava de forma truculenta e completamente fora da ordem, qualquer grupo ou pessoas que na cabeça deles estaria cometendo delitos. Eu mesmo sofri vários constrangimentos.


O Toque de Recolher, pode intensificar esta pratica, que foi ao longo dos anos amenizada, por conta de legislação de defesa e garantias dos direitos humanos.

Não há garantias de que uma ação destas diminua o crime ou afaste crianças dele. Eu aposto que tal medida é inútil e perniciosa a população. O ECA já garante especificamente, nos artigos, 98,99,100,101,102,106 e 149, proteção que estimule garantia de direitos e não repressão, punição aos Pais que são vitimas de um sistema desigual e desumano. Alem disto a Constituição Federal em seu artigo 5º protege o direito das pessoas de ir e vir.

Penso que ao invés de se defender ações como esta do Toque de Recolher, que mais espalham terror, do que combatem o crime, é preciso formular e por em pratica medidas de inclusão social, que restabeleçam a dignidade das pessoas.

QUEM TEM MEDO DA REFORMA ÀGRARIA?


O artigo da Jornalista Andréa Crott da Gazeta de Limeira, do dia 30 de Maio, com o titulo “Vala Comum”, reproduz entrevista com um suposto dissidente do MST em nossa cidade. Segundo a matéria contida na coluna Bastidores, tudo o que parte da Mídia, dos Latifundiários, políticos de direita e simpatizantes dizem é verdade. O Movimento dos Sem Terra, fundado em 1986, é resumindo as acusações um Movimento do Crime Organizado.

Interessante esta ladainha, orquestrada e decorada por aqueles que não querem nem Reforma Agrária e muito menos um Desenvolvimento no País com Justiça Social. A questão Agrária e fundiária, remonta suas origens as famosas Capitanias Hereditárias, que foi o jeito institucional, que a Coroa Portuguesa encontrou para legitimar, a primeira grilagem de Terras por aqui, contemplando aliados do El Rei, entre eles, assassinos, ladrões, políticos corruptos que aqui vinham “cumprir”, suas penas criminais.

A desigualdade no campo, envergonha qualquer Cristão, Mulçumano, Judeu e outras Fé. Menos de 10% dos Fazendeiros, detem quase 50% das terras neste País. Os centenas de assassinatos, de pequenos agricultores, posseiros, lideranças sindicais e populares, é um outro sintoma grave e preocupante do conflito agrário. O desemprego, a fome e a miséria nos centros urbanos, aumentam este cenário de preocupações com a ausência de Reforma Agrária.

O MST, é a segunda experiência concreta de movimento de luta e organização pela terra. A primeira foram as ligas camponesas dos anos 50 e 60. Porem é o Movimento Sem Terra, o único a mobilizar a sociedade Brasileira para a necessidade de se fazer Reforma Agrária. O Brasil é o único na América do Sul, que ainda não fez a sua. Só para ficar no exemplo de nosso Continente. A Agricultura familiar e de subsistência já provou ser o caminho para a geração de emprego e renda, alternativa ao latifúndio, a monocultura e o agro negócio.

Criminalizar movimentos de massa, não é novidade neste País. Isto ocorreu nas duas ditaduras, e em momentos de crises institucionais. È o caminho mais fácil para tentar combater ideologicamente, um movimento que Revoluciona com seus atos a democracia Brasileira. O MST não vai fazer o Socialismo, apenas quer uma medida perfeitamente aplicada no Capitalismo, aja vista Paises do G8, que a séculos fizeram sua Reforma Agrária.

Por isto, pergunto Quem Tem Medo da Reforma Agrária?

UM POEMA SOBRE (DES)EMPREGO


LEGIÃO

Um oco no coco, lhe deixa borococho
Uma carteira, sem eira nem beira
A idade, não atesta competitividade
Um ato continuo quase sem tato
No banco da praça manco
Não tem ira, ao ver a despensa vazia
O choro do menino, e o seu se esvaindo

Entrava na legião dos SEM
Casa, emprego e dos com
Fome, dividas, miséria.

Até o lock seu cão deu pinote
Não sobrou nem pó de café no pote
A mulher não agüentou a puxada
Fez as malas e levou a filharada
A casa tinha que deixar
Pois não conseguia mais pagar
Os amigos não contava
Sumiram como a poeira da estrada

Entrava na Legião dos
Desiludidos, fudidos,
Humilhados e arrasado

Um vazio
Batia no
estomago
não era
só fome
era dor
uma coisa
o dominava
era escravo
da impotência
nada o
consolava

Entrava na Legião
Dos perdidos, dos
Solitários e mal amados

O que fazer? Como se mover? Porque esta vergonha? Culpa? De que? És velho? Só tem 40? E já não serve? E antes? Ninguém reconhece? Deixou sangue e suor? Também um pedaço do Corpo? Lazer? Não sabe o que é isto? Não tinha tempo pra Sexo? A maquina era sua parceira? E o produto seu orgasmo? Mas valeu a pena? Não pode nem entrar lá para matar saudades? Ganhava pouco? Nunca quis lutar para melhorar de Vida? Estudar? Não pode?.










UM POEMA DE AMOR E SEXO


INICIO, MEIO E FIM


Algo direciona os olhares
Eles são especificamente
De malicia, muita por sinal
Pernas bambeiam, parecem
Dores, mas na verdade,
È um calor, que toma, agora
Os dois corpos, que denunciam
O desejo de se tocarem.

Um frenesi, um bacanal a dois
Mil atos desavergonhados e libertos
Suores e gemidos, espalham
Tesão por todos os cantos dos
Locais do coito e o gozo
É a celebração de um festival
De entrelaçados que buscam
Ser um só até o The End