quinta-feira, janeiro 17, 2008

EU MINHA HISTÓRIA ELEITORAL-XXXV


A corrente de esquerda do PT, Fórum do Interior, da qual a maioria do Partido local fazia parte, definiu sua estratégia eleitoral para aquele processo eleitoral de 1994. O FI priorizaria uma candidatura para a Assembléia Legislativa, e lançaria candidatos a câmara federal, para alavancar a prioridade eleitoral. Definiu-se na tática, aliança com candidatos de outras correntes de esquerda ou de campos considerados éticos, como o do então Deputado Federal Hélio Bicudo. O assessor sindical e filosofo Renato Simões, foi a escolha, para a candidatura a Deputado Estadual, prioritária. Um dos nomes escolhidos para Deputado Federal foi o de Wilson Cerqueira, sindicalista Metalúrgico e candidato a Prefeito, em 1992, pelo PT em Limeira.

Disse escolha, pois foram realizados debates e uma prévia definiu as candidaturas. Infelizmente o processo esteve cheio de equívocos e pecados. A Ética tão propalada internamente, não foi muito respeitada. Algumas puxadas de tapete, e pequenas intrigas, prejudicaram um pouco, o que deveria ser a celebração da Democracia Interna, reinvidicada a exaustão pelo FI e pelas esquerdas no interior do PT. A explicação para isto, eram os sinais de sintomas, hoje claros e institucionalizados no campo da esquerda. A burocratização e o eleitorismo, bem como a necessidade de obter aparelhos a todo custo, já estava impregnado nas mentes de algumas lideranças e de alguns militantes.

Mas apesar disto, a campanha eleitoral foi estruturada para eleger Renato Deputado e os demais tinham a tarefa de escada para esta pretensão. Havia uma necessidade, deste campo organizado no FI, ter uma representatividade no Parlamento Brasileiro, ser uma voz para os movimentos de defesa dos trabalhadores, dos direitos humanos, bem como fortalecer a corrente internamente no Partido. O sonho de ser uma tendência Nacional passava pelo fato desta estratégia, obter sucesso.

Em Limeira, a escolha de Wilson Cerqueira, para disputar uma vaga, tinha objetivos muito claros. Cerqueira, nas eleições municipais, se apresentou para cidade, como uma alternativa, de poder. Continuar este projeto pressupunha debater com a sociedade idéias e proposituras, desta nova forma de se fazer política. O FI, no município, apostava na construção do nome de Cerqueira, como uma liderança, que se aponta um programa popular e democrático. Para a direção do Fórum, não havia nenhuma ilusão, de eleição e sim de marcar posição. Não via naquele momento uma intenção mais objetiva de ampliar alianças e contatos. A campanha ainda foi muito limitada, com um discurso de porta de fábrica e atraiu poucos outros setores que não fosse do arco de influencias da esquerda na cidade.

Por outro lado, a luta interna, produzia acirramentos desnecessários e que pouco contribuía com a unidade e no avanço do Programa Petista. A Articulação, na época já intitulada Unidade na Luta, lança o advogado Trabalhista George Nacaguma como candidato a câmara federal. Um lance claro de disputa de votos dos Petistas e simpatizantes.

O FI, ainda carecia de um maior amadurecimento. As resistências de alguns setores organizados em dialogar com o PT e em especial, com a esquerda Petista, chegavam ao cumulo do preconceito de classe. Cerqueira era um Torneiro Mecânico, com escolaridade mínima, e isto era naquele tempo motivo para estas resistências. Mas o Fórum por sua vez, se encastelava no principismo exagerado, criando dificuldades até para combater a exclusão.

Mas apesar disto tudo, as eleições terminaram bem para o FI. Renato Simões foi eleito para Deputado Estadual e Wilson Cerqueira, bem votado, iniciava uma trajetória importante e lhe daria um referencia eleitoral fantástico.

A direita, elegia seus candidatos na cidade. Jurandir Paixão então Prefeito do Município, emplacava a Presidente da Câmara de Vereadores, Elza Tank para Deputada Estadual e seu filho o Jurinha para a câmara federal. Era o segundo mandato Parlamentar de Jurinha e o primeiro no Congresso.

Alias Jurinha, tanto no primeiro, como no segundo mandato desapareceu da cidade, foi envolvido em escândalos de corrupção (até hoje não pode, é dado como foragido pela justiça) e teve fama de Playboy.

Mas isto comento em outro capitulo.