sexta-feira, julho 27, 2007

INTERPRETAÇÕES GRAMATICAIS- I


Venho pensando que algumas palavras e expressões, deveriam ser substituídas por outras, para evitar duplo sentido, expressão pejorativa e atos preconceituosos. As vezes a intenção ao proferir é das melhores, fala-se sem saber, que pode cometer um pecado. Como nossa língua Portuguesa é fantástica e dinâmica, ela também acaba nos traindo. Vou publicar neste primeiro dia da serie, alguns verbetes, que entendo ser corretos. Não tenho intenção de ser o dono da verdade, muito menos o politicamente correto. Apenas suscitar o debate.

1. Menor ou de Menor: penso em substituir por adolescente, pois a expressão comum, não é compatível, para definir o estagio de vida humana. Menor por designar a estatura e de menor o limite para a maioridade, embora esta ultima contrasta com cada ciclo de vida. Prefiro adolescente, é correto e não é grosseiro, pelo contrario soa carinhoso e delicado, bem ao gosto deste período de descoberta de personalidade, caráter e projeto de vida;

2. Servidor Público: esta palavra servidor, lembra escravidão, feudalismo, submissão. Funcionário público ou trabalhador público, é muito mais digno e respeitoso.

OBS: Semana que vem mais dois verbetes

quinta-feira, julho 26, 2007

CURTAS & REFLEXÕES


IMPRESSÕES DIGITAIS

* A edição do Jornal A Gazeta de Limeira de hoje, esta lamentavelmente pobre de matérias incisivas e de destaque no noticiário local. Enquanto o concorrente (Jornal de Limeira), traz como manchete principal, o caso da Merenda Escolar, onde denuncias e ações judiciais, colocam sobre suspeita o contrato da Prefeitura com uma Terceirizada, a GL, estampa a morte por atropelamento de uma Idosa. Não que o fato não gere noticia, mas denota mais uma vez que o diário da família Luccatto, age mais como porta voz do executivo de plantão, do que um órgão independente e imparcial. E mais, não dá para destacar nenhuma matéria de grande relevância em todo o folhetim.

* O Técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, declarou no final do Jogo contra a Argentina pela Copa América, que esperava que o Titulo, pudesse dar alegria, aos pobres, excluídos do planeta. Disse mais: nossa função é levar alegria ao povo, mas também ajudar este povo, a sair da miséria e da fome. Gostei. Não foi piegas e nem hipócrita.

* Ta circulando na rede, um texto cujo titulo Viva a catástrofe! Os bons tempos voltaram, é na verdade uma pegadinha. Escrito pelo jornalista Luis Nassif, parece uma defesa do governo Lula, em relação aos ataques, sofridos recentemente, em função do acidente do avião da TAM em Congonhas. O signatário, ataca a Oposição, os intelectuais, lideranças populares e outros. No final Nassif explica, que trata-se de artigo assinado por Arnaldo Jabor, durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso. Vale a pena ler. Acesse o blog do Nassif: http://luisnassif.blig.ig.com.br/.

* O Sindicato dos Metalúrgicos, terá eleições no mês de Setembro. Tem duas chapas concorrendo. A de numero um, da atual diretoria, de esquerda e que esta na direção há 21 anos. A segunda, é um catado, provavelmente financiada por algumas empresas e com o apoio de direções sindicais de direita, entre elas, a do Sindicato dos Motoristas. Acho positivo, ter uma oposição ao maior e mais importante Sindicato da cidade, pois é um momento para a esquerda refletir, exatamente sobre erros cometidos. A chapa patronal não tem a mínima chance de vitória, porem pode ser responsável sem saber, da reconstrução de uma política de classes para o sindicalismo combativo, que vive uma crise sem precedentes na História Brasileira. Para nós Socialistas, a tarefa é contribuir para que o Sindicato, continue nas mãos da esquerda. Falarei mais em outro post, sobre o assunto.

