sexta-feira, dezembro 09, 2005

MINHAS PREFERIDAS- PAÌS TROPICAL

A música soou a época ufanista e alienátória. Seu autor Jorge Ben Jor, ainda Jorge Ben foi acusado de colaborar com o regime. Ainda mais que o primeiro a gravar e popularizar foi Wilson Simonal, este sim odiado pelas esquerdas que o tinham como o alcagüete da ditadura, tanto que anos depois surgiu varias denúncias em que a ele foi atribuída.

Mas Jorge Ben redimiu-se com a MPB engajada e a turma da Jovem Guarda, dois estilos que flertou desde o inicio da carreira, até que neste mesmo ano de 1969, quando País Tropical foi lançada, Jorge concorria no IV Festival Internacional da Canção da TV Globo, com a música “Charles Anjo 45”, acompanhado do Trio Mocotó.

Este FIC é o marco para o lançamento de uma fusão e um movimento o Samba Rock, que vai ter adeptos por toda a vida: alem do Trio Mocotó, Luis Vagner e outros. País Tropical sempre foi uma das preferidas das rodas de viola em que participei.

Embora a época em que foi lançada, não á encaro como ufanista. Acho que é uma das melhores retratações do País em música popular. A versão que mais gosto é que Gal Costa gravou em seu 2º disco solo (Gal) de 1969, aquele da capa toda psicodélica (eu tenho em vinil e troco por quem tiver em CD) e que tem a participação de Caetano e Gil.