sábado, setembro 24, 2005

MINHAS PREFERIDAS- PONTEIO

Sempre achei Ponteio uma canção de guerrilha. Seu estilo forte na letra e no ritmo, levam a pensar em um campo de batalha. “Quem me dera agora eu tivesse a viola pra Cantar”, faço um trocadilho “Quem me dera agora eu tivesse uma arma para guerrear”. Não era e não é apologia a violência.
Os tempos eram de Ditadura Militar e a Música Popular servia como veiculo para manifestações políticas. Edu Lobo já tinha vencido um Festival, o da TV Excelsior em 1965 com Arrastão parceria dele com Vinicius de Moraes, Interpretada por Elis Regina.
Agora com Ponteio ele vence talvez o maior e mais criativo Festival de Música Brasileira. Intitulado o Festival da virada, o III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, confirmou o prestigio de Edu, aqui em parceria com Capinam e tendo como Interprete Marilia Medalha e o Quarteto Novo.
Marilia vinha do espetáculo musical Arena Conta Zumbi, do Teatro de Arena. Revelada nos palcos, deu vibração a guerreira Ponteio. Formado em 1966, o Quarteto Novo, antes Trio, já tinha conquistado um prêmio em Festivais, com Disparada de Geraldo Vandré e Théo de Barros. Formado por feras de nossa música: Théo de Barros, Airton Moreira, Heraldo do Monte, na época de Ponteio, mudou toda a sua formação e teve Hermeto Paschoal como sua principal figura. Com este time Edu Lobo, venceu Gil, Caetano, Chico, Roberto Carlos, Elis Regina, Sergio Ricardo, Jonhy Alf e muitos outros.