sexta-feira, outubro 27, 2006

UM POEMA



O Padre Ernesto Cardenal, foi um dos principais responsáveis pela Revolução Sandinista na Nicarágua em 1979. Revolução que derrubou uma ditadura de Anastásio Somosa e família, que durava mais de 40 anos. Regime sangrento, entreguista (Nicarágua, igualmente como toda a América Central e Caribe, serviam como quintal para os negócios escusos e ilegais dos Estados Unidos) e explorador. A participação de Ernesto e de toda a Igreja Católica no Movimento de Libertação do País, foi fundamental, para que a vitória fosse atingida. Preso por varias vezes, o Padre Cardenal, utilizou-se de sua poesia, para denunciar as mazelas do Imperialismo, conscientizar o povo, pela luta para uma nação independente e livre. O poema abaixo, na verdade é um Salmo, escrito como os do Antigo Testamento. Os Salmos, são cânticos e orações, de suplica, louvor, contestação, a Deus, feita por profetas e crentes. Ernesto Cardenal, é um destes profetas, contemporâneos. Encontrei esta obra prima, no livro “Cartas da Prisão”, de Frei Betto, escrito no período em que foi preso político do regime militar.

Salmo 15: NÃO HÁ ALEGRIA PARA MIM FORA DE TI !

Eu lhe disse:
Não há alegria para mim fora de Ti!

Eu não rendo culto ás estrelas de cinema
Nem aos lideres políticos
E não adoro ditadores.

Não assinamos os seus jornais
Nem estamos inscritos em seus partidos
Nem falamos com slogans
Nem seguimos suas determinações.

Não escutamos seus programas
Nem cremos em seus anúncios.

Não nos vestimos com suas modas
Nem compramos seus produtos.

Não somos sócios de seus clubes
Nem comemos em seus restaurantes.

Eu não invejo o cardápio de seus banquetes
Não limparei eu suas sangrentas libações.

O Senhor é minha parcela de terra na
TERRA PROMETIDA.
Coube-me por sorte bela terra
Na divisão agrária da Terra Prometida.

OBS: Este poema foi escrito antes da Revolução Sandinista.