sexta-feira, abril 28, 2006

O CONTROLE REMOTO

Estou há quase dois anos sem televisão em minha sala de estar. Queimou em 2004 e sem dinheiro comprar outra, fui me acostumando a ficar sem a telinha. Não tenho perdido muita coisa, pois a programação em 70% é o lixo do lixo.

Mas sem TV na sala, e garantindo a privacidade a minha filha (em seu quarto tem TV), fui curtindo o espaço de casa, com leitura, navegação na Internet e radio. Nasci ouvindo radio.

Nos anos 60, os lares Brasileiros, em sua maioria não possuíam televisores. Primeiro porque o aparelho era muito caro e segundo o fato do sinal televisivo não chegar a muitos lugares e rincões deste País. A tecnologia ainda era insuficiente. Minha família, só foi obter uma TV, no ano de 1969. Assisti a copa de 70, no aparelho, ainda em preto e branco.

Mesmo assim, o televisor era ligado em alguns horários, de novelas e desenhos animados. Fomos ser videotas, na metade da década de 1970, ficando quase 24 horas com a TV conectada na tomada.

Assim o radio, instrumento de sucesso absoluto nas décadas de 40, 50 e 60 do século passado, revelando ídolos da música, da radio novela e das artes em geral, perde força nos anos 70, principalmente com o advento do via satélite, da cor na TV e da programação em rede nacional, inaugurada pela rede Globo.

Mas mesmo assim, ficávamos coladinhos no caixão de abelhas. Minha identidade com o radio, fez com que pega-se gosto por Música e Brasileira, bem como com as ondas do radio, as asas da imaginação batem sem parar. Curtia diariamente ícones do radio AM naqueles anos de chumbo, em minha adolescência. Barros de Alencar, Ely Corrêa, a turma do riso da Tupy Rio e Fiori Giliotti no Futebol. Minha mãe não desgrudava os ouvidos da Radio Aparecida, onde até água colocava ao lado do aparelho, para a benção das três horas da tarde. O que sempre detestei, foram programas sensacionalistas e com apologia à violência. Naquele tempo, os chamados Gil Gomes e Afanasios da vida, ainda não tinham sido descobertos, foram ter evidencias no inicio da década de 80.

Hoje estes propagandeadores da violência, do machismo, do racismo e de todos os ismos que possamos imaginar, invadem nossos ouvidos, tripudiando sobre a miséria humana e construindo sentimentos de vingança, terror, medo, autoritarismo e porque não MORTE.

Estes portadores de más noticias, nem sempre verídicas e quase sempre contra pobres e negros, utilizam-se de linguagem chula, ofensiva e de um português sofrível.

Pois bem, dizia no inicio do post, que em virtude de estar sem televisor a bom tempo, tenho retornado ao habito de escutar radio. Hoje com a tecnologia avançando toda hora, escuto as mais variadas estações e deleito com as ondas em FM.

Gosto em particular da Radio de Noticias CBN, do programa do Ivan Júnior na Mix AM de Limeira, da Radio Nova Brasil FM, que toca só MPB de qualidade, da Radio Educativa de Piracicaba, em especial um programa de Jazz que vai ao ar aos sábados a partir das 22hs.

Descubro estas jóias, pois navego nas ondas de meu radio com o controle remoto e nessa chamou minha atenção o programa de péssimo gosto do radialista sensacionalista Geraldo Luís. De sua boca saiam pérolas do palavrão como bosta, merda, puta que eu pariu, lazarento, vagabundo e outras expressões que até nas ruas pouco se ouve. E tudo isto às 7hs da manhã.

Sou totalmente contra qualquer forma de censura aos meios de comunicação. Mas é impossível permitir que nossos ouvidos sejam vilempediados por uma programação que não preza pelo respeito e pela ética ao ser humano. Algo precisa ser feito.

quinta-feira, abril 27, 2006

O QUE ESTOU OUVINDO

1- Vinicius e Toquinho: Tardes de Itapoã

2- Chet Baker

3- João Donato

4- John Pizarelli- The Girl From Ipanema

5- Gal Costa- Muito em especial o "Fatal, Vapor Barato"

6- Simple Minds- Som purissímo anos 80

7- Leila Pinheiro- Um disco que só tem Bossa Nova

8- Nora Jones- Tudo lindo, nessa nega

9- Tim Maia- Uma coletanêa baixada no Kazza de sucessos e uma outra de gravações em Inglês

10- Ney Mato Grosso- Coisas antigas, do inicio da carreira solo

11- Toquinho e Vinicius- Onde anda você

quarta-feira, abril 26, 2006

BERMUDA E CHINELÃO. ÈS BANDIDO?

Em uma esquina qualquer, de uma cidade qualquer, localizava-se parado, um jovem qualquer, trajado, com bermudas coloridas até o joelho, chinelos raider ou havaianas e um bonezinho, com propaganda em inglês na aba. Não era tarde da noite, nem era dia.

Estávamos no cair da tarde e inicio de noite. Tranqüilo o jovem, aparentando uns 16 anos, contemplava, o transito lento e infernal de uma cidade de porte médio para grande.

Alguns metros do garoto, ao observar não o transito, mas os movimentos do mancebo, um Policial, acompanhado de um senhor de meia idade, trajes civis, que com o dedo indicador, apontava nosso personagem.

As câmeras da imaginação continuam a fazer cócegas nas mãos do contador de Histórias, embora estas cenas até aqui narradas, não apontam nada extraordinário ou incomum que possa estar ocorrendo. Mas deixamos as grandes elucubrações teóricas e políticas, e damos asas a fabrica de criação.

A câmera agora volta-se para o jovem. Mãos nos bolsos e olhar fixo no fluxo de automóveis que vão do lado esquerdo e direito da avenida de mão dupla. O rapaz podemos intitular como Negro, embora sua cor seja fruto da mistura brasileira internacionalista. O senhor e o Policial confabulam-se, á distancia em um tom de cochicho. Mas agora caminham em direção á esquina, onde porta-se o jovem bermudão.

Enquanto caminham, passos largos e rápidos, nossa lente imaginosa, reflete com calma. Afinal a História é uma criação e damos à velocidade que acharmos conveniente. Nossa cabeça pensante, imagina: Este rapaz, o que faz a esta hora nesta esquina? Será que saiu do trabalho e esta a espera de alguém, ou uma carona?. Não, parece que tenha vindo ou indo ao trabalho. Esta muito a vontade. Não definitivamente, este individuo, não trabalhou hoje e nem tem pinta de que trabalha- Nossa fantástica imaginação passeia belo senso comum, e não nos acusem de juízo de valor, longe disto- ponto final.

Mas o que então faz há esta hora e com este fardamento típico de um moleque infrator? Estatísticas dão conta de que meliantes gostam de usar roupas propicias a nosso clima, é mais fácil à movimentação nas ações criminosas.

Mas o repórter da imaginação esta sugerindo, que o jovem desta esquina qualquer, de uma cidade qualquer, seja um marginal? Destes que roubam qualquer coisa, para extravasar suas mentes poluídas de drogas e álcool?. Não longe disto. Mas que é esquisito, estranho este comportamento, isto é batata. Da escola saiu ou esta se dirigindo? Não, pode estar indo a um banco escolar, não carrega livros e materiais escolares. Não escola, nosso persona passa longe, pelo tipo (cor)- Longe de mim, não sou racista, sou multicolorido como diria Darci Ribeiro- não estuda há muito tempo.

Bem se não trabalha, não estuda, tem o perfil físico, estético e social, das estatísticas dos autores de crimes, o que faz e o quer parado a alguns segundos nesta esquina qualquer, de uma cidade qualquer, este adolescente qualquer?.

A câmera, gira lentamente o foco. Posiciona-se nos dois personagens que se dirigem até a esquina. O "homem da lei" e o senhor, com cara e jeito de membro da TFP ou Klu Klux Klan. Penso o que passa naquelas brilhantes mentes de senhores distintos e cumpridores de seus deveres para com a sociedade. O senhor de meia idade, branco, provavelmente descende de Europeus, Italianos ou Alemães, muito bem trajado, deve ter estudado nas melhores escolas do País e talvez do exterior, além é claro de manter relações com políticos e personalidades acima de qualquer suspeita.

O policial, bem é "escurinho", deve ter vindo da mesma classe social que o garoto, da esquina. Mas se mal cometeu, regenerou-se ao adentrar no destacamento policial, pois lá recebeu educação adequada e disciplina. Aprendeu a ser rígido e firme com marginais, tipo deste garoto qualquer, de uma cidade qualquer, que é um suspeito ao trajar-se de bermudas, chinelos e (não é racismo, são evidências) ter a corzinha que tem, e ficar parado em uma esquina qualquer, a qualquer hora do dia ou da noite.

