quarta-feira, agosto 01, 2007

INTERPRETAÇÕES GRAMATICAIS- II


Mais dois Verbetes, de expressões que entendo corretas. Não se trata de censura, mas de orientação, para não incorrer em constrangimentos a outrem ou pratica de preconceito:

1- INVASÃO DE TERRA: Um conceito político de esquerda á qual concordo, que é o de substituir invasão por OCUPAÇÃO. Os argumentos, são os de que em um sistema capitalista, o qual estimula, grilagem de terras e especulação imobiliária, a terra perde sua principal função, a de produzir alimentos e utensílios para a sobrevivência do ser humano. No Brasil a concentração de terras é enorme, ocasionando êxodo para as cidades, que incham e assim promovem fome, desemprego e miséria. A terra de acordo com os princípios Cristãos, é Deus, que designou aos Seres Humanos, sua utilização. Portanto o MST e outras organizações, sustentam que os movimentos por terra, são atividades de ocupação, daquilo que é do homem e da mulher e principalmente, para aqueles que nela querem trabalhar e dela tirar seu sustento. Na visão Marxista, o que é produzido pela força de trabalho, deveria ser dos trabalhadores e não extraído pelos patrões e grileiros de terra. Portanto o termo ocupar, é tão somente, retomar o que já é do povo pobre e trabalhador.

2- O TERMO HOMEM: Até pouco tempo, a humanidade, referia-se a ela mesma, como os Homens ou o Homem destroem a natureza. A expressão homem, vem do sexo masculino, não contempla o feminino. Tal situação perdurou, por séculos, por conta de uma visão machista, preconceituosa e de detenção do poder. Poder dominado culturalmente por Homens. Livros famosos, como a Bíblia, ao referir-se a humanidade, utiliza a palavra Homem ou no plural. Recentemente, o novo código civil Brasileiro, alterou esta postura gramatical, para Seres Humanos ou a palavra no singular. Tal expressão é de maior abrangência e descarta preconceitos e injustiças. A própria ONU, precisa no texto da declaração Universal, aplicar esta expressão: SERES HUMANOS.