* Comentário sobre o PAN do Rio: Os atletas do esporte Brasileiro são heróis. Ganhar medalhas, sem um mínimo de apoio das autoridades publicas e privadas, é um verdadeiro milagre. O atleta do TAE KEM DO, teve que vender seu fusca, para poder se preparar para a competição. O que não dizer da Pernambucana, do Pentatlo moderno, cuja mãe vendia bolinhos para financiar os treinamentos da filha em modalidades, caras para uma menina pobre do sertão nordestino. E o time de futebol feminino?. Tirando Marta, as demais ou estão sem clube, ou recebem uma miséria de salário, ou precisam de outros empregos para sobreviverem. Lula mereceu em partes as vaias no PAN.

quarta-feira, julho 25, 2007

HISTÓRIAS DA DITADURA


“ UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO”

Um cachorro pequeno passa pelo corpo, abanando o rabo. O corpo não se sabe de onde veio. Só se sabe, que foi deixado ali por quatro homens que vieram em uma Veraneio laranja. O bar, repleto de cachaceiros e gente do futebol de várzea, discutia que era melhor: Rivelino ou Tostão. Alem disto, a televisão preto e branco, ligada estava, nos gols da rodada, apresentados pela zebrinha da loteria. Ninguém ou quase ninguém, viu os Homens do carro preto, descerem e jogarem aquela pessoa. Mas todos ouviram o barulho do corpo ao se chocar com o chão, enlameado de vômitos da limeirinha, pinga da terra. Assim o curioso primeiro, avisou os outros, que o defunto era menino, no máximo dezoito e que tinha marcas de queimaduras espalhadas. Aí alguém disse: foi a dura, sem pena e sem dó. Nenhuma identificação, não era do bairro, nem nas redondezas. Os tempos eram de chumbo, se foi a dura disse outro, não vão querer o corpo. Deixa ele aí, os urubus dão conta amanhã. Um a um, tratou de pagar ou pendurar sua conta e ir pra casa. 20 minutos, após o depósito, pelos homens, na frente do bar (agora fechado), restou apenas o corpo. No caminho, os do bar, diziam aos passantes “Ta lá um corpo estendido no chão”.

“MEIO ANGUSTIADO, COMO UM GOLEIRO NA HORA DO GOL”

Saiu da escola, suando muito frio. Olhava por todos os lados, uma multidão, tomava as ruas, com cartazes e frases, das mais variadas, mas com um único objetivo. Era sua estréia, nunca participou de coisa semelhante. Fazia o terceiro ano do cientifico, as notas estavam entre as melhores da classe. Gostava de cinema europeu e do Oficina. Era muito mais, Vandré do que Tom Jobim. Conheceu o filosofo alemão do século 19, através de uma garota. Perderam a virgindade juntos. Foi lindo, mas era só tesão, não tinha amor. Conheceu os amigos dela, que disseram que ele era capaz. Passou por um aprendizado de uns 2 dias, com um deles. O espelho velho de seu pai, jogado no quintal, serviu para as aulas. A imagem e som são fundamentais, para a tarefa a ele designada. A expressão facial, não pode transparecer fraqueza e medo. Rosto firme, passando uma imagem facial, de Homem forte e disposto a ir até as ultimas conseqüências. Apesar disto, os movimentos com o corpo, são de todo fundamentais. Não se pode ficar parado igual poste, gesticular com as mãos, demonstra autoridade e discernimento. Tudo pronto. Ele seria o ultimo a chegar. Os outros iriam na frente. Faltava alguns detalhes: as pilhas e o caixote. Mas a turma garantiu, que tudo estaria providenciado. Atravessou aquela tarde o enorme portão de ferro, com detalhes de ninfas e monstros da mitologia mundial nas lanças. Eram apenas dois quarteirões, que em situação normal, o percorria em cinco minutos. Desta vez, pareciam cinco horas. O suor ainda muito forte, escorria pelo rosto. A camisa encharcada e não era verão e sim mês de Julho, meio do inverno. A eternidade do caminho, chegava ao fim. O povo lá, centenas, não se podia calcular. Chegou e avistou a cavalaria da PM, cercando a multidão e pronta para disparar o gás que lacrimeja e atirar (nem sempre é bala de borracha). Não dava mais pra desistir. Tinha que mostrar que podia. Aquilo era sério, vida real, não se tratava de HQ ou encenação Brechtiniana. Caminhou tendo ao lado os colegas que o treinaram. Quase chegando lá, a Polícia começou a agir. O povo reagia com pedras e paus. Chegou a hora. Ele empunhou o mega fone e subiu no caixote. Seu tamanho agora ultrapassava os dois metros, “angustiado como um Goleiro na hora do gol”, dirigiu um discurso de durou, menos de hum minuto. Despencou do palco de tabuas, desferido por um bastão de borracha da PM. Acordou duas horas depois no quarto da garota que o desvirginou, com uma baita dor de cabeça. Mas avisou, amanhã tem mais.


