segunda-feira, julho 24, 2006

UMA GRIPE E OS ACONTECIMENTOS DA SEMANA

Amigos, fiquei duas semanas sem postar. Uma baita de uma virose me atacou, deu febre, tosse, diarréia, falta de ar e até uma caída de pressão, originando um pequeno desmaio. Mas tudo bem, com uma tática bem definida, com muito chás, analségicos, besetasil e muita cama, consegui superar, a virose picolé de Chuchu. Estou de volta ao batente. E para iniciar, este reinicio, escrevo um pouco sobre tudo.

Hoje tem inicio o 5º Curso de Férias para a Juventude. Organizado pelos Jovens do PT, o evento tem como tema “A Crise das Esquerdas” e vai trabalhar este tema ao longo da História. Nesta noite, a partir das 19hs no Sindicato dos Metalúrgicos, quem faz o lançamento do Curso é o Jornalista Alípio Freire, Editor do Jornal dos Sem Terra e outras publicações. O Alípio ex Preso Político, ficou vários anos no presídio Tiradentes, sofreu toda a sorte de torturas e humilhações. Militante da organização Ala Vermelha de atuação durante o regime militar, escreveu em conjunto com outros companheiros, pela editora Expressão Popular, o livro depoimento TIRADENTES, UM PRESÍDIO DA DITADURA – memórias de presos políticos. Esta concluindo pela mesma editora uma obra sobre o Golpe de 64. Alípio Freire, foi também consultor do filme “Cabra Cega”, sobre o período. O tema do Jornalista é exatamente o a ditadura militar, e as esquerdas neste contexto.

Estava curtindo a gripe no inicio da semana passada e fiquei um pouco por fora do que acontecia no mundo. Ative-me a noticias da rede. Pude constatar que a coqueluche, era o Julgamento de Suzane Von Richthofen e os irmãos Cravinhos. Condenação mais que justa e que suscita no mínimo, dois grandes debates. O primeiro a necessidade de mudanças no código penal, que abrandam penas para infratores que roubam pote de manteiga e sejam mais duros, com casos de extrema crueldade como esse e outros mais. O segundo ponto, diz respeito á jovens de classe média, que nos últimos anos, tem cometido crimes motivados por dinheiro e poder. Esta situação nos faz pensar, que uma geração de jovens desta faixa da população não carrega em suas mentes o que gerações com a dos anos 60 e 70 ao invés de armas e sangue, preferiu a flor.

Uma discussão que sempre assolou as esquerdas, é aquela que tenta justificar todo o comportamento e caráter dos pobres, é resultado da própria condição destes pobres. A setores que chegam a afirmar que um infrator não pode ser condenado pelos movimentos, pois ele trafica, rouba e comete outros delitos, porque é fruto do capitalismo, sistema de exclusão e concentração de renda. O cerne é exatamente este, no entanto, em uma sociedade responsável e que se propõe, ser democrática, precisa ser vigilante com quem comete crimes, bem como estabelecer punições e programas de ressocialização destes infratores. Não pode as esquerdas se esconderem deste debate e adiar para o dia da tomada do poder, a busca de soluções para problemas como este.