sábado, setembro 10, 2005

SEM CASA OCUPAM ARÉA EM LIMEIRA

Agora pouco, entre 10hs e 10:30hs da manhã familias ligadas ao Movimento dos Sem Casa, ocuparam um terreno público próximo ao aero-clube, da cidade. São por volta de 700 famílias, que negociam com o Prefeito Silvio Félix, desde janeiro deste ano, um programa habitacional que atende-se o enorme deficit de moradias no munícipio, estimado por volta de 10mil unidades.
A prefeitura deveria agilizar projeto de lei que esta na câmara municipal desde meados de junho e que já deveria ter sido votado, mas não ocorreu, porque o poder executivo não corrigiu os problemas de incontitucionalidade do texto. Além disto até agora, o prefeito não comprou aréa que pude-se ser utilizada para a construção dos lotes urbanizados.
O problema de moradias em Limeira, resume-se ao meu ver em dois quesitos: completa ausência de uma política clara e objetiva de moradias populares para solucionar o enorme deficit e a especulação imobiliária e a terrível concentração de terras.
Infelizmente a maioria dos governos anteriores estiveram comprometidos com estes dois quesitos e parece que o atual caminha para o mesmo rumo.
Saí de lá do acampamento, e a enorme lona para abrigar as famílias esta sendo montada, bem como a cozinha industrial para alimentar a todos durante o período de ocupação. As lideranças aguardavam a chegada do vice-prefeito Orlando José Zovico, que foi anunciado pelo comando da Polícia Militar, que para lá se dirigia para conversar com o movimento. Mais tarde maiores detalhes da acupação.