quinta-feira, dezembro 14, 2006

EMPREENDEDOR OU ADMINISTRADOR PÙBLICO


O Prefeito Silvio Félix, em audiência pública no auditório do ISCA Faculdades no dia de ontem, afirmou que a Prefeitura é uma empresa e como tal deve ser administrada. Fiquei cá com meus botões. A concepção de administração da maquina pública, do dinheiro do contribuinte e do patrimônio, é a do lucro e dos negócios?. A idéia de que a coisa pública seja gerenciada, considerando o bem estar social, invertendo prioridades e valores, não existem na plataforma do chefe do executivo?.

O conceito clássico de empresa significa : associação organizada que, sob a direção e responsabilidade de uma pessoa ou de uma sociedade, explora uma indústria, um ramo de comércio ou outra atividade de interesse econômico. Interesse econômico, este é o X da questão. Não comunga com interesses de bem comum, onde a qualidade de vida é o objetivo central. Confesso que, no cotidiano das repartições publicas, é preciso negociar preços de serviços e materiais, alem de adotar critérios de disciplina para o gerenciamento de servidores públicos. No entanto, a meta não é acumulação de riquezas, nem a relação humana deva ser visando a produção de produtos.

Penso que a administração publica, seja qual esfera for necessita de relações internas e externas, que promovam a solidariedade e a eficiência na condução dos serviços prestados a população. As vezes confunde-se competência, com um ambiente movido a chibata e a administração com métodos advindos da econômia de mercado.

É compreensível que o Prefeito, pense que a Prefeitura é uma empresa. Ele em toda a sua vida, atuou como empresário, nunca teve experiência publica, exceto uma passagem curta no Governo Paulo D’Andréia nos anos 90, mas possivelmente nesta mesma concepção de gerenciar. Outro aspecto a considerar é o fato, de que o Sr. Prefeito, jamais militou junto aos movimentos sociais organizados, faltando a ele compreensão agora de como apresentar ao povo, uma linha de trabalho que aponte para uma cidade melhor e mais humana.

Entendo agora, porque insistiu em nomear sua mulher em cargo comissionado, quando a opinião publica refutava, a contratação de parentes. Entendo também, porque parte considerável dos serviços, estão sendo, entregues a iniciativa privada, ou por concessão ou por sistema de terceirização. Igualmente tenho certeza agora, do porque o Prefeito quer implantar um programa de demissões voluntárias, ou esta com tanta pressa em alterar o zoneamento urbano, quando um plano diretor passa por elaboração exatamente para planejar o município, visando qualidade para os munícipes.

A administração municipal atual, desde o inicio do mandato tem sido alvo de inúmeras denuncias de superfaturamento em compras de materiais, denuncias de licitações irregulares e até taxada por alguns de balcão de negócios.

Uma afirmação como a que foi feita para uma platéia de mais de 300 pessoas, é perigosa e frustrante. Uma empresa é fria, calculista com funcionários e publico. Não pensa duas vezes em demitir, mudar de local, desde que possa continuar somando dividendos. A administração publica, ao contrario, deveria irradiar políticas de resgate da cidadania, promovendo direitos e fazendo com que o povo possa ser feliz com sua cidade e não pense em dela mudar-se ou compara-la com o que existe de pior.