domingo, setembro 11, 2005

MINHAS PREFERIDAS-ALEGRIA, ALEGRIA


Esta canção é uma das minhas preferidas, das preferidas. Foi a que me fez interessar-se pela obra e vida de Caetano Veloso. Primeiro disco que tive do compositor Bahiano, foi uma coletânea da Editora Abril, que trazia músicas em um vinil maior que um compacto e menor que um LP. Um formato 45 rotações, mas em uma rotação normal. Foi em 1974 em que tive este primeiro contato.
De lá pra cá tenho muita coisa de Caetano. Alegria, Alegria, foi uma marco para Música Brasileira em todos os sentidos. Primeiro porque apresenta uma linguagem nova de se fazer música, tanto em letra, como melodia e arranjos. Foi junto com Domingo no Parque de Gilberto Gil, responsável pelo surgimento de um Movimento Estético cultural político, intitulado Tropicalismo.
Alegria, Alegria., foi apresentada pela primeira vez, no famoso Festival da Virada, o 3º Festival da Canção da TV Record, que revelou vários talentos para música brasileira, como lançou tendências e movimentos.
Era outubro de 1967, quando Caetano Veloso ficou com o 4º Lugar do Festival e acompanhado pelas guitarras roqueiras do conjunto Argentino Beat Boys, fez desta marcha rock, enlouquecer a platéia ali presente.
Panorama de uma época, em que a Juventude se dividia no engajamento político ao engajamento a expressões da contra cultura, Alegria, Alegria, foi relembrada nas mentes dos Brasileiros pela Mini Série da Rede Globo Anos Rebeldes, apresentada em 1992, cuja canção foi o tema de abertura.