segunda-feira, janeiro 16, 2006

O BOM FILHO A CASA TORNA

Estava quente pra boné, como diria um amigo. Transpirava pelas ventas como dizia outro. Achei a igreja maior que da última vez que lá estive. Acho que uns cinco ou seis anos atrás. Maior e terminada.

Aconchegante, embora palpito que necessita resolver o problema de ventilação, os ventiladores espalhados pelo salão, não conseguem dar conta da quentura provocada pelo clima. Estava para ir, já fazia uns 10 dias, mas problemas outros impediram meu encontro com responsável por minha formação política ideológica.

Padre Luís Carlos do Nascimento, é o pároco da Igreja de Santa Isabel, em Limeira. Comunidade de periferia, foi fundada por ele mesmo a exatos 26 anos. Luís Carlos exímio tocador de violão, conhece tudo de Almir Sater e Renato Teixeira, teve formação franciscana e aulas de teologia com o então Frei Leonardo Boff.

Recentemente tornou-se integrante da ordem dos capuchinhos, quando trabalhou no estado de Goiás. Luis foi um dos incentivadores e fundadores do PT de Limeira em 1980. De esquerda e da Teologia da Libertação, Luis Carlos foi responsável pelas posições ideológicas da maioria dos militantes de minha geração.

Ele em minha opinião tinha um problema: era muito impaciente. Ontem constatei que superou este problema. Durante a celebração Eucarística, pude me deparar com um ser humano paciente e carinhoso com seu povo.

Pude observar um Homem preocupado em recuperar o espírito solidário e participativo de sua comunidade, onde para que o individuo seja feliz é preciso que o outro o seja primeiro. Estas são suas palavras, em uma Homilia/Sermão, que me fizeram voltar aos anos 80.

Vi um sacerdote feliz com sua vocação, de ensinar os pobres a terem fé de que com união e organização é possível ter uma vida mais feliz.

Foi assim que formei minha consciência critica e política. Estou torcendo pelo sucesso do Padre Luís Carlos. Vejo que não teremos só sacerdotes ou pastores servindo ao poder de plantão e contribuindo para a desinformação e alienação de nosso povo.

Fui a missa não só para dar um abraço em meu amigo, mas para confirmar sua convicção no Deus da vida e do Amor. Seja bem vindo amigão.