segunda-feira, setembro 26, 2005

AS ESQUERDAS VÃO DEIXANDO O PT

Fazendo as contas, é possível que apenas correntes regionais fiquem no Partido dos Trabalhadores. APS- Ação Popular Socialista- dezenas de militantes da DS-Democracia Socialista-, Articulação de Esquerda, estão do PT.

A tendência que comanda o PT em Limeira o Fórum Socialista decidiu ficar, em uma plenária disputadíssima, onde o fico venceu com Cinco votos de diferença e com Seis abstenções. O que estamos assistindo, é o que estava escrito nas estrelas.

A desarticulação da proposta inicial do PT leva ao desencanto com o Partido que único conseguiu representar os anseios dos de baixo. Bem que o velho PCB, tentou ao longo de 70 anos, mas envolto na burocracia e no Stalinismo, afastou-se das massas e de suas lutas.

Errou feio, ao acreditar nas alianças com a Burguesia Nacional. Errou feio ao acreditar no centralismo de cúpula. Entendo que os erros do PT, têm origem e espelho nos erros do Partidão.

Embora o PT fosse mais longe aos equívocos, ao privilegiar o institucional e financiar discursos e praticas pragmáticas. Tudo isto desencantou e afastou homens e mulheres de bem.

Vou falar das saídas e a ida de boa parte para o PSOL - Partido do Socialismo e da Liberdade- (a qual estou a principio considerando um equivoco) em outro texto.