sexta-feira, julho 27, 2007

INTERPRETAÇÕES GRAMATICAIS- I


Venho pensando que algumas palavras e expressões, deveriam ser substituídas por outras, para evitar duplo sentido, expressão pejorativa e atos preconceituosos. As vezes a intenção ao proferir é das melhores, fala-se sem saber, que pode cometer um pecado. Como nossa língua Portuguesa é fantástica e dinâmica, ela também acaba nos traindo. Vou publicar neste primeiro dia da serie, alguns verbetes, que entendo ser corretos. Não tenho intenção de ser o dono da verdade, muito menos o politicamente correto. Apenas suscitar o debate.

1. Menor ou de Menor: penso em substituir por adolescente, pois a expressão comum, não é compatível, para definir o estagio de vida humana. Menor por designar a estatura e de menor o limite para a maioridade, embora esta ultima contrasta com cada ciclo de vida. Prefiro adolescente, é correto e não é grosseiro, pelo contrario soa carinhoso e delicado, bem ao gosto deste período de descoberta de personalidade, caráter e projeto de vida;

2. Servidor Público: esta palavra servidor, lembra escravidão, feudalismo, submissão. Funcionário público ou trabalhador público, é muito mais digno e respeitoso.

OBS: Semana que vem mais dois verbetes