quarta-feira, dezembro 14, 2005

DIA 13 DEZEMBRO: SANTO OU PECADOR?

Ontem 13 de Dezembro, dois acontecimentos marcam esta data. O primeiro deles diz respeito à religião católica. Comemorou-se ontem o dia de Santa Luzia, data de sua morte, decapitada pela inquisição.

Italiana recusou-se a casar-se com quem a família exigia e por isto, foi denunciada por violar leis da igreja dos reis e da Burguesia. Santa Luzia, abriu mão de sua fortuna, doando bens aos pobres daquele período da idade média, onde o sistema feudal imperava, jogando milhares de pessoas em condições subumanas de vida.

Sou fã da Santa que perdeu os olhos para não se submeter às regras de seu tempo. Minha mãe era devota. Nos anos 70, descobrimos um estrabismo em minha irmã do meio. Pobres dependentes na época do antigo INPS, minha mãe fez uma promessa à santa, pedindo a cura de minha irmãzinha, então com cinco anos. Com a graça de Deus e com a competência do Dr. Salgado, Ana Paula, mana do coração, curou a visão.

Atuei durante duas décadas na Comunidade de Santa Luzia, que recebeu o nome da santa como padroeira, por sugestão do Padre Olívio Reato em 1975, em virtude do bairro em que foi fundada a comunidade cristã ter a singela nominação de Jardim Vista Alegre.

Na outra ponta do dia, esta o pecado. O pecado capital da Burguesia Brasileira e de seus aliados os militares. Não contentes com o golpe que instituí o regime militar em 1964, arquitetaram e executaram o golpe dentro do golpe. O famigerado AI5- Ato Institucional nº. 05- de 13 de Dezembro de 1968.

O Ato proporcionou o resto de liberdade que ainda existia no País, mesmo com varias medidas autoritárias e com a repressão a todo vapor. Antes do treze de dezembro, ainda era tolerado pelas forças de repressão, as passeatas, assembléias e toda forma de reunião e manifestação contraria ao regime.

O AI de numero cinco, fechou tudo, criou o estado de exceção. O AI5 cassou mandatos parlamentares, fechou o congresso nacional, suspendeu os direitos políticos de quem se atreve-se ser contrario ao sistema, pos fim a eleições diretas em todos os níveis, cassou o hábeas corpus. Alem destes outros atos foram incorporados à vergonha assinada pelo general Presidente Costa e Silva. Medidas que instituíram a Pena de Morte e outras.

Este pecado cometido há 37 anos, sobreviveu até o day after da ditadura que foi ocorrer em 1984. O AI5 foi responsável por mais de 3.000 mortos e desaparecidos, por mais de cinco centenas de pessoas exiladas, banidas do País. Pela cassação de prefeitos, governadores e parlamentares, bem como pela aposentadoria precoce de servidores públicos ou até de seu banimento.

O Golpe dentro do Golpe foi responsável por sessões de tortura, que ou mataram ou deixaram seqüelas em milhares de pessoas.

O pecado cometido no dia 13 é o reverso da medalha de um dia que deveria ser lembrado, por celebrar a vida de uma SANTA, que dedicou todas as suas esperanças em prol dos pobres e excluídos.

Mas a História é feita para ser contada e infelizmente o AI5 será lembrado para que as futuras gerações rechacem mais este crime cometido contra a humanidade.