segunda-feira, julho 23, 2007

SÉRIE: INTOLERÂNCIA

O Ministro de Relações Exteriores, do Governo Lula Marco Aurélio Garcia, cometeu um ato normalíssimo entre nós Brasileiros, o de professar um ato considerado obsceno e desferindo um palavrão mímico. O fato ocorrido em seu gabinete, na ultima sexta-feira, durante a exibição do Jornal Nacional, no máximo foi um descuido, o de deixar a janela do escritório aberta, e seus movimentos e atos expostos, a câmeras de vídeo e foto, de centenas de profissionais, que em momentos de crise, como esta da aviação civil, estão constantemente atrás de furos jornalísticos.

Marco Aurélio, é um político experiente, de primeiro escalão do PT. Um dos fundadores da sigla, dirigiu recentemente o Partido, durante o afastamento de Ricardo Berzoiní, envolvido até as cuecas, no caso do dossiê contra os tucanos. Não agiria o Ministro, tantas vezes acostumado, com tensões políticas, se soubesse que estaria sendo flagrado e em poucas horas sua atitude, tornar-se-ia pública. Não é de sua índole.

Agora, qual Brasileiro, já não desferiu um palavrão ou fez atos agressivos, ou para comemorar a derrota de um adversário, ou para justificar seus erros?. A diplomacia não é um departamento típico do Brasil. Isto não significa, que somos rudes, mal educados ou truculentos. Desferir raiva, ou sentimentos de vitória através de atos de vocábulo obsceno, já faz parte de nosso cotidiano. Quem não fechou uma das mãos e tocou-a com a outra como se fosse um tapa em momentos de tristeza, alegria, ou ódio?. Bem como, quem não desferiu um “Foda-se”, ao adversário, seja na política, no futebol e até no amor?.

Marco Aurélio, não mangou das vitimas do avião da TAM. Embora seja Stalinista e totalmente pragmático, não tripudiou com a tragédia. Apenas quis aliviar sua mente, após saber que o acidente pode não ser creditado a responsabilidade ao governo Lula.

A oposição, que minutos após o choque do Air BUS com o prédio da companhia área, tratou de remeter a culpa ao governo, com o episódio do Ministro, tratou logo de afirmar, que tal gesto teria que ser punido. Pergunto acusar sem provas, não é uma irresponsabilidade? Um desrespeito?. Um tripudio as famílias das vitimas?. Para os Tucanos e Demo(niacos), um belo vão se foder.

O erro de Marco Aurélio foi a janela escancarada. Á da opinião publica, foi o do puritanismo falso, carola e sensacionalista.

Para ilustrar este post, um trecho da crônica “O Direito ao Palavrão” de Luis Fernando Veríssimo, o qual considero fenomenal:
" E seria tremendamente injusto não registrar aqui a expressão de maior poder de definição do Português Vulgar: "Fodeu!". E sua derivação mais avassaladora ainda: "Fodeu de vez!". Você conhece definição mais exata, pungente e arrasadora para uma situação que atingiu o grau máximo imaginável de ameaçadora complicação? Expressão, inclusive, que uma vez proferida insere seu autor em todo um providencial contexto interior de alerta e auto-defesa. Algo assim como quando você está dirigindo bêbado, sem documentos do carro e sem carteira de habilitação e ouve uma sirene de polícia atrás de você mandando você parar: O que você fala? "Fodeu de vez!". Sem contar que o nível de stress de uma pessoa é inversamente proporcional à quantidade de "foda-se!" que ela fala. Existe algo mais libertário do que o conceito do "foda- se!"? O "foda-se!" aumenta minha auto-estima, me torna uma pessoa melhor. Reorganiza as coisas. Me liberta. "Não quer sair comigo? Então foda- se!". "Vai querer decidir essa merda sozinho(a) mesmo? Então foda- se!". O direito ao "foda-se!" deveria estar assegurado na Constituição Federal. Liberdade, igualdade, fraternidade e foda-se!. Grosseiro, mas profundo... Pois se a lingua é viva, inculta, bela e mal-criada, nem o Prof. Pasquale explicaria melhor. "Nem fodendo..."

