sexta-feira, setembro 29, 2006

MEU VOTO PARA DEPUTADO ESTADUAL

Conheço o Ex Vereador Wilson Cerqueira, há mais de 20 anos. Nos conhecemos, primeiro nas Pastorais Populares da Igreja Católica. Lembro de meu primeiro encontro com o magrão. Foi meados de 1994, na comunidade de São João Evangelista, no JD. Novo Horizonte. Organizamos lá um retiro para refletir sobre a realidade de nosso País. O Cerqueira, era um dos palestrantes, para falar sobre o engajamento do Cristão na luta social. Ele e mais 23 metalúrgicos, tinham alguns meses antes, ousado, construir um Oposição á diretoria do Sindicato da Categoria, encastelada na entidade, há mais de 20 anos. Era o novo Sindicalismo, propondo a derrubada de uma pratica sindical, de atrelamento aos patrões e a governos. Wilson um Homem de comunidades, era operário da Maquinas Invicta e foi na Santa Madre Igreja, que despertou para a militância. A Oposição venceu as eleições em Junho ou Julho, não lembro bem a data. Porem ao tomar posse foi violentamente expulsa do Sindicato, por Policiais Militares, que carregavam uma ordem judicial, anulando o ato de posse. Este fato, fez com que o grupo de Oposição e os Trabalhadores Metalúrgicos, amargassem 02 anos de Intervenção em seu Sindicato. Muitos dos membros daquele grupo sofreram perseguições políticas nas fabricas onde trabalhavam custando-lhes, o emprego.

Foi neste contexto, que conheci Wilson Cerqueira, pai de uma de minhas melhores amigas, a Viviane. Fui trabalhar com ele em 1986, quando da vitória definitiva da Oposição no Sindicato. Fiquei três anos, pude constatar, a Honestidade e Fé em um Deus vivo do Cerqueira. As vezes sua fé era tanta que incomodava a nós meninos, pois ele era um dos mais velhos, que estávamos abandonando a Igreja e dedicando-se exclusivamente a luta sindical e mais tarde Partidária. Em 1989, fui embora de Limeira e só voltei em 2002. Porem mesmo longe, pude acompanhar a trajetória do Wilson. Sua personalidade, sempre foi de um homem calmo, centrado e que no coletivo funcionava como um pacificador, um administrador de conflitos. As vezes acho que exagera nesta postura e ao invés de solucionar, coloca panos quentes no conflito. Mas no geral, seu papel contribuí enormemente para manter a unidade interna do Coletivo. Fui por duas oportunidades, coordenador de sua Campanha, em 1992 e 2004, as duas para Prefeito. Cerqueira é muito bom de campanha. Gosta de tudo discutir, exagera um pouco neste quesito. Erra quando quer abraçar o muito e esconder suas fraquezas e medos. Procura ser o protetor de todos e aí as vezes peca.

Violeiro e cantador, dos melhores que já presenciei. Tenho uma parceria com ele, em uma canção que vai disputar um Festival de Música.

Sei de seu compromisso com os pobres, com os excluídos e deserdados. Cerqueira, não perdeu o que muitos militantes e dirigentes já não tem mais: Sensibilidade com os que sofrem. Isto é uma das virtudes que mais admiro no Sindicalista Wilson Cerqueira. Penso que precisa reciclar-se, estudar um pouco os clássicos do Marxismo e da Esquerda. Ter uma visão mais ampla da luta do povo e diminuir seu senso de misericórdia, pois alguns não a merecem. Porem sua fidelidade a luta dos trabalhadores, é invejável.

Demorei para definir meu voto. E o que pesou em minha decisão, foi a História construída juntos e muita coisa em comum. As pendengas, magoas, um dia a gente resolve, não são maiores do que um projeto de construção do Socialismo e da Amizade, vivida com muito sacrifício, mas muitas alegrias.

Tenho a convicção de que Wilson Cerqueira, jamais se curvara as hostes do poder ou se encantará com as sereias.