terça-feira, setembro 26, 2006

MEU VOTO PARA GOVERNADOR


Este voto pode ser encarado pelo amigo ou amiga, como incoerente em relação á declaração de voto em Lula e não em Heloisa Helena, como seria natural a um Ex Petista que saí do Partido, dizendo que muito pouco o encantou neste governo e que vota em Lula, por total ausência de alternativas e pela militância aguerrida do PT. Militância esta que não comunga dos esquemas de corrupção montados para manter o poder a todo e qualquer custo. Decidi não votar em Heloisa, por não enxergar nenhuma novidade e enormes contradições, entre o discurso e a prática da Senadora e de seu Partido.

Mas vou digitar o numero de Plínio de Arruda Sampaio, candidato do PSOL, ao governo de São Paulo. Voto no velho militante Socialista, exatamente, porque apresenta o novo ou melhor resgata, o que de bom se construiu em mais de 20 anos pela esquerda Brasileira. Plínio ta pouco se lixando, se vai ter 50 votos, 500 ou 5mil. Como um missionário, um discípulo, um velho andarilho, o Economista, cristão, tem ido a todos os cantos de Estado, propondo fazer um balanço da História recente do País e da esquerda. Um balanço que passa longe dos Ufanismos de Petistas da corrente majoritária e a léguas do sectarismo do PSTU, PCO e até de lideranças de seu novo Partido. Um balanço que chama á atenção para os erros cometidos por esta mesma esquerda, que abandonou a luta de classes, como o caminho para a construção do Socialismo. Erros como o da institucionalização, a perda de referencia da luta de massas e da organização do Povo.

Plínio derrapa as vezes, em discussões setoriais e em temas que implicam em conceitos morais, como o Aborto e a união civil entre Homossexuais. Por ser católico praticante, traz a concepção da moral de Roma ainda em seu ideário. Mas ninguém é perfeito, e quem quer uma sociedade igualitária, mas que conviva com a diferença, releva algumas posições. Plínio é humanista, defensor ardoroso dos Direitos Humanos, apoiador de primeira hora do MST e da luta pela Reforma Agrária. Plínio sempre teve na coerência, sua principal arma de conduta ética. Sempre admirei este lutador dos DH. Ele foi uma de minhas influências e referencias no inicio de minha militância. Li tudo dele e ainda continuo a Ler.

Plínio Arruda, cumpre um papel, que gostaria que a esquerda do PT, cumprisse neste processo eleitoral. Ele tem falado, para os militantes que estão desanimados, decepcionados, na beira da estrada a espera de uma luz, de saídas para esta crise de identidade, em que se enfiou o movimento dos Trabalhadores. Plínio tem dito, que ainda é possível sonhar com um País daqueles que constroem as riquezas. Ainda é possível viver sem miséria e sem fome.

Vou votar em Plínio, pois acredito que o caminho para superar a crise das esquerdas é o recomeço e o resgate de valores perdidos, por conta das ilusões do Poder.