terça-feira, dezembro 12, 2006

O DYLAN BRASILEIRO


Zé Geraldo é um dos Icones de minha Geração. Sua canção "O Cidadão", foi a primeira a despertar em mim, o seu compromisso com a luta do povo por transformações sociais. Tinha em vinil, boa parte de seu acervo. Pude constatar que Zé não tem nenhuma pretensão e amarras com o mercado fonográfico.
Sua trajetória, de dedicar sua carreira, á serviço das lutas operárias e camponesas, acompanhei estes anos todos. Ví seus Shwos, em comicios do PT, manifestações de trabalhadores Sem Terra, 1º de Maio e varias outras atividades das esquerdas e dos movimentos populares.
Em Limeira, Zé Geraldo, esteve em 1981, em um espetaculo promovido pela Pastoral da Juventude e o Projeto de Periferia. Ele chegou algumas horas antes do Show. Almoçou e descansou na casa paroquial da Igreja de Nossa Senhora Aparecida na Vl Queiróz. Comenta-se, eu não estava lá, que o cara bebeu todas e que quis experimentar, a pinga da terra, a hoje falecida Limeirinha. Sua apresentação foi no Vô Lucatto e lotou o ginásio de esportes.
Zé Geraldo, pode ser considerado, nos dias atuais, como um artista Cult, que não toca nas radios com frequencia, nem se apresenta no Faustão e no Gugu.
Considerado o Bob Dylan Brasileiro, Zé é mineiro, e tem um estilo musical, que mistura Rock In Rool, com batidas regionais.
Quem for a Campinas, vai sem dúvida alguma presenciar, uma noite de músicas engajadas em um mundo melhor e mais humano.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Janjão, também sou fã do Zé. Fui no último show dele em Piracicaba. Ele cantou junto com a Nô sua filha. É sem dúvida um ícone da MPB. Bom artigo.

Henry Villela

dezembro 13, 2006 7:38 AM  

Postar um comentário

<< Home