Pois bem o que ocorreu após a abordagem feita pelo PM, ao jovem não interessa. È claro, o Policial em legitima defesa atirou, embora alguns jornalistas, entidades de direitos humanos de bandido, provar que o garoto não estava armado, era autista, por isto estar com o olhar fixo em um ponto e aguardava sua mãe que estava em uma caixa eletrônico, retirando o pagamento de sua aposentadoria. O meliante, morreu. Mas o que fazer, quem mandou ter cara e jeito de marginal?. Quem não gostar de reclame pro Papa.

terça-feira, abril 25, 2006

EMAILs RECEBIDOS II

Posto hoje, mais alguns e-mails recebidos.

COMUNIDADES NO ORKUT

Diariamente sou convidado a participar de comunidades criadas no Orkut. Como disse antes, acho este site, extremamente indelicado, pois as vidas das pessoas são expostas nua e cruamente. A vida privada é invadida. Além é claro, que conter muito lixo e os diálogos, serem lugar comum e óbvios demais. Porém ainda não decidi se deleto ou não minha página, até porque as vezes é eficaz este instrumento da rede, principalmente para comunicarmos com pessoas que há muito não temos informações ou que queremos contactar com rapidez. Pois bem, tenho aceito participar de poucas comunidades. Primeiro que nem sempre os temas e assuntos me interessam, haja visto que o culto a personalidade e o narcisismo, são extremados e de puro mal gosto. Segundo, que na maioria das vezes os debates e comentários são ruins, beirando ao preconceito e ao mais do mesmo. Mas alguns temas são interessantes, embora confesso que não acesso muito estas comunidades, nem tão pouco omito opiniões com freqüência. Mas ajudam as vezes no conhecimento ou até na curiosidade. Abaixo, algumas destas comunidades:

Limeira (10294 membros)
Para as pessoas que estão ligados a essa cidade de alguma forma!. As vezes tem alguns tópicos interessantes, como, Pesquisa Acessibilidade a Cadeirantes de uma estudante da UFSCAR de São Carlos.

Karl Marx - Brasil (34111 membros)
Comunidade direcionada a discutir idéias, conceitos, ideais estudados e difundidos por Karl Marx. Um debate legal que vem sendo feito na comunidade é se Marx era Economista?.

Cia. Pão & Vinho de Artes (26 membros)
Essa é a comunidade para quem participa, coopera ou quer conhecer um pouquinho desta companhia teatral. Não conheço o grupo teatral, mas estou dando uma força.

Anulação do Leilão da Vale (57 membros)
Foi com grande entusiasmo que o povo brasileiro recebeu a decisão judicial que prevê a reabertura das ações contrárias à privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Agora há uma possibilidade concreta de anulação da venda da CVRD. A privatização da Vale, foi uma das mais emblemáticas do Programa Nacional de Desestatização, levado a cabo pelo governo FHC.

A privatização foi levada a ferro e fogo pelo governo e a Vale foi vendida pelo irrisório valor de R$ 3,3 bilhões, quando especialistas calculavam o patrimônio da empresa em pelo menos R$100 bilhões.

Por representar uma empresa estratégica para o país e motivo de orgulho para os brasileiros é que voltamos a nos organizar para que seja revisto o processo lesivo de privatização da Vale do Rio Doce. Nosso movimento se soma à luta dos povos do continente pelo resgate do controle das riquezas naturais como base para o estabelecimento da soberania nacional.

Participe desse movimento você também e DIVULGUE!!!


Teses e Notícias Tributárias (271 membros)
Essa comunidade é destinada aos adoradores do Direito Tributário e para os estudiosos do assunto.Aqui poderemos expor nossas teses tributárias, bem como analisar e discutir diariamente as notícias tributárias que estão surgindo.

