quarta-feira, outubro 25, 2006

DECLARAÇÃO DE APOIO A LULA


D. Pedro Casaldáliga: A candidatura de Lula constitui um espaço popular, ambíguo, é verdade, com muitas falhas no primeiro mandato, mas é um espaço popular. A candidatura de Alckmin é um espaço abertamente neoliberal, a serviço das elites. O modo como estão atuando os grandes meios de comunicação revela muito bem onde estão os interesses do tucano, e a serviço de quem ele está. A política precisa ser realista. O que está em jogo não é o "tudo ou nada", mas sim o tudo possível.

Frei Betto: O governo Lula reforçou a soberania do Brasil. Repudiou a Alca proposta pelo governo Bush; condenou a invasão do Iraque; visitou a cada ano países da África; abriu as portas de nossas universidades a negros e indígenas; estendeu energia elétrica aos mais distantes rincões; manteve a inflação sob controle; impediu a alta do dólar; reduziu os preços dos gêneros de primeira necessidade; ampliou o poder aquisitivo dos mais pobres, através do aumento do salário mínimo.Lula ainda nos deve muito do que prometeu ao longo de suas campanhas presidenciais, como a reforma agrária. Porém, o Brasil e a América Latina serão melhores com ele do que sem ele. Se você está convencido disso, trate de convencer também outros eleitores.
Emir Sader: FHC nunca mais, nunca mais ricos governando em nome dos ricos, com falsas promessas para os pobres. Nunca mais um governo vassalo dos EUA. Nunca mais um governo que criminaliza os movimento sociais. Nunca mais um governo que desmantela o patrimônio público pela privatização de empresas estatais. Nunca mais um governo que dissemina a educação privada em detrimento da educação pública, que promove a mercantilização da cultura. Nunca mais FHC. Nunca mais tucanos-pefelistas. Nunca mais governos que concentram ainda mais a renda no Brasil, que vendem a Amazônia para ser vigiada pelas raposas do Império.
Dom Mauro Morelli: Espero que o Presidente Lula receba mais um mandato e que possa superar as contradições que caracterizam o Estado Brasileiro e afetam seu governo. Não se trata apenas de combater a corrupção, mas cultivar uma proposta ética de desenvolvimento. Impossível servir a dois senhores, o Mercado e o Povo. Voto por uma economia com mercado, justa e solidária. Reine a Ética, governe a Política e submeta-se o Mercado. (...) Presidente Lula, cultivando a sabedoria, a coragem, a ousadia e a humildade, com a graça de Deus e a participação do povo, poderá fazer um grande governo.
Intelectuais: Reconhecemos que o governo Lula fez de menos em áreas vitais, como a reforma política e a reforma tributária. Há motivos para estas falhas, sendo o principal a falta de apoio parlamentar, a partir dos escândalos, que eclodiram na área do PT e do governo. Achamos que os escândalos são graves e o fato de refletirem a cultura política dominante não é uma escusa aceitável. O governo de Fernando Henrique Cardoso foi autor de escândalos piores e mais numerosos, mas conseguiu engavetar numerosos pedidos de CPI e teve muito mais beneplácito da mídia. A indignação de parte da opinião publica contra Lula, seu governo e seu partido é compreensível: ela se deve à atuação rigorosa e severa do PT enquanto oposição aos governos anteriores. Com estes antecedentes, a prática de ações delituosas por alguns dirigentes do PT foi e é chocante, inclusive para nós, que somos membros ou simpatizantes do partido.
Movimentos Sociais: Excelentíssimo Senhor Presidente Luiz Inácio Lula da Silva :
Os movimentos sociais de todo o país saem às ruas em defesa de seu segundo mandato na expectativa do avanço das lutas pelo fortalecimento de um Projeto Popular para o Brasil, que só será possível com a participação efetiva do povo e suas organizações sociais. Estamos cientes do perigo que representa para o povo brasileiro o outro projeto, direitista e neoliberal, do candidato Alckmin. A intolerância, a insensibilidade social e a criminalização dos movimentos, certamente estão no pacote do “choque de gestão” dito pelo candidato das elites. Assim, reafirmamos nosso compromisso e disposição pela intensificação das lutas populares e democráticas no país e apresentamos, ao mesmo tempo, nosso manifesto por um Brasil justo e independente, conduzido pelo povo e dirigido por Lula presidente!