quarta-feira, dezembro 19, 2007

O DESENVOLVIMENTO EQUIVOCADO DE SILVIO FÉLIX

O governo Silvio Félix, desde a campanha eleitoral de 2004 (ele ainda não desceu do Palanque), tem como principal bandeira em seus pronunciamentos, o Desenvolvimento da cidade. Os artigos de sua campanha, afirmavam e afirmam, que Limeira precisa de Industrias, que gerem empresas, aqueçam o consumo e aumentem a arrecadação tributaria. Isto qualquer Prefeito ou Cidadão almeja, para seu município. Porem a industrialização não é a tabua de salvação para o desenvolvimento econômico. É uma das alternativas, não a única.

As inúmeras transformações no mundo do trabalho, tem demonstrado cada vez mais, que a chamada industria de ponta e que tantos empregos gerou em décadas passadas, hoje ou não existe mais ou “modernizou-se” tanto que não é capaz de dar sustentabilidade a uma população. A automação substituiu a mão de obra e esta mesma mão de obra tem outros perfis e outras exigências.

O chão de fabrica esta em constante mudanças e com isto, cresce categorias, como a informal e precarizada. As empresas deste mote, são em sua grande maioria clandestinas e que não contribuem com recursos financeiros na cidade. Em Limeira, podemos citar como exemplo, a industria de folheados, apenas para ficar em um único exemplo.

Outro aspecto, é tentar moldar a vocação econômica de um povo, a uma única forma de trabalho. Isto consiste em um enorme erro, pois desconsidera experiências e culturas do trabalho acumuladas pelos trabalhadores. Como ilustração, podemos citar aqui, a agricultura familiar, sustentáculo de Limeira durante muitos anos, hoje esquecida e sem um mínimo de incentivo e estimulo. Alem disto tudo, a nova industria, tem sido demasiadamente exigente com as contratações. Hoje não se admite mais trabalhadores sem qualificação profissional e com o mínimo de experiência na função pretendida. O poder publico por sua vez não tem um mínimo de políticas publicas, de fomentação da qualificação e nossas universidades, pregam e ensinam na lógica do mercado, mas são insuficientes para prepara-los que este mesmo mercado não esta aberto para todos e sim para poucos.

Entrar na guerra fiscal é outro grande erro. Isentar uma grande empresa de tributos e dar a ela outros benefícios, em nada ou quase nada gera divisas ao município.

Pensar o Desenvolvimento sustentável, é planejar em primeiro lugar, as potencialidades econômicas já existentes no município. Tirar da clandestinidade centenas de pequenas e médias empresas, articular o reaquecimento de nosso comercio, criando infra estrutura e uma política de comunicação e publicidade, capazes de elevar nossas lojas a condição de referencia de compras na região. Adotar a agricultura familiar, como método de incentivo a zona rural da cidade, alem consertar estradas, pontes e etc.

Um Governo que se preze, não faz de seu mandato peça de campanha eleitoral. Não se omite em dialogar com a sociedade como um todo e não apenas com um pedaço dela. Seria um belo começo, se o Prefeito Silvio Félix, apresenta-se a população um Projeto de Desenvolvimento, que engloba-se não só vinda de empresas, mas manutenção das que existem. Alem do mais pensar em Desenvolvimento é ser capaz de resolver questões as quais este governo fracassou como: a própria industrialização, o Transporte Coletivo, o meio ambiente, criança fora das creches e por aí vai. Mas isto trabalharemos em outro post.