quarta-feira, dezembro 20, 2006

A ELEIÇÃO DA CÂMARA

A vitória do Vereador Eliseu Daniel (PSC), nas eleições para Presidência da mesa diretora da câmara municipal, foi precedida de uma construção programática, que aliou, desde o Partido dos Trabalhadores, ao próprio Eliseu, que sempre se considerou um político de Centro e em muitas ocasiões combateu o PT e as esquerdas com uma certa virulência nas palavras, porem sempre no campo das idéias políticas. Esta trajetória que teve inicio há três meses atrás, foi fruto de reflexões pessoais, de alguns Parlamentares, entre eles o Vereador Miguel Lombardi, que enxergavam no legislativo uma administração que não prezava pela Democracia e Transparência. Discursos estes, que a bancada do PT, carregou quase que sozinha durante o primeiro ano de mandato.

A consciência de que a autonomia frente ao executivo é deveras importante, mesmo quando se é governista, foi brotando em vários Vereadores. Mas do que isto, percebia-se que valores como o do respeito as diversidades de posições, estavam sendo dilapidados pela atual gestão câmararia. Reinvidicava-se condições até de respirar liberdade pelos corredores do Legislativo. A apreensão, tensão e medo, eram constantes e visíveis, no conjunto de funcionários e Vereadores. O jeito de governar com centralização nas decisões, já não se encaixa mais neste século em que a modernidade exige, ética e justiça social. Era preciso radicalizar na democracia.

Assim um grupo de Vereadores, colocaram-se a frente da construção de um nome que pude-se, conduzir se não uma Revolução na forma de direção, ao menos um processo de transição, que restabeleça o mínimo de espírito coletivo, não corporativo, mas de busca incansável, pela convergência. Não por pressões estranhas ao ideário político, mas a partir do debate de concepções e de muito dialogo.

Foi com esta, idéia central, que o nome para a Presidência da Câmara, recaiu sobre o Jovem Eliseu. Temos enormes diferenças ideológicas, com o parlamentar, eu principalmente já me estranhei com ele. Mas nada como o tempo e o dialogo franco e aberto para ir dirimindo as diferenças. Quem venceu as eleições, foi a persistência deste grupo, em enxergar o futuro, rejeitando um presente aplicado no passado recente que não deu certo.

O legislativo, necessita pela sua própria natureza, aproximar-se cada vez mais da população. O espaço físico, os mandatos, devem estar a serviço e abertos a cidade. Até porque, o povo delega através do voto, o Vereador como seu representante, para assim defender as necessidades e suas reivindicações. Neste ultimo período, esta pratica foi cotidiana na câmara municipal.

Penso que Eliseu possa passar para a História, como um Presidente Estadista, incentivador da Pluralidade de idéias e combatente da imoralidade com a coisa pública. Um Presidente que estabeleça a distancia em relação ao executivo, contribuindo para um bem estar do município, sem precisar ser correia de transmissão do Prefeito.

Sei da jovialidade e inteligência do Presidente Eleito. Sei também de sua concepção conservadora, em relação ao que pensa a Esquerda. Mas é com esta somatória de pensamentos que acredito que possa governar. Nós vamos continuar na Oposição, lutando pelas garantias de direitos, Humanos, sociais e econômicos.

Esperamos que com medidas praticas e efetivas, como o fim do Nepotismo, a aprovação de um Código e da Comissão de Ética, de maior participação popular e outras ações, tenhamos certeza de que uma nova câmara municipal possa surgir, enterrando de vez, praticas totalitárias, muito próximas da tirania, implementadas, por décadas no Legislativo, não só em Limeira, como em diversos lugares deste País.

È com este espírito, que apoiamos e poderemos continuar apoiando, não a Pessoa do Presidente, mas sua conduta e a plataforma adotada.