quinta-feira, setembro 29, 2005

COMENTÀRIOS DAS ÙLTIMAS

Fiquem dois dias sem postar. Primeiro porque dores musculares (ou não, ainda não sei), impediram que produzi-se qualquer coisa. Segundo que ontem realizou-se o Fórum de Debates da Pessoa com Deficiência, e estava na coordenação do evento.

Mas quero comentar sobre fatos que ocorreram esta semana, na política Brasileira. Terça-Feira, a Gazeta de Limeira publicou matéria abordando a desfiliação de vários militantes do PT e da ida de vários destes para o PSOL de Heloisa Helena.

Sou entrevistado para falar sobre o assunto e se acreditava quem em Limeira, pude-se ocorrer o êxodo para outras legendas. Falo que não acredito nesta possibilidade, pois a corrente que venceu as eleições internas no município (Fórum Socialista), decidiu em sua Plenária Nacional permanecer no PT.

Na mesma matéria, o coordenador da comissão provisória do Partido do Socialismo e da Liberdade, Newton Lima afirmou que o PSOL, restringirá a entrada de novos filiados, para não incorrer no mesmo erro do PT, que não teve critérios inchou e descaracterizou-se.

Bem concordo com o Newton em relação ao que aconteceu e irá acontecer com muito mais vigor a partir desta crise que o PT enfrenta. No entanto é preciso ser coerente. O PSOL ao contrario do que posiciona-se o coordenador local, esta aceitando em suas fileiras no Brasil inteiro, todos e todas que solicitam filiações. Os tais critérios rígidos, ditos pelo Newton, não são tão rígidos assim.

Outra questão que mostra um certo despreparo é que fosse eu do PSOL ou de qualquer outra sigla de esquerda, tudo faria para atrair para o Partido, a esquerda Petista, pois ela traria qualidade na intervenção conjuntural e na elaboração para luta pelo Socialismo, alem é claro de obter um base social, organizada e numerosa.

Outro assunto da semana é a eleição do Comunista Aldo Rebelo, a Presidência da Câmara Federal. Conheci Aldo em Pedreira, no ano de 1995, quando em passagem por aquela cidade, fez uma agenda com os dirigentes do Sindicato dos Ceramistas ao qual eu trabalhava na época.

Centrado e articulado, Rebelo, já demonstrava naquele momento ser um militante disciplinado e pragmático. Era seu primeiro mandato como deputado federal. Sempre gostei dele. Inteligente que ao longo do tempo mostrou-se um hábil negociador de sua bancada, até a desastrosa experiência como ministro da coordenação política do governo Lula.

Desastrosa porque foi impiedosamente detonado pelas conspirações e lambanças da turma de Zé Dirceu, que nunca o engoliram: era e é a briga do Stalinismo Petista X Stalinismo do PCdoB.

Porem acho que Aldo vai cumprir um papel de corrente de transmissão do governo. Tudo fará para beneficiar os projetos e proposituras governamentais no Congresso. E mais creio que Lula terá maioria no Legislativo, e a partir de agora começa a espantar a crise. Mesmo porque de concreto, pouco provou-se, apesar do pragmatismo e descaracterização ideológica do PT. Aldo é a figura que o Presidente e seus aliados precisavam.

Agora para encerrar os comentários, quero falar de compromissos. Os homens públicos, devem e tem a obrigação de comprometer-se com os anseios, necessidades e reivindicações da população, em especial, os pobres e excluídos.

Não faz sentido, um sujeito eleito, fugir de situações sociais, criadas por séculos de exploração. O cara é eleito para isto. Ontem irritei-me com o comportamento do Prefeito Silvio Félix.

Alem de não comparecer ao Fórum de Debates dos Deficientes, não delegou a seus representantes, entre eles a primeira dama, poderes de comprometimento. Lá estiveram e fizeram discursos vazios e promessas que se não houver pressão popular, jamais serão cumpridas.

Este jeito Silvio Félix de governar, como diz minha mulher Nadir, precisa ser desmascarado, não dá mais para aceitar a omissão do poder público, em relação a graves problemas sociais de nossa cidade.