segunda-feira, outubro 02, 2006

A VITÒRIA DA EXTREMA DIREITA


A direita ganhou as eleições no Brasil, no dia de ontem. Não só a direita tradicional Capitalista e comprovadamente aliada ao Imperialismo. Falo também da direita do PT, daqueles que para manterem no poder e dele desfrutar, tudo fazem, desde pagamentos mensais a parlamentares fisiológicos, passando por carregar dólares na cueca com destino incerto, até trapalhadas como a compra de um dossiê. O eleitor escolheu o caminho do atraso, do retrocesso e do conservadorismo. A imprensa fala que o Congresso passa por uma renovação, pequena mas significativa. Que renovação é esta? Que elege, Maluf “ O rouba mas faz”, Clodovil “Um cidadão que não tem Histórico de contribuição efetiva a nação” e a mais esfuziante das eleições, a de Fernando Collor “o príncipe da República das Alagoas e do Jardim da Dinda”.

Renovação que recoloca no Congresso os envolvidos nos escândalos do Mensalão, Sanguessugas e outras mazelas deste pobre governo Lula. Figuras estranhas como Waldemar da Costa Neto, José Roberto de Arruda eleito governador do Distrito Federal, e os “Petistas”, José Mentor, Genuíno, Pallocci e João Paulo Cunha. Triste esta renovação, que vai contar com velhos caciques da política, afeitos a negociatas e armações, como José Sarney e Jader Barbalho. Se durante os escândalos, provou-se a afirmação de Lula, há alguns anos atrás de que o Parlamento Brasileiro estava repleto de picaretas, esta eleição demonstra que a picaretagem vai aumentar.

A incompetência Petista e sua ânsia de poder, foram responsáveis pela realização do segundo turno, com um Geraldo Alckmin, que há duas semanas atrás estava sendo abandonado por seus Partidários. E hoje surgi como a alternativa para vencer Lula. O homem militante da OPUS DEI, responsável pela violência urbana em São Paulo, pela destruição da Educação, pelas FEBENS e pela construção de Presídios e Pedágios, tem a ousadia de invadir nossos lares e dizer, que agora no segundo turno vai mostrar para o País, que Lula e o PT são corruptos e que com ele haverá desenvolvimento. Quase 41% dos Brasileiros, votaram neste sujeito, não porque acreditam em suas mirabolantes conversas, mas porque o PT, degenerou-se, sua cúpula perdeu o senso de ética, levou-se pelo pragmatismo eleitoral e político, permitindo que figuras obscuras e inexpressivas, tomam-se de assalto o Partido, falando em seu nome e negociando em seu nome.

O Brasil escolheu o caminho velho, não porque não o conhece, ou porque o compreende. Escolheu o conservadorismo e as posições de direita extremistas, porque o PT não soube ao menos trabalhar a consciência política de nosso povo. Que este governo não faria mudanças profundas na sociedade Brasileira, eu já sabia e já o dizia em minhas palestras e cursos de Formação. Lembro-me em especial, do 1º Curso de Férias para a Juventude do PT, onde o tema era todos os ISMOS políticos: Socialismo, Anarquismo, Capitalismo e Petismo. Dizia com todas as letras, que esperava duas coisas deste governo: que ele dialoga-se e fortalece-se as lutas dos movimentos sociais. E em segundo lugar pude-se fazer avançar a consciência no mínimo cidadã e de participação política do povo. Lula e o PT não fizeram nada disso. Fecharam-se e distaciaram-se dos Movimentos Sociais, centralizaram ações, inclusive a revelia do Partido. O assistencialismo e o Populismo tomaram conta das iniciativas governamentais e partidárias. O bolso família, passou a ser mais importante que reformas estruturais como a Reforma Agrária.

Que a direita após o soco no estomago que tomaram, com a eleição de Lula em 2002, se rearticularia e tentaria a qualquer custo, estar no poder novamente, não era novidade para ninguém. Agora permitir que parte desta gente que como carcará, sempre mordeu o pescoço dos pobres, foi um dos maiores desvios ideológicos cometidos por este governo. Trazer os PLS e PTBs da vida, demonstraram que o PT não precisa brigar com o PSDB e o PFL, tinha inimigos em sua própria base aliada.

Tenho medo da vitória Tucana. Medo de que este País, retorne a uma situação de Barbárie que não tenha mais saída ou solução. Medo que a Democracia custada, com a morte, a humilhação de milhares de companheiros e companheiras, esteja ameaçada por uma direita raivosa, vingativa e imperialista.

Por isto vou votar em Lula no segundo turno e vou fazer campanha.