Quem quiser conhecer estas comunidades, acesse minha página no Orkut:
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=5158892182988809732

segunda-feira, abril 24, 2006

EMAILs RECEBIDOS I

Primeiramente quero, dizer que ando bem preguiçoso. Estou demorando a beça para atualizar o Blog. Muito trampo e muita preocupação. Mas vou tentar, postar todos os dias. Tenho recebido varias mensagens eletrônicas, bacanas e importantes. Farei um resumo, neste post destes e-mails. Os assuntos são os mais variados. Vamos a eles:

NO ORKUT

Tenho pensado em fechar minha página, neste indiscreto e invasor de privacidade eletrônico. Porem as vezes é delicioso, o contato com alguns amigos e amigas e assim adio o enterro desta coisa chata. Um destes relacionamentos, tem sido com a amiga de minha filha, a Amandinha ou Alice no País das Maravilhas. Estabelecemos uma espécie de dialogo, através de assuntos acumulados por nós, de nosso conhecimento. Temas como música e até política. Transcrevo aqui trechos de um dos recados:

AMANDA: hj na aula de historia foi falado de anarquismo, socialismo e comunismo...
axo legal mta coisa ki eles defendiam... + outras ficaram no ar..
como por exemplo: não existir propriedade privada, nem governos representativos...axo tudo isso meio vago...
ae eu lembrei dakela musica do Raul Seixas: sociedade alternativa...
vc axa mesmo ki isso tudo poderia ter dado certo?!

EU: As experiências socialistas ou comunistas, de que temos conhecimento, tinham em sua essência a proposta do bem comum e da socialização das riquezas. Ou seja pq meia dúzia tem que ter tudo e a grande maioria não ter nada? Quem constroê as riquezas de um País? São os pobres trabalhadores ou os ricos que moram nos condomínios fechados?. Porém o que não deu certo nesta experiências, caríssima, Amandinha Alice, foi a corrupção e a ausência de liberdade de expressão e não de acesso ao bem comum. Na maioria destes Países não havia fome, miséria, prostituição e estas coisas todas que nos deparamos todos os dias. Olha tenho critícas aqueles sistemas, acho até que pecaram por abolir liberdades individuais e de imprensa. Porém foram experiências importantes,que contribuíram e muito com alternativas ao sistema capitalista e excludente que vivemos. Vou separar alguns artigos meus e de outros autores sobre o assunto para seu maior conhecimento.

A CRÔNICA DO ALIPIO FREIRE

O Jornalista Alípio Freire enviou uma crônica sobre o Brasil, cheia de emoção e repleta de esperança em relação a luta dos camponeses sem terra e do MST. Trabalhando uma alegoria, a de um Grilo falante, narra uma noite em frente do computador, lendo e recebendo noticias sobre política e a situação do País. Transcrevo um trecho pequeno do texto. A integra o internauta poderá ler no site do Vereador José Carlos Pinto de Oliveira- www.vereadorjosecarlospinto.com.

A LEGÍTIMA OFENSIVA DOS CAMPONESES
Alípio Freire

Madrugada. Sentado frente ao computador, fuço a internet.
De repente - e não mais que isto - sinto sair-me pelo ouvido algo estranho.
Na mesma fração de segundo em que levei a mão à orelha tentando me proteger e entender o que acontecia, aquilo que se despregara de mim já dera uma cambalhota no ar e se encarrapitara no canto superior direito do monitor:
Era um grilo, trajando casaca e cartola, que me ameaçava com um guarda-chuva enrolado, enquanto gritava repetidamente e a todo pulmão:

"Você aí parado,
também foi cooptado?".

"Você aí parado,
também foi...

UM CONVITE LEGAL

Recebi uma mensagem bacana, do meu amigo e camarada, Guillermo Valdez, estudante de ciências sociais da Unesp de Araraquara. Há muitos anos não vejo o garoto, que conheci em Valinhos, no ano de 2000, quando coordenei a campanha eleitoral naquela cidade. Ele era o mais jovem candidato a Vereador daquela eleição. Guevara e Marx eram e são seu ídolos. O convite embora chegou tarde, mas fala de um Seminário sobre Cultura e Política nos Anos 70. Os anos da Ditadura e do que melhor produziu-se em se tratando de artes culturais no Brasil. Promoção do Departamento de Sociologia e do grupo de estudos , Cultura e Política nos anos 70. Realiza-se do dia 25 da 27 de Abril, no campus da Unesp. O cartaz é lindo e muito criativo. Postarei no site do Vereador José Carlos para todos conhecerem.

terça-feira, abril 18, 2006

MEUS AMIGOS. TESOUROS PRECIOSOS.

em especial p/ Kely e Joaquim Lazari

Doni, Mané, Luis Carlos, Solange, Edson, Laurita, Helia, Carlão, Roldão, Ivete, Bete, Angela, Cláudia, Silvana, Rodrigão, Henrique, Martinho, Paulo Roberto, Viviane, Flávio, Kátia, Maurinho, Marina, Marcio e muitos...., Amores de minha vida: Nadir e Ruani.

