quarta-feira, setembro 13, 2006

MINHA MÙSICA PREFERIDA- TARDES DE ITAPOÃ


Estive em Salvador Bahia, no inicio dos anos 90. Fiquei na residência de um amigo, o sociólogo Afonso, o qual fazia mestrado na UNICAMP, em Campinas e com ele dividia apartamento quando morava na cidade das andorinhas. Convidado a passar férias, em terras baianas, saí daqui disposto a conhecer tudo da boa terra. Do pelourinho ao Mercado modelo, passando pelo elevador Lacerda, com os seus mais de 30metros de altura, as escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim. Das Praias tinha curiosidade de uma só: A de Itapoá, cantada em verso e prosa, por compositores como Caymmy e Vinicius de Moraes. Esta predileção sempre me chamou a atenção por conta da música Tardes em Itapoã de Vinicius e Toquinho. Queria exatamente passar uma tarde nas areias e ondas da famosa Praia. E fui, sozinho. Planejava ter ido com um Amor, que a época já era minha negra favorita, Nadir.

Pude constatar no passeio no fim de tarde, com um calção de banho como indica a canção, as belezas naturais do lugar. Foi como se os versos de Vinicius e a melodia do samba de Toquinho, estivesse sendo tocado, pelas caixas de som invisíveis, do lugar. Tudo era exatamente como o lindo poema, a homenagem de um carioca e um paulista, a mais um monumento Histórico deste País. Pude sentir a brisa do mar, e as folhas de coqueiro, balanço naquele final de tarde.

Tardes de Itapoã é mais uma destas canções, preferidas dos cantores de Barzinho. Cantei muito no meio fio e no chuveiro. Amei e amo ao som dela. Inesquecível viagem, a qual pretendo fazer ao lado de minha mulher.

Tardes, foi lançada no LP, “Como Dizia o Poeta”, de 1971, em um disco que alem da dupla famosa, trazia a bela voz de Marilia Medalha. Neste disco com muita influencia afro, será prenuncio do Samba Jóia, que aliava, um ritmo alegre e dançante, com letras de otimismo e humor. Uma outra gravação importante de Tardes em Itapoá, é do mesmo ano de 1971, em um disco gravado ao vivo em Buenos Aires e que tem a participação de Maria Bethânia. Aliás esta era uma tradição de Vinicius e Toquinho, o de convidar para cantar, mulheres, tinha sido assim com Maria Creusa, Marilia Medalha, Bethânia e Quarteto em Cy, Clara Nunes e Miucha, entre outras.