domingo, setembro 25, 2005

MINHAS PREFERIDAS-PARE O CASAMENTO


Eu devia ter uns 5 ou 6 anos, quando aos domingos meus pais iam almoçar em casa de minha avó materna na Vila Esteves. Minha Avó era uma das poucas de sua rua (Rio de Janeiro, uma das que ao fundo se depara com os muros da antiga companhia Prada, hoje prédio da Prefeitura Municipal), a possuir televisão ainda preto e branco.
Esta facilidade, fazia com que quase todos os vizinhos, viessem a sua casa assistir os principais programas televisivos da época. Um destes ilustres programas era “A Jovem Guarda”. Programa comandado por Roberto e Erasmo Carlos e veiculado nas tardes de domingo. O estilo o ie-ie próximo do rock feito pelos Americanos na época e pelos Beatlhes.
Era muito pequeno, mas as canções ingênuas (hoje tenho esta impressão), sobre carrões coloridos e garotas e garotos embalando paixões, marcaram minha infância.
Mas a primeira música que cantarolei sobre a Jovem Guarda foi Pare o Casamento. Cantada por uma loiraça linda, com uma voz nem tanta, a canção uma versão da Americana Stop the Wedding de Resnick – Young, com letra em português por Luiz Keller, foi um dos maiores sucessos de Wanderléia, a Ternurinha da Jovem Guarda, que passou a comandar com Roberto e Erasmo o programa homônimo.
Divertida e com temática dos namoricos e paqueras típicas dos anos 60, Pare o Casamento teve sua primeira gravação no LP de Wandeca , o quarto solo da carreira, A ternura de Wanderléia pela gravadora CBS em 1966. O Kid Abelha em uma das regravações que mais gosto, gravou o clássico no disco Coleções de 2000, que aliais, além desta pérola, tem clássicos de Tim Maia, Jorge Bem Jor, Paulo Diniz, Mutantes, Rita Lee e outros. Imperdível. Antes que me esqueça, Wanderléia foi responsável por meu primeiro Tesão. Claro alguns anos depois.