quinta-feira, setembro 28, 2006

MEU VOTO PARA DEPUTADO FEDERAL


Estava decidido deste o inicio da campanha, votar em Orlando Fantasini do PSOL. Não o conhecia, fui ter o prazer recentemente em uma atividade em Limeira. Meu voto não tinha nada de compromisso Histórico ou Ideológico. Prezo enormemente este fator de trajetória política juntos e no coletivo. Tinha dito em votar no Orlando por me sentir magoado com o tratamento da corrente Fórum Socialista á um militante de velha data que decidiu tomar posições que naquele momento contrariaram os interesses da tendência. Senti uma certa exclusão, que não escondi e não escondo de ninguém. Já não era e não sou convidado para mais nada. Parece que é preciso ser amigo do Rei ou com ele concordar para ter participação na vida Política. Sou de esquerda e independente de estar no PT ou não, minha referencia de militância e caminhada, ainda é com aqueles companheiros. Não fiz campanha para o Orlando e para ninguém de forma orgânica. Mas por tabela e por consciência ajudei na Campanha do Renato Simões e do Wilson Cerqueira.

Vou votar no Renato para Deputado Federal. Por varias razões. Pessoalmente, acho o Renato, um militante comprometido com as causas do povo pobre, incansável na defesa dos Direitos Humanos. Sua aparente antipatia, nunca me incomodou. Seu comportamento centralizador sim. Porem o gordo, como o chamamos, carinhosamente, é uma das maiores inteligências, que já pude conhecer. Sua capacidade de raciocínio, é rápida, ágil e eficiência. Renato foi e é responsável por manter na luta pelo Socialismo e de ter na organização popular o caminho para isto, centenas de militantes, espalhados por vários segmentos e movimentos. Durante os doze anos na Assembléia Legislativa, nunca houve uma denuncia sequer que macula-se ou mancha-se seu currículo e História. Sempre avesso a negociatas e esquemas tão “normais” e “naturais”, no interior do PT nos dias de hoje. Sua combatividade frente á descaracterização Partidária dos últimos 15 anos, foi fundamental para a reflexão do Partido que queremos construir. Para a cidade de Limeira e seus movimentos sociais, Renato Simões nunca desamparou quando aqui chamado ou mesmo sem ter sido. Intermediou greves, ocupações, denunciou torturas á crianças e á adolescentes. Defendeu propostas como a Implantação do Núcleo de Atendimento Integrado e outras.

O Congresso Nacional, precisa de uma voz de esquerda, com ligação estreita com movimentos populares. A câmara federal, precisa de uma voz, que denuncie o balcão de negócios que é aquela casa e que levante a bandeira da ética. O PT precisa do mandato a Deputado Federal de Renato Simões, para combater e limpar os mensaleiros, depositários de dólares na cueca, trapalhões e malandros, que tomaram de assalto o maior Partido da América Latina.

Meu voto, é por um projeto de construção do Socialismo. Neste momento me identifico com Renato Simões, pois entendo pela História construída juntos que ele cumpre este papel.