sexta-feira, agosto 25, 2006

MINHA MÙSICA PREFERIDA- ORAÇÃO DE UM JOVEM TRISTE


Esta canção de 1972, foi mais uma em que aprendi com o Tio Joaquim. Este meu Tio é o que toca violão, tinha vários cadernos de cifras musicais e esta ela uma delas. Neste momento dos anos 70, havia na Igreja Católica, dois movimentos para atrair a Juventude, dividida entre ir para luta armada contra a ditadura militar, as comunidades Hippies e a alienação.

O primeiro introspectivo, apolítico, a margem do que estava acontecendo no Brasil e no Mundo, caracterizava-se por salvar almas perdidas nas drogas e na perdição das baladas, com orações e bênçãos. È o que convencionou-se a chamar de Movimento Carismático, que hoje voltou incluindo no nome Renovação. Para este movimento a Libertação, se daria através da Religião e das orações. Não havia estimulo para discussões sociais e reflexões sobre quem era culpado pela miséria, pela fome. O outro movimento, era o do Concilio Vaticano Segundo, que defendia uma Revolução na Igreja Católica. È a opção pelos pobres que começa a crescer através das Comunidades Eclesiais de Base e as Pastorais Populares, que a partir da fé e a espiritualidade, discutindo e avaliavam os porquês de uns ter muito e muitos ter pouco.

Oração de um Jovem Triste, faz parte do arsenal musical, do primeiro Movimento, que tentava atrair os jovens com musica, teatro e dança. È desta época um guru espiritual de nome Neimar de Barros, que manteve por muito tempo um programa de Televisão e radio, alem de ter editado vários livros de mensagens e orações Carismática. Neimar caiu no ostracismo, quando anos mais tarde foi denunciado, mas nunca provado seu envolvimento com drogas, situação que era peça chave de suas pregações.

Oração é composição de Alberto Luís, membro do movimento, mas que foi consagrada na interpretação de um dos maiores cantores do Brasil, em minha opinião Antonio Marcos. Recém casado com a cantora Vanusa, Antonio se converte ao Catolicismo, depois de passar experiências com drogas. Inicia sua relação com o Movimento Carismático, onde alem de Shows e participações em atividades religiosas, grava canções que vão ser hinos,religiosos, embora comercializados no mercado.

Oração de um Jovem Triste é do disco SEMPRE e inaugura uma nova fase do cantor, que teve inicio na Jovem Guarda, já em seu final, e enveredou pela música Romântica.

A canção é cantarolada nas igrejas até os dias de hoje, embora “O Homem de Nazaré”, outra do período e com a interpretação de Antonio, fez maior sucesso. Sabia a letra de um jovem triste, que procura Jesus Cristo, pede perdão e procura se identificar com o crucificado. Linha adotada para atrair fiéis.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Na verdade, Neimar de Barros saiu de cena em 1986, depois de dar uma entrevista à revista Veja, contando que sua conversão tinha sido uma farsa e que, na verdade, ele havia sido contratado por uma organização maçônica internacional para se infiltrar na Igreja Católica para repassar informações sobre a conduta do clero. Hoje, Neimar trabalha como produtor de TV e freqüenta uma igreja evangélilca.
Em relação ao contexto religioso cietado nesse post, na verdade não tinha nada a ver com o movimento carismático. O que havia era o chamado "Cursilhos da Cristandade", um movimento que começou na Europa e se popularizou no Brasil na década de 70. Muitas pessoas do meio artístico - Neimar de Barros, Jean Carlo (cantor cego do período da Jovem Guarda), Jô Soares, Ântônio Marcos), freqüentaram esses encontros. O movimento carismático, embora tenha chegado ao Brasil no final da década de 60, era muito restrito.

novembro 15, 2006 11:31 AM  

Postar um comentário

<< Home