segunda-feira, setembro 25, 2006

MEU VOTO PARA PRESIDENTE


Minha saída do PT, não foi porque o Lula, declarou que nada sabia do escândalo do mensalão e das estripulias do Zé Dirceu. Deixei o PT, pelo conjunto da obra, dos últimos dez anos do Partido. Durante este tempo, produziu-se no interior Partidário, a cultura de disputar o poder e manter-se nele a todo e qualquer custo. Presenciei golpes de um companheiro a outro, com o único intento de se chegar ou beneficiar-se da máquina, seja pública ou seja ela sindical ou de movimentos populares. Vi parte do PT, abandonar as lutas e os movimentos de massa e como homens a procura de sereias, caminharem rumo a seus cantos. O vale tudo, é o lema no PT.

Por isto não me surpreende, dólares na cueca, mensalão, compra de dossiês e outras mazelas cometidas no Governo Lula, por figuras a ele ligadas, algumas desde os tempos das greves do ABC, outras que aproximaram-se por conta do poder. O PT não é mais o Partido que conduziria os pobres e excluídos, para a tomada do poder e a construção do Socialismo. Nem tão pouco, é o único patrimônio da Ética e da Moral política. No máximo o PT da luta de classes, transformou-se em um Partido reformista meia boca, que faz do discurso e da dubiedade, sua força matriz para viver. Populista? Sim, mas que recorre ao FMI e não provoca mudanças profundas, como a que liquidaria com o latifúndio, como a Reforma Agrária, ou uma política econômica de crescimento econômico a despeito de pagar juros da divida externa.

È este populismo e o medo da população na da miserabilidade total e ausência de perspectiva dos Tucanos é que vai levar Lula a reeleição e a possível vitória no segundo Turno. As políticas paliativas, como o bolsa família, aliada a não privatização do patrimônio público, a transparência nas investigações de corrupção pela Policia Federal e outros paliativos, é que estão fazendo a diferença. O povo ta bravo com o PT, chateado com Lula que fez promessas e não cumpriu, mas não tem memória curta. Tucanos são de triste lembrança. Isto tudo somado a inoperância eleitoral de Alckmin, Lula vence .

VOU VOTAR em Lula. Não pelas razões acima. Pois só elas já bastavam para meus argumentos. Meu voto em Lula, inicia com a total ausência de uma candidatura com perspectivas classista e socialista. Não vejo isto no PSOL e em Heloisa Helena, principalmente nela. Seu discurso não condiz, com o que penso para meu País e para a luta Socialista. Vejo nela, os meus ideais eleitorais e institucionalizados, que vejo com maior transparência no PT. Para quem saiu criticando a institucionalização do PT, não poderia continuar arcando com discursos que prometem o céu, que só serão realizados, caso a mesma chegue ao poder. Esperava de HH, uma plataforma de levantar a moral dos militantes de esquerda e socialistas, apontando que ainda é possível sonhar acordado. Esperava dela, menos ataque aos Petistas, (não os mensaleiros, estes tem que ser punidos), e mais um programa que pudesse atrair os bons militantes do PT, para a construção de um novo instrumento da classe trabalhadora. Ela não foi capaz de cumprir este papel. Seu discurso se confundiu enormemente com Tucanos e Pefelistas. Heloisa Helena era a única que alem de Lula pensei em votar.

A segunda razão, talvez a principal, é a militância do PT. Não estou falando daqueles Petistas, envolvidos nos escândalos da compra de dossiê. Supostos agentes políticos, que ao chegar ao poder ocupando cargos que deveriam ser de Petistas, que enfrentaram e enfrentam o capital diariamente, vivem tentando agradar os chefes com trapalhadas ilícitas como dólares na cueca e outras encrencas. A militância, a enorme militância, engajada nos movimentos populares, que de sol a sol, organiza greves, organiza o povo por terra e moradia, luta em defesa dos Direitos Humanos. È por esta militância e minha relação com ela o segundo motivo para votar em Lula. Só ela é capaz de pressionar o governo a fazer mudanças estruturais no País. Só ela é capaz de recolocar o PT nos trilhos da ética e de classe. Aposto nisto.