quinta-feira, dezembro 27, 2007

QUE VENHA O DEBATE

Desde que o conheci no final dos anos 70, Osmar Lopes sempre foi um companheiro polemico, mas com firmeza e rico em suas posições. Na época éramos jovens e militávamos nas Pastorais Populares da Igreja Católica, em tempos de Teologia da Libertação e da descoberta da política partidária, como caminho de busca de uma sociedade mais justa. Osmar foi o primeiro de nossa geração a se filiar no PT e se não me engano a fazer parte da primeira direção. Fez parte da primeira Oposição aos Pelegos do Sindicato dos Metalúrgicos em 1981. Oposição que foi denunciada, por filiados do próprio Partido, sequer conseguiu o registro da chapa.

De la pra cá, ocupou vários cargos, na CUT, no PT e foi candidato a vice Prefeito em Limeira no ano 2000. Dono de uma oratória forte e as vezes até agressiva, encantava com seus discursos os trabalhadores nas portas de fabrica. Nunca foi bom, com a organização de base, mas é um dos melhores que conheço, na articulação interna. Ficou muitos anos fora da cidade e talvez careça de informações, de como as coisas funcionam por aqui. Mas em termos de compreender que o Partido deva estar sempre em movimento e que é ele o principal fomentador de política, para a sociedade, é um expert. Entre nós é ele que melhor entende esta dinâmica. Porem tem uma veia centralizadora, peca no método. Muitas vezes não consulta as instancias para tomada de posições e isto gera crises, mesmo quando esta correto em suas ações. Mas tem sacação, enxerga longe.

Osmar Lopes foi eleito Presidente do PT de Limeira, há menos de um mês, durante o Processo de Eleições Diretas do Partido, teve quase 80% dos votos. Elegeu-se em uma composição inédita, onde a esquerda representada na cidade pelo Fórum Socialista, teve a companhia de um racha da Articulação. Osmar foi o principal articulador desta aliança. Já de cara, inovando no Partido, pois uma composição desta nunca foi possível de ocorrer, ora pelas fortes tensões da luta interna, ora pelo sectarismo exarcebado de ambas as partes.

Eleito, Osmar honra a tradição de ser polemico e de gerar discussões acerca de suas posições. Na semana passada em um entrevista concedida a Jornalista Andréa Crot do Jornal A Gazeta de Limeira, o Presidente do PT, fez varias afirmações, que com certeza, desagradaram alguns dirigentes partidários e agradaram outros, bem como lideranças fora do Partido.

Duas destas afirmações: A necessidade do PT de se relacionar com os movimentos sociais, sendo o fomentador de políticas e não ao contrario e a necessidade do Partido em ampliar seu arco de alianças, foram o estopim para gerar o debate.

Embora a Jornalista na Manchete, destacou que o Presidente do PT, defenderia o afastamento do Partido do Sindicato dos Metalúrgicos, o conteúdo da matéria é correta e concordo plenamente. Não acredito que Osmar tenha, dito que os Metalúrgicos atrapalham e por isto o PT deva se afastar. A Jornalista talvez não tenha entendido bem.

Porem o que importa, é o fato de que o papel de um Partido de esquerda, que se propõe dirigir a classe trabalhadora e os pobres rumo a transformações sociais, não é ficar refém de uma instituição da sociedade civil ou movimento e muito menos fechar suas portas para a sociedade como um todo.

Os movimentos sociais são extremamente importantes para a busca de qualidade de vida, mas são limitados para pensar um projeto estratégico de uma nova sociedade. Esta limitação se da pelo fato, de que os MS, trabalham em uma faixa corporativa de publico e são estes interesses corporativos que norteiam suas ações. Já o Partido não fala para uma categoria ou segmento. Tem por obrigação de dialogar com todos os setores da sociedade e apresentar um projeto global de sociedade e não um fragmento.

Aos Movimentos Sociais, cabe o aprofundamento da luta de classes e a busca de condições melhores de vida. Ao Partido cabe a tarefa de elaborar e conduzir os MS, para a construção de desta nova sociedade.

Assim o companheiro Osmar Lopes, inicia seu mandato á meu ver, no caminho certo. Precisa superar erros em relação ao método de discussão, ter preocupação com a organização de base.

Mas no frigir dos ovos, que vem a boa polemica e com ela o debate aberto, franco e saudável.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

dezembro 30, 2007 2:01 AM  

Postar um comentário

<< Home