quinta-feira, novembro 30, 2006

MINHAS PREFERIDAS- RETALHOS DE CETIM


Esta é mais uma do baú do meu amigo de pré adolescência Ivan. Ele tinha vários LPs, do carioca, mas que fez carreira em São Paulo, Benito de Paula. Pianista refinado, com uma estética de cantor de sinfonias, Benito foram uma campeão de vendagens nos anos 70. Marcou um estilo intitulado de Brega Chique, com inúmeros sambas canções e até boleros. Suas músicas, figuravam sempre nos Hits Parades, e tocavam ser cessar nas rádios. Era freqüentador assíduo de programas de televisão popular, porem tinha o respeito da nata da MPB. Tanto é que em seu primeiro trabalho em 1971, gravou sucessos de Chico Buarque (Apesar de Você), Taiguara, Vinicius de Moraes e outros.

Seu nome de batismo é Uday Veloso, mas adotou o artístico Benito De Paula.

Retalhos de Cetim, uma samba sobre uma casal em crise, usa a alegoria de um desfile de escola de samba. Esta música embalou por anos, as calçadas e festinhas que realizávamos em minha juventude. Fácil de cantar e com uma letra também fácil para decorar.

A canção esta no disco “Um novo Samba”, de 1973 e vendeu 150mil cópias um record para a época. Alem disto Retalhos teve varias regravações por outros artistas, entre eles o maestro Francês Paul Mauriat e recentemente o cantor Paulinho Moska. No LP ainda tem clássicos Se não for Amor, Sandália de Couro e que Beleza.