quarta-feira, fevereiro 07, 2007

TEXTO DE AMIGOS

A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE COLETIVO

Recentemente, houve uma paralisação do sistema de transporte coletivo em Limeira que gerou caos no cotidiano da cidade. Esta situação nos fez refletir sobre outros problemas relacionados ao transporte e sobre a importância deste serviço
público no nosso dia a dia.

O transporte coletivo é o modo de transporte motorizado com menor custo unitário; contribui para a democratização da mobilidade, pois muitas vezes é a única forma de locomoção para aqueles que não tem automóvel, não tem condições econômicas para usar o carro, não podem dirigir (pobres, velhos,crianças, adolescentes, doentes e deficientes); reduz os impactos negativos do uso massivo do transporte individual: congestionamentos, poluição, consumo desordenado de energia, acidentes de trânsito, desumanização do espaço urbano e perda de eficiência econômica das cidades; diminui a necessidade de investimentos em ampliação do sistema viário, estacionamentos, sistemas de controle do tráfego etc., permitindo maiores aportes de recursos em setores de maior importância social: saúde, habitação, educação, etc.

Estudos chegam a apontar que o consumo de espaço viário por passageiro transportado é, em media, 18 vezes maior no transporte por carro em relação ao ônibus convencional, sendo que nos períodos de pico esse valor pode chegar a 40
vezes. As conseqüências do aumento do uso do automóvel individual são extremamente negativas, trazendo danos para os setores como: saúde, economia e meio ambiente. Já imaginamos quantos acidentados dão entrada nos pronto-socorros da nossa cidade vítimas de acidentes de trânsito? Quantas famílias perdem pessoas queridas? O quanto o governo tem de investir em hospitais, ambulâncias, equipamentos, indenizações, etc? Quantas pessoas o nosso trânsito irá continuar matando nos próximos anos? Focando o lado das empresas concessionárias (viações), o quanto estas empresas gastam com seguros,
indenizações, processos, etc?.

O transporte individual também tem atingido o bolso do cidadão, indiretamente através dos impostos (IPVA, DPVAT, Seguro Obrigatório, etc.) para pagar a manutenção do sistema viário que necessita de reparos maiores com o
crescimento do automóvel particular, sendo que na maioria das vezes não conseguimos enxergar o destino deste dinheiro.

Diretamente, através da aquisição e manutenção de um automóvel , que para mantê-lo de forma legalizada, manutenção em dia, rodando 1000 kms/mês, gasta-se em torno de R$ 1000,00 mensais, considerando um veículo popular quitado.
Comparando com o transporte coletivo, se uma pessoa utilizar quatro passagens por dia em um mês, irá gastar R$ 216,00 mensais, ou seja, uma diferença considerável.

Focando o meio ambiente, na cidade de São Paulo cerca de 10 mil toneladas de poluentes são gerados todos os dias úteis, sendo o transporte o maior responsável pela poluição do ar, pois um passageiro de automóvel consome cerca de 10 vezes mais energia que um passageiro de ônibus e 25 vezes mais que um de metrô.

Se você imaginava que este assunto não tinha nada a ver com seu dia a dia, pense um pouco mais .Reflita sobre esses problemas, procure mudar de atitude.

Felipe Penedo de Barros
ARQUITETO URBANISTA
Diretor do IAB – Núcleo de Limeira

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

TEXTO DE AMIGOS

SOPA DE PLANO DIRETOR

A Prefeitura de Limeira tem divulgado não sei se com muita insistência a necessidade de revisão do plano diretor. Talvez o cidadão comum se pergunte o que seria esse tal de plano diretor. Com a luta por cargos no legislativo, judiciário e executivo dá a impressão que estão estudando um plano para criar cargos de diretor...mesmo sem saber diretor de quê. Nessa onda de dar sugestões passei alguns dias lendo a fundo o tal do plano a ser revisado pelos nobres edis com as sugestões da comunidade participativa.

Como membro interessado nas questões que dizem diretamente ao deficiente li o material disponibilizado com o enfoque nos problemas que nos atingem...daí surgiu uma série de propostas que tornarão (caso se implementem) bem melhor a vida e o dia a dia do cidadão que tenha alguma deficiência.

Entusiasmei com a questão...fui atrás do que era e o que significava plano diretor...quanto era importante para todos nós...muito bom se todos os segmentos da sociedade se organizassem e dessem sugestões. A visão passaria a ser a de bem estar de todos...a tão decantada melhoria da qualidade de vida...transporte agradável e eficiente, locais públicos acolhedores, atendimento realmente ao cidadão...embora utópico, bonito.

Tudo desmoronou quando hoje li que os centros comunitários estão abandonados...sujos, sem condição de uso. Fui ver o que era ser comunitário e aí caí na real. É alguma coisa da comunidade. Comunidade que não cuida do que lhe pertence...deixa no abandono. Por que será? Falta motivação...falta conscientização? O que será que falta?

No mesmo jornal dizia-se que a participação do povo nas reuniões da Câmara era mínima....existia até uma iniciativa de um vereador para incitar o debate toda segunda feira antes das reuniões da Câmara para motivar o povo a participar.

Li o plano diretor, fiz sugestões, lembrei-me do estado do ribeirão Tatu....pensei no relatório de cientistas do mundo todo que acabou de ser divulgado....prevê o caos para daqui a menos de cem anos...as cidades estarão num colapso...faltará água, não haverá mais o pólo Ártico...será que nosso plano diretor ajudará a nos precaver dessas catástrofes?

Até onde nós todos cidadãos nos responsabilizaremos por buscar soluções sem esperar o caos bater a nossa porta?

Joaquim Augusto Pereira Lazari- Membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

domingo, fevereiro 04, 2007

FOLIA CULTURAL


Depois de uma semana sem postar nada, publico a agenda do Projeto Cultural coordenado pelo músico percussionista e meu vizinho Marcos Lima do grupo Toc Percussivo em conjunto com os Cirandeiros. Minha filha faz parte da Folia que resgata o folclore brasileiro. Durante a semana posto minhas impressoes do Projeto.

AGENDA DAS APRESENTAÇÕES

Datas e locais para as apresentações:

02/02 – Projeto 6 e meia ( Praça Coronel Flamínio )

07/02 – Pq Nossa Sra. das Dores ( Av. Frei João das Merces, entre as ruas:Av. dos Expedicionários e Rua Dr. Nilo R. da Silva) no Canteiro central.

09/02 – CECAP ( Praça entre as Ruas Júlio de Mesquita, Luiz Pantano, Rua Prof. A. Silvestre e Av. João J. de Oliveira )

11/02 – Jd. Morro Azul ( Praça 1º de maio )

14/02 – Bairro Boa Vista ( Praça das Nações Unidas )

17/02 – Carnaval

19/02 – Carnaval

21/02 – Jd. Vista Alegre ( Praça entre as Ruas Esther Scartezini, Avenida Central, Rua presidente Manoel J. Albuquerque Lins e Rua Clóvis Fioretti)

23/02 – Parque Hipólito ( Praça em frente á Igreja Santa Isabel )

25/02 – Jd. Morro Branco ( Entre as Ruas Adalgisa X. Guimarães Sá, Rua José O. Mecate e Rua Josefina M. de Mundo)