sexta-feira, setembro 08, 2006

MINHA MÙSICA PREFERIDA-EU SÓ QUERO UM XODÒ


Mais uma de minha infância e juventude. Sucesso absoluto, este forróck, embalou, casais de namorados, serenatas, e cantorias nas beiradas de calçadas. Fiz muitas, com os grupos de jovens da Igreja Católica e mais tarde em dueto com o atual Presidente do PT Limeira Wilson Cerqueira. Eu só quero um Xodó, fez Dominguinhos e Anastácia, aparecerem no cenário da MPB. Até então forrazeiros e tocadores de Baião, só se conhecia um Luiz Gonzaga, o Rei. Dominguinhos, que intitula-se afilhado de Gonzagão, introduziu na musica popular, o Baião mais sofisticado, que as classes médias do sul e sudeste puderam assimilar.

Gilberto Gil, é quem com uma visão futurista e tropicalista, grava esta canção de amor, de ternura, de chamego mesmo, com um arranjo pop rock forró e faz o Brasil inteiro tomar gosto, pelo sanfoneiro Pernambucano, que depois desta estréia na voz do bom Baiano, teve varias canções suas gravadas por grandes estrelas da MPB: De volta pro aconchego (Elba Ramalho), Quem me levará sou eu (Fagner), Abri a porta (A Cor do Som), Tenho sede e Lamento Sertanejo(Gilberto Gil).

Dominguinhos, influenciou outros sanfoneiros, entre eles Oswaldinho do Acordeom,Renato Borghetti, Sivuca, alem é claro de das bandas do forró universitário. Xodó foi lançado pela primeira vez em 1973, no disco ao vivo de Gilberto Gil “Cidade do Salvador”. Mas já teve regravações memoráveis, como de Paula Toller em seu único disco solo de 1997, e o próprio Gil em dueto com Rita Lee, no disco dos dois Refestança de 1978.

Todo som de Barzinho, toca Eu só Quero um Xodó, clássico da musica brasileira e uma de minhas preferidas.