quinta-feira, dezembro 20, 2007

HAIKAI

O HAI KAI, tem sua origem no milenar Japão. Trata-se de uma forma poética, concisa e objetiva de dizer as coisas. O formato tradicional do HK, é composto de três frases, sendo formada por tri silabas, ou seja: a primeira e terceira frase, formada por cinco silabas e a segunda sete. No Brasil esta forma de poesia, foi introduzida pela primeira vez em 1919. Porem foi popularizada por Guilherme de Almeida, que alem de não seguir o tradicional, ainda incorporou ao HK, titulo e rimas. O Hai Kai, tradicional, aborda prioritariamente temas referentes a natureza. Uma terceira corrente de poetas, formada por Paulo Leminski, Millor Fernandes e Alice Ruiz, não uso a forma métrica nem tem como referencia uma estação do ano ou um tema especifico.

O texto abaixo, tem uma mistura das três formas, pelo menos as tentei.

É minha homenagem a todos os meus amigos, que ao longo deste ano, estiveram junto comigo, perto ou longe, nas batalhas cotidianas, nas festas, nos festivais e nos bate papos. Embora cada Hai Kai, tem uma dedicatória e vários, consideram o perfil ou o que penso de cada pessoa a que homenageou, o poema é para todos que gostam de poesia e que de algum forma contribuiu para que tivéssemos um ano bom e cheio de vitórias.

Que 2008, continue assim.

HAI KAI DE BOAS NOVAS

O céu pode esperar,
Tudo pode esperar,
Teu amor não.

PS: À Minha amada amante, Nadir.

Á abelhinha cresceu,
E seus frutos,
Emanam mel.

PS: A minha doce e revolucionária filha, Ruani.

A generosidade é
Algo impagável
É elixir da bondade.

PS: Este é dedicado ao novo Amigo Ademir Cintra.

Arquiteto de
Sonhos reais
Sem lucro algum.

PS: Para Alex.

O violão que toca
Um Blues, toca
Um Pop, um Samba.

PS: Ao meu Parceirinho do Blues, Danilo.

Salve, Salve
Janis e Nina
Tu encantas igual.

PS: A Minha Nina Janis, Érika Caetano.

Metódico és
Sensível a tudo
As vezes não parece

PS: Ao Flavinho, nosso observador

Minha antítese
Mas a somatória
Para a síntese histórica

PS: Para a “Colega”, amiga solidária de todos os dias Kelly Luchesi.

Jeitinho de menina
Caminhar de garotinha
Desafios de Mulher.

PS: À minha filha adotiva Kátia Marchione.

Uma descoberta
Das mais felizes
Amigo pro todo sempre.

PS: Bom te-lo como amigo, João Paulo Baxega.

O humor e o otimismo
Fonte de derrubar
Obstáculos.

PS: À Joaquim Lazari, meu amigo.

Operário classista
Fala e ação coerente
Companheiro da utopia.

PS: Ao Vereador e Amigo Zé Carlos Pinto.

Bandeira da ousadia
Desprendimento em tudo
Responsabilidade a flor da pele.

PS: A minha querida Marcela Jones.

Doa teu oficio
Á dias melhores
Aos sofridos desta terra.

PS: Este vai para um dos poucos Advogados Éticos que Conheço: Marco Aurélio.

Mano, Mano,
O sol brilha
Lá no horizonte.

PS:
Dedicado a meu Irmão Paulo Sérgio.

A diversidade pode
Unir e estreitar
Laços de convivência.

PS:
Ao Vereador Miguel Lombardi

Linda e sensual
A aguda voz vem
Suave em meus ouvidos

PS: À Raquel Cerqueira, minha parceira de musica e besteirol.

Ès como um filho
Não tem laço de sangue,
Mas é meu filho.

PS: A meu camarada Rodrigo Paixão.

A arte é porto
Seguro, desabrochar
De emoções.

PS: Ao meu amigo Ronald Gonçales.

Sil, Sil, Sil,
Um assobio pra dizer
Voas, mais alto que puder.

PS: À minha comadre, Silvana Maria.

Tens energia
Sobrando pelos poros
Luz do amor

PS: À minha doce e elétrica amiga Viviane Cerqueira.
Coração não obedecia
Mas a fé e a musica
Disseram viva!

PS: Ao Guerreiro e Parceiro Wilson Cerqueira