quinta-feira, maio 17, 2007

CRÔNICA DA CIDADE


LIMEIRA TRÊS

Minha cidade tem seres humanos de todas as raças, cores e vindas de todos os lugares do Planeta. No século XIX, aqui fundaram e fincaram nestas terras, índios, negros, Italianos e Alemães. Já no limiar do século passado, a imigração, pendeu no pós guerra para Japoneses e mais tarde, já nos anos 60 e 70 outros orientais aportaram por estas bandas e ficaram.

A migração interna, motivada pela industrialização, êxodo rural, em função da ausência de investimentos, bem como grilagens de terras, teve seu começo nos anos 60 do século XX. Mineiros foram os primeiros. Depois já na era setentista, Paranaenses ocuparam nossas periferias, juntando-se aos de Minas e de outros Estados da Federação. Aliás o Parque Hipólito é a região de maior contingente de nascidos no Paraná e o JD Nova Suíça e adjacências, são amantes do queijo e do Leite, os Bairros mais Mineiros de Limeira.

Nosso parque industrial, teve como sua primeira mão de obra, estes migrantes, boa parte sem um oficio e sem qualificação educacional. As fabricas foram ocupadas durante três décadas, por diversas experiências culturais e de vida. Militei durante vários anos com um Pernambucano no Movimento Sindical: Tião Ouricurí. Pude conhecer muita coisa do nordeste Brasileiro na convivência com o Ouricurí, que tinha este apelido, em função de sua cidade natal.

Mas as Elites, são brancas e insistem em segregar e destruir a riqueza cultural de nosso povo. Há estudos publicados em livros, mídia eletrônica, sobre personagens que fizeram História em Limeira. Do que tenho conhecimento, não há um Paranaense, Mineiro, pobre e negro.

Aqui a segregação só para nas eleições.