quinta-feira, setembro 28, 2006

MEU PRIMEIRO PRÊMIO


Recebi como mostra a foto deste post, meu primeiro prêmio literário de minha vida. Ontem foi a noite de premiação do Concurso Cantos e Contos da Secretária Municipal de Cultura. Fui premiado com uma Menção Honrosa na Categoria Poesia, com o texto “NADA”. Estive entre os 15 primeiros, entre 65 inscrições. Foi bom, mas tremi na base. Não estou acostumado com Homenagens e prêmios. Minha vida toda sempre foi de tomar umas porradinhas, em função de minha opção política, pela militância de esquerda. Por outro lado, sou desengonçado e fico terrivelmente nervoso, nestas horas. Semana passada, no Seminário de Pessoas com Deficiência, recebi um certificado, por ter contribuído com a luta deste segmento. Quase morri de vergonha e dos nervos. Porem estou feliz por este Prêmio. Concorri com poetas que a muito tempo dedicam suas vidas a literatura, como Dona Eudóxia, Dona Zenaide, o Otacílio Monteiro, o Dr. Marcondes e Dr. Alciones, enfim pessoas que tem trabalhos publicados em livros, experiências em competição e assim por diante.

Alem destes o concurso reuniu, escritores jovens e novos e eu me incluo nesta categoria. Digo que não sou poeta. Escrevo de forma livre, o que penso e vivo, sem formalismo ou preso a conceitos pré concebidos. E assim inscrevi no concurso 2 contos: Seu nome é Jesus e o Papa não é Pop é da Opus Dei, e 02 Poemas: Nada e Via Crucis. Apostava minhas fichas que se fosse premiado, situação que não acreditava, o seria na categoria contos, com Seu Nome é Jesus, o qual considero um de meus melhores textos. Quando anunciou-se os vencedores na categoria, comentei com minha mulher, não ganhei nada. Mas não é que o Nada, venceu?. Dos dois trabalhos, em poesia, achei que Via Crucis, teria maior chance. Por isto minha surpresa demonstrada ao receber a Menção Honrosa.

Nada foi inscrita para este concurso. Já tinha definido os outros textos e entre minhas obras não conseguia, encontrar nenhum outro com um perfil menos político e de contestação social. Não queria, escrever sobre o Romantismo. Estava á alguns dias do prazo final, para as inscrições. Á frente do computador onde trabalho, matutava o que escrever. Não achava assunto ou tema. Até que perguntei a Keli, minha amiga e companheira de trabalho, uma sugestão. Sua resposta foi imediata, escreva sobre o NADA. Eu disse, Keli to falando sério. Ele repetiu, ora escreva sobre o NADA. Não sei se falou de brincadeira(ela jura que não), mas disse para mim mesmo: ta vamos ver o que saí. Saiu um texto de reflexão existencialista e de interior da mente humana.

Hoje posto aqui mesmo, neste o poema premiado. Mas em outros posto, os que concorreram. Agora quem quiser ler os vencedores do concurso, acessem: http://www.limeira.sp.gov.br/ . Em breve sairá um livro com todos os textos premiados, inclusive NADA.

O NADA
Escondeu-se entre o nada e o escuro
Não soube dizer o que viu
Talvez o nada ?
O segredo é mais forte

Garimpou na gaveta, atrás do infinito
Descobriu que para si
O inatingível é nada vezes nada
Um pedaço de nada.

Olhou para o céu, viu estrelas
Mas queria enxergar alem
Porem restou apenas
O nada, perdido no horizonte.

Saiu de casa, atrapalhado
Sem rumo e destino
Queria e precisava apalpar algo
Só conseguiu o nada.

Fugia da multidão, aglomeração
Não gostava de cheiro de gente
Faltava-lhe algo, buscava-o
Mas só encontrou com o nada.

Despertou um dia, decidido
Findado a angustia, as indefinições
Momento de assumir,
O nada, o nada............