quinta-feira, dezembro 21, 2006

TEXTO DE AMIGO


Mesmo com a morte do ditador e carniceiro Augusto Pinochet,a América latina não se livrou do fantasma do autoritarismo,da impunidade, do populismo eda corrupção desenfreada. Na América do Norte há o terrorista George W. Bush,espalhando o medo e a destruição por onde passa; Hugo Chávez,que começou bem o mandato presidencial venezuelano:promovendo reformas,redemocratizando os meios de comunicação lamentavelmente aproxima-se de Lula, por interesses comerciais, cultivando confiança mútua.
O governo Lula sofre agora a "crise dos aeroportos", e quer formar umgoverno de coalizão de direita, depois de aparelhar o Estado, promoveros maiores escândalos de corrupção da história brasileira, reeleger-se com o apoio da oligarquia, perfil autoritário.
Pinochet se manteve com poderes políticos até pouco antes de morrer ,graças á um acordo feito entre a "democracia dos partidos burgueses chilenos", eximindo-se de maiores punições e prisões. Ou seja,nada aconteceu ao assassino e corrupto chileno que foi responsável por uma infinidade de torturas negociatas, e extermínios. Pinochet morreu sem as honras de Estado, mas possuía milhões de dólares em depósitos espalhados pelo mundo afora.Seus filhos e esposa também são responsáveis pelos crimes hediondos que o ditador executou.
A hipocrisia dos políticos "democratas" com ares de lamento, é uma farsa,porque a ditadura chilena não caiu através de um golpe revolucionário dos partidos esquerdistas,mas se deu por via de acordos políticos,no mínimo, questionáveis.Também sabemos que a ditadura Pinochet foi patrocinada pelo governo ianque, o qual também deve ser responsabilizado pelas mortes havidas em quase toda a ditadura reinante na América Latina nas 4 últimas décadas.
Mas agora,o que há é uma ditadura sutil,que se faz por meio de corporativismos financeiros, eleitoreiros, com a anuência de podres poderes e do gigantesco cinismo,e nada acontece, por que? Dizem que não há provas. O que está por trás de tudo isso?
Everi Rudinei Carrara- Escritor