quinta-feira, janeiro 12, 2006

O PT DE LIMEIRA ESTAVA INFILTRADO?

A esquerda Brasileira, desde seus tempos do Anarco-Sindicalismo, passando pelos Pcs e pelas organizações da luta armada do regime militar, tem Histórias verídicas de infiltrações de agentes do poder de plantão em suas fileiras.

Uma das Histórias mais famosas é a do Cabo Anselmo, agente duplo da ditadura militar que infiltrou-se na organização VPR- Vanguarda Popular Revolucionária-, tendência do Capitão Carlos Lamarca.

Seu nome de batismo é José Anselmo dos Santos, marinheiro de primeira classe obteve este apelido estranhamente pela imprensa brasileira. Durante todo o regime, Cabo Anselmo foi cultuado como um símbolo de resistência e luta pelas esquerdas. Na verdade o agente Kimble (um personagem da serie de TV O fugitivo que mais tarde foi para os cinemas com Harrison Ford no papel do protagonista), codinome ganho pelos agentes da repressão, atuou nas esquerdas como agente duplo, sendo responsável por varias delações que levaram companheiros e companheiras, á prisão, torturas e mortes.

Só nos anos 80 Cabo Anselmo/Kimble, foi desmascarado. Histórias como a do Cabo Anselmo temos inúmeras, das quais poderíamos contar.

Mas a mais recente embora não possa provar, porem as evidencias levam a isto, é a nomeação da Ex Assessora do Vereador Nelson Caldeiras, Elaine Kairalla, para assessora do Prefeito Silvio Félix do PDT.

Sua ida para o time da situação, só pode ter esta explicação. Mudanças de lado são comuns na política brasileira, principalmente na esquerda. Agora a forma como foi feita esta transferência me assustou.

Elaine nunca foi uma militante partidária, que estivesse engajada em movimentos populares e sociais. Sua entrada em nossas vidas, foi para assessorar vereadores. Primeiro o Ex Vereador Mauro Zeuri e no ano de 2005 o Vereador Nelson. Limitava-se então ao trabalho mais de secretária, do que de alguém capacitada a pensar e elaborar política.

Sempre tive preocupação com ela. Seu comportamento sempre me pareceu estranho. Sempre tensa, pouco sabíamos de sua vida, quem era, onde morava, como surgiu entre nós, estas perguntas necessárias para estabelecer-se uma relação de confiança.

Na política é preciso ter mais do que competência profissional (a qual questiono se a mesma possui). A confiança e a convicção ideológica são imprecindiveis.

Acho que o companheiro Nelson errou em ter nomeado alguém que não conhecia com profundidade. Alguém que nunca comungou de seus ideais e que não tinha interesse algum em entender o universo de vida e trabalho do Vereador Nelson. O mesmo foi alertado deste erro, que pode custar caro não só a ele, mas ao PT, pois não se sabe ao certo o quanto de informação esta mulher levou com ela junto aos seus novos patrões.

Ao PT penso que deveria, pedir que a mesma fizesse a sua desfiliação, pois filiou-se como condição para ter o emprego. Caso não o faça acho que o processo de expulsão deva ser preparado.

Não sou mais filiado ao Partido, portanto não me cabe dar tantos palpites. Mas sou de esquerda, e entendo que é preciso repensar nossa política de quadros. Ela não pode resumir-se há critérios que pouco ou nada tem haver com a concepção política do coletivo.

O poder não pode ser encarado como patrimônio do eleito ou de um pequeno grupo. O poder deve ser compartilhado, socializado e solidarizado. Se assim não o for, continuaremos a ter Cabos Anselmos e Elaines.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Moderador,

Gostaria de entrar em contato com voce sobre a possibilidade de divulgar a noticia da campanha de repatriamento do Imyra, Tayra, Ipy - Taiguara aqui no seu blog. Sou filha do Taiguara e gostei de ler o seu post. Por favor entre em contato via imyra @ earthlink.net ou via o site www.taiguara-imyra.com

Obrigada,

Imyra

janeiro 12, 2006 5:31 PM  
Blogger O sonho não acabou said...

Imyra:

È um prazer receber comentários teus em nosso blog. Vou divulgar a campanha para a comercialização da obra, não só aqui, como em outros espaços da rede. Sou fã de Taiguara e é o minimo que posso fazer para o resgate de nossa História recente, bem como deste que foi um dos maiores artistas de nossa música.

Abraços

Janjão

janeiro 13, 2006 8:24 AM  

Postar um comentário

<< Home