sexta-feira, janeiro 04, 2008

FRACASSO

Há vários tipos de políticos. Há aquele que dedica suas ações na defesa dos interesses do povo, é ético, mas o faz sem o povo. Temos um outro estilo, que faz e tem todas as posturas do primeiro exemplo, com uma diferença caminha lado a lado com o povo. Alem destes temos um tipo clássico Brasileiro e que insiste em persistir em nossa política. É o do agente publico, que promete o céu, as estrelas e até um lugarzinho de destaque ao lado do todo poderoso e não cumpre nada ou quase nada, do que proferiu em palanque. À ia me esquecendo do total corrupto. Mas não vou falar deste neste post. Atentarei ao penúltimo exemplo, para analisar os três anos de governo Silvio Feliz em Limeira.

Durante a campanha de 2004, o então administrador de empresas, falou para toda a cidade, que resolveria todos os problemas crônicos do município. Problemas estes que perduravam (e perduram) a décadas. Vamos analisar se cumpriu ou não suas promessas:

Industrialização: Silvio prometeu que traria a industrialização para a cidade. Cometia já no processo eleitoral seu primeiro erro. A cidade já era industrializada. Nossa economia gira em torno, da industria de folheados, metalúrgica, da construção civil e por aí vai. Iniciou o mandato prometendo, construir distritos industriais que atrairiam grandes empresas para cá. Segundo erro. Industrias não é sinônimo de desenvolvimento, pelo menos não é o único. Alem do mais, distritos industriais, podem virar sem um mínimo de planejamento estratégico, verdadeiros elefantes brancos. Só a especulação imobiliária ganha com isto. A pendenga com o MST, só coloca a nu, a incapacidade deste governo em elaborar um plano de desenvolvimento, que possa gerar emprego e renda.

Transportes Coletivos: O alcaide municipal faz questão de afirmar que deste assunto ele entende, pois foi na gestão dele como secretario municipal de transportes que aconteceu a primeira e única licitação do sistema. Tem demonstrado que não entende patavinas. Apesar de ter um inicio bom, anulando um sistema de integração torto e que beneficiava mais uma vez as concessionárias, o restante de sua atuação no setor não passou de pífia e desastrosa. Demorou para iniciar o processo licitatório, que não ocorre no sistema todo há mais de 30 anos e mesmo assim já adiou e cancelou por duas vezes. Foi incapaz de evitar as sucessivas greves dos trabalhadores e seu tratamento a mesma foi de repressão ao movimento e suas reivindicações legitimas. O sistema é um lixo e caro ao bolso do usuário e aos cofres públicos.

Rodoviária, malha viária: Outro engodo eleitoral. As obras para um novo sistema viário, são insuficientes e sem um mínimo de planejamento, capaz de interligar, centro, bairro, rodovias. O transito na cidade é caótico e provocador de graves acidentes. A megalomania, de duplicar o anel viário, como a única salvação da lavoura, mostra-se caro e inviável tecnicamente. Alem deste disto, perdeu uma disputa com as empresas de cargas, ao proibir de forma autoritária, o trafego de caminhões pelo anel viário. Agora a Rodoviária, bem continua sendo peça de reposição.

Segurança: Este é um item, que durante muito tempo no mandato, parecia ser sua menina dos olhos. Optou em transformar a Guarda Municipal, em uma esquadria de repressão, quando sua função constitucional, é ser guardião do patrimônio publico e não policia. Mesmo assim, a violência urbana cresce a cada dia, é só ver as ocorrências policiais, nos jornais locais. Não há nenhum projeto que possa através de políticas publicas, sem contendor dos crimes. Nem tão pouco, cobra dos governos estaduais e federal, a responsabilidade no combate ao crime e em especial o organizado. Ao contrario disto, faz trapalhadas, como a de despejar o quarto distrito policial de imóvel no bairro da CECAP. Por ultimo, os próprios públicos, são depredados e violados todos os dias, principalmente escolas, creches e centros comunitários.

Saúde, Educação e Assistência Social: Três setores, que recebem os maiores orçamentos do município. No entanto, sobram filas de espera, para consultas, exames, vaga em creches, transporte escolar para a zona rural e uma política social de muito corte nas emergências e muito discurso populista. Alem do mais os titulares da pasta, já foram ou estão sendo acusados de participação em supostos escândalos de corrupção.

Sociedade Civil Organizada: O Prefeito Municipal é adepito, a linha do: Concorda comigo, tens a redenção eterna. Discordas, tens o fogo do inferno. Não dialoga com os que ele considera inimigos e muito menos com os amigos. Estes a política é do faça o que eu mando. Nos conflitos, se atrapalha todo, desinforma e cria cizânia. No episódio da ocupação da área do Horto Florestal pelo MST, passou dos limites. Alem de ser cúmplice da repressão covarde e violenta, ainda tenta jogar parte da sociedade civil, contra um movimento legitimo e justo, sendo responsável, por permitir o discurso preconceituoso, proferido por parte da mídia e por algumas lideranças políticas e empresariais, pois nada faz para impedir tal situação, pelo contrario, em suas notas oficiais, alimenta o bairrismo e o xenofobismo. O Prefeito tem dificuldade em conviver com a democracia. E isto é grave.

Acusações de Corrupção: Não me recordo, na historia recente, de que outro Prefeito, tenha tido tantas denuncias de irregularidades em sua administração. É certo que até agora nada provou sua responsabilidade, mas o mesmo também não conseguiu convencer ninguém sobre sua inocência. Alem disto, evita a todo custo, que os Vereadores cumpram sua função constitucional, a de fiscalizar e investigar o executivo.

Bem, o Governo Silvio, fracassou em suas promessas.