Amizade, Amigo, Amiga,

Pra sempre Amigo

Renato Teixeira e a Amizade Sincera

Amigo não se deixa na mão

Amigo arrebenta o coração

Milton Nascimento e Amigo é pra se guardar

No lado esquerdo e também direito

Amizade são os filmes de Fellini

O Teatro de Brecht

Chico Buarque e Meu Caro Amigo

A coisa aqui continua feia

Mas a feijoada, e a pinga com limão ainda estão na mesa

Amizade é saudade

Tantos vieram e tantos se foram

Mas retornam sempre, na física ou no pensamento

Amizade é suportar esta tentativa de um poema concreto

BJS a todas e todos.

segunda-feira, abril 17, 2006

MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS

Em 2003, atendemos no gabinete do Vereador Nelson Caldeiras (na época trabalhava com ele) uma imigrante Portuguesa, que no Brasil estava já algum tempo, na condição de turista.

Procurou o mandato, ao saber através de meu irmão, o Padre Paulo Sérgio, de que o Vereador era Presidente da Comissão de Direitos Humanos da câmara municipal. Seu drama consistia no fato de estar impedida de portar RG ou carteira de identidade, como se costuma chamar na terrinha.

Sua pretensão era viver no Brasil, dizia ela: Não suporto mais o frio Europeu, meus ossos chegam a trincar, ao conviver com aquele clima. Ela tinha sido convidada a lecionar, Artes, pois é professora com licenciatura nesta matéria, em uma Universidade Particular. Ocorre que se deparou com dois problemas.

O primeiro do RG, que por sabe-se lá o porquê, estava retida na Policia Civil. O segundo problema é que o diploma universitário que possuía era de Lisboa e não era reconhecido em terras Brasileiras. O primeiro causo, conseguimos resolver, encaminhando nossa simpática patrícia, a ONG de Direitos Humanos Gaspar Garcia e a Pastoral do Imigrante da Capital São Paulo. O segundo não foi possível. Expirado o prazo de permanência, nossa portuguesinha (uma senhora de uns 60 anos, mas uma vitalidade incrível), embarcou para Lisboa.

Ficamos sem noticias dela até semana passada, quando visitou nosso gabinete. Muito feliz, nossa amiga (pois sim), falou-nos de sua vida em Lisboa e de seu desejo de viver no Brasil. Ela é Pintora, apreciamos sua obra, que no último sábado de aleluia, apresentou uma exposição dos quadros na cidade Histórica e mineira Ouro Fino.

Agora o que chamou minha atenção, foi o fato de que em Portugal, em alguns setores do serviço público não há estabilidade no cargo, mas há concurso. A coisa lá funciona da seguinte forma: Todo ano os professores ao final do ano letivo, recebem seus proventos e inscrevem-se novamente para prestação de concurso público. Há uma ilusão de que 15mil pessoas, o total de professores por exemplo, estão desempregados em Portugal.

Interessante o sistema, combate o comodismo e privilegia a transparência e a Democracia. Conversamos bastante. Ela antes de viajar para Minas, passou em um dos Hotéis da cidade, para apanhar seus pertences que deixou da última vez que aqui esteve. Qual foi sua surpresa, não encontrou mais nem um pincel para contar a História. Estamos tentando investigar o que aconteceu através de alguns canais. Mas foi muito delicioso a conversa com a irmã de língua.

quinta-feira, abril 06, 2006

FALÊNCIA

To pressentindo caos

Vergonha ? Nem tanto

Tristeza? Sim

E depressão? hum... não chega a tanto

Privações? Sim. Cineminha, concerto da orquestra e etc...

Tem Saída? Às vezes parece que não...

Mas tem.

Qual?

De cara?

Sim.

Tranqüilidade. Mas num ta preocupado?

Sim, mas não desesperado.

Dinheiro não é tudo?

Não.

Mas é importante. Sim, mas não fundamental.

Vive sem? Viver sim

Mas.... Claro com dificuldades.

O que fazer?

Tranqüilidade e buscar e buscar....

quarta-feira, abril 05, 2006

O MILITANTE E A INSTITUIÇÃO

De acordo com o Dicionário, Instituição significa fundação, instituto, leis fundamentais de uma sociedade política ou de uma nação. Podemos então afirmar que um leque enorme de atividades e entidades, consiste em uma instituição.

È normal entre militantes de esquerda o comentário de que instituição são aparelhos do Estado e de normatização constitucional e jurídica. A rotulação de que toda instituição cumpre um papel de sustentação de uma classe social ou grupo é correto. Porem é preciso pensar e refletir sobre a importância da Institucionalidade na luta política e por que não, na vida. Varias são as instituições da sociedade, desde a Família, passando pelas escola, até as organizações políticas e esferas públicas e privadas.

Cada instituição tem seu código de leis e regras, que condicionam seus partidários em suas ações e condutas. Portanto a sobrevivência de uma instituição, esta em sua configuração teórica e pratica da maioria de seus membros. O meio em que se vive determina as relações sócio econômicas, culturais e políticas de um ser humano, já dizia Marx.

As instituições do Capitalismo são moldadas de acordo com os interesses do sistema. Todas carregam características do sistema predominante na economia. Uma instituição sofre mudanças, quando sua maioria apresenta novidade em sua concepção.

O mundo já foi matriarcal, mas deixou de ser quando o patriarcado mostrou-se ser novidade que apresenta soluções aos problemas criados pelo antigo regime. O sindicalismo da CUT substituiu o sindicalismo pelego e atrelado ao estado em varias partes do País, por representar o novo, a um modelo esgotado e velho. Como o sindicalismo de resultados, tem se apresentado como solução, para alguns, após o cutismo apresentar sinais de envelhecimento, necessitando reciclagem. As instituições prendem seus componentes a sua estrutura, que pode ser revolucionária, reformista ou conformista.

Velhos tabus como o Homossexualismo, a liberação da maconha e a legalização do Aborto, ainda suscitam debates ferozes, discriminatórios e xenófobos.

Estes debates tornam-se instituições idearias e de visão de mundo, que ao aparecer novidades desmoronam e desconstroem séculos de credulidade. Como instituição é o acreditar na existência de DEUS, que desmorona quando o ateísmo ou concepções políticas, afirmam que DEUS é invenção de uma classe dominante. Ou para terminar estas comparações podemos suscitar o comportamento institucional da direita que governou este País desde Cabral: Hoje passa a imagem de que é a defensora dos interesses da população.

A instituição cumpre um papel de dirigir uma concepção de enxergar o universo e a vida. Ela pode servir a DEUS e ao diabo. À esquerda e a direita. Ao militante e ao não militante.

terça-feira, abril 04, 2006

ESTA O ALIPIO FREIRE ENVIOU. VAMOS PASSAR ADIANTE

REPRESENTAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS ENTRAM EM GREVE DE FOME EM MINAS
(CPT - Assessoria de comunicação)


Comissão Pastoral da Terra - secretaria nacional assessoria de comunicação

Nota pública


Lideranças dos movimentos sociais continuam com GREVE DE FOME, por direito a livre expressão e a manifestação, em frente ao Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas - BH – MG


Ontem, 30/03/06, às 16 horas, representantes de vários movimentos sociais
começaram uma GREVE DE FOME contra o fechamento de espaços públicos para realização do I Encontro dos Movimentos Sociais Mineiros. A prefeitura de
Belo Horizonte e o governador Aécio Neves não liberaram espaços para
realização do evento dos movimentos.

A Greve de Fome tem por objetivo garantir o direito a livre expressão e a
manifestação, principalmente no momento de realização do 47o Encontro do
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Belo Horizonte.

O protesto está acontecendo em frente ao Palácio da Liberdade, Belo
Horizonte (MG). Entraram em greve de fome:


1) Pe. João do Carmo Macedo (pelo Movimento dos Atingidos por Barragens -
MAB);

2) Pe. Henrique de Moura Faria (pelo Fórum Político Religioso);

3) Sônia Maria Loschi (pela Comissão Pastoral da Terra - CPT);

4) Marcelo Corisco (pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra -
MST);

5) Maria Luzinete de Almeida (pelo Movimento dos Atingidos por Barragens -
MAB);

6) Jonas Ferreira de Oliveira (Sem Terra do Assentamento 1o de junho em
Tumiritinga, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST);

7) Ademilson Teixeira Alves (pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem
Terra - MST);

8) Jackson Almeida Lima (pelo Movimento dos Trabalhadores Desempregados - MTD).
Para mais informações:


Frei Gilvander (31) 9137 8674, Welington Morais (31) 9216 4403

segunda-feira, abril 03, 2006

A FRASE

“Para que atirar pedras, se as flores são mais leves?”
Moacyr Franco