segunda-feira, agosto 20, 2007

SÉRIE INTOLÊRANCIA: CANSEI DA BURGUESIA


Em um Mundo de Sofia, no Capitulo dedicado a Karl Marx, a personagem principal Sofhia, depara-se com o ultra empresário do texto Um Conto de Natal, de Charles Dickens, o velho sofina e capitalista, Srooge. Sofhia, assusta-se e fica indignada, quando uma garota, entra na História. Pobre e maltrapilha, a vendedora de fósforos, relata, a estudante de Filosofia, sua vida de pobreza e miséria. Incentivada por Sofhia, a menina, procura Srooge, que nega qualquer tipo de ajuda e apoio, dizendo, uma frase antológica, própria das elites: “Só a ajuda entre os iguais”.

Esta citação do famoso romance que conta a História da Filosofia, em sua referencia ao conto de Dickens, reflete como pensa e age as elites concentradoras de renda, ao longo dos séculos. A insensibilidade, e o interesse com a acumulação de riqueza é iminente traço de nossas classes dominantes.

E aí, a gente observa, o nasci morto movimento Cansei, chamado e organizado pela OAB/SP.

Fragorosamente aderido pelas elites, representadas por madames freqüentadoras de lojas como a Daslú, não tem nada de popular e de causas mais próximas a quem compra roupa intima na Daspú.

Em 1964, (sem alarmismos), mulheres da alta sociedade e donas de classe média, aliadas a Igreja, aos militares, políticos e empresários, fizeram a Marcha com Deus, a Família e a Propriedade. Três lemas, essenciais, para a disseminação da Hipocrisia, Burguesa. A marcha, contribuiu para o golpe militar e para vinte um anos de regime totalitário.

A nova marcha, encabeçada pelas elites, não fala em derrubar presidentes ou regimes. Nem as reais freqüentadoras dos chás beneficentes ou bingos, utilizam, terços ou bíblias nas mãos. As faixas e cartazes falam de chega, basta e estamos cansados, de corrupção, desmando e outras coisas. Uma ou outra, resvala em Lula e seu governo. Os organizadores insistem em dizer, que o movimento não é contra nenhum governo ou Partido. A marcha em 64, não só escancarou suas preferências ideológicas, como quis desfrutar das benesses no pós golpe. No movimento golpista, as madames tinham pó de arroz no rosto, nem imaginavam que suas sucessoras, iriam para o Cansei, de Botox e Silicone.

Na marcha, Srooge de Dickens não teria duvidas quanto os propósitos do movimento. Se fosse personagem da vida real, abriria os cartazes, rezaria o terço e empunharia as escrituras sagradas. Já no Cansei, diria que não tinha tempo para frescuras, de senhoras que nada tinham a fazer e de advogados e empresários que querem promoção pessoal á custa de ações inconsistentes.

O Cansei não é nem de longe um movimento golpista. Acho até que alguns sonham com isto.

Na democracia, tudo é justo e legal. A Burguesia parece que cansou, de acumular riquezas nas costas dos Pobres?. Enojou-se com suas próprias atitudes de promover exclusão e discriminação?. Será que D’Urso da OAB, um dos principais promotores do Cansei, esta sensível as agruras Burguesas?. È de se pensar sobre estes e outros questionamentos.

Por ultimo, a transcrição abaixo de uma Historia, ocorrida durante o Protesto, feito na praça da Sé em São Paulo na ultima sexta-feira, dia de um mês do acidente com o avião da TAM, ilustra que o povo não é nem um pouco bobo e sabe quem é e o que querem suas elites:

“Faltavam cinco minutos para o ato começar. Um senhor simples, carregando um saco plástico com alguns mantimentos dentro chega atrás do palanque e fica olhando como se não estivesse entendendo nada. Pára, olha pros lados, e como vê muita gente de preto, pergunta para um bem postado engravatado: "Ué, o que ta acontecendo, morreu alguém?". O engravatado, olha de cima pra baixo, faz uma cara de nojo, vira as costas e sai andando. Este jornalista, que acompanhava a cena, explica para o senhor o que está acontecendo. Ele devolve com uma outra pergunta: "então é coisa contra o Lula?". Dou um sorriso. Ele balança a cabeça, faz cara de nojo e sai andando.