quinta-feira, julho 19, 2007

SONHOS ESVAINDO EM CHAMAS


Uma tragédia, seja ela pessoal ou coletiva, como a do Aeroporto de Congonhas, nos faz refletir, sobre inúmeros aspectos. Entre eles de quem é a responsabilidade política, social e econômica, bem como a interrupção de vidas, que com elas são levados sonhos, planos e esperanças. Não acredito em vidas marcadas e delineadas pelo destino ou entidades divinas, embora acredite na existência da ultima hipótese. Porem tenho me emocionado, com as Histórias terrenas das vitimas do Avião da TAM.

Projetos adiados, sonhos desfeitos, pela incompetência das elites em cinco séculos, de Terra Brasilis.

Filhos órfãos, pais que perderam filhos. Amigos que se foram de maneira estúpida.

As empresas áreas, as que mais lucram com o sistema, investiram na casca e esqueceram do recheio. Aeroportos com suas salas e saguões luxuosos, enquanto as pistas e o maquinário sucateados.

Ironia: no dia em que os Atletas choravam de alegria por medalhas, o País chorava e rezava por seus mortos nos destroços, do escritório da TAM. O Jornal Nacional, que antes da sete da noite, preparava-se para um banquete, teve que as pressas organizar um funeral. Os ancoras anunciavam as medalhas de ouro no PAN, com cara amarrada e sorriso contido.

Uma imagem que a mim ficou: Um gaúcho no hotel de Porto Alegre, copiosamente chorava, quando soube que um ente seu estava na lista do avião. Gritava não um gol de seu time, ou o nascimento de um filho e sim a quase certeza de morte de um amado.

As imagens e o falatório, procurando culpados ou fazendo sensacionalismo, me enojam. Nada trará sonhos e esperanças de volta.

quarta-feira, julho 18, 2007

VAIA: DEMOCRACIA OU DESRESPEITO?

Ah, a vaia que o Presidente Lula, tomou na abertura do Pan, o que dizer dela? Ou delas?, afinal foram seis vezes, que cariocas vaiaram o chefe da nação. Alguns políticos e agregados tem aproveitado deste episódio, e após o terrível acidente com o Avião da TAM, ontem em São Paulo, para avaliar (criticar), o governo de Lula. Para estes, iluminados da política, em particular de nossa cidade, as vaias, não tão estrondosas assim ao Presidente, demonstram, que o governo, vai de mal a pior. Entra em campo, o quanto pior melhor.

A vaia, é de acordo com o dicionário de Língua Portuguesa, um apupo ou apupos, quando no plural, zombaria, chacota, matraca. Esta manifestação é utilizada para demonstrar insatisfação, com uma situação ou com pessoas. Desde que o mundo é mundo, a vaia é um artifício, para dizer não. Imagino que no Areópago, espaço da Grécia Antiga para manifestações religiosas e políticas, os rumores de antipatia, eram usados com freqüência pelos Pais, da Filosofia e de tantas outras ciências.

No futebol Brasileiro, em especial (já que outros povos, agem diferente), a vaia é normalmente para o Juiz da partida, acompanhada de xingamentos nada educados, envolvendo até a mãe do arbitro. Nos anos 60 do século XX, os Festivais de Música Popular, eram infestados de grupos e torcidas, que não abriam mão deste expediente, para achincalhar uma canção não aceita por eles. Sergio Ricardo foi vitima, destes apupos em 1967 no Festival da Record, onde chegou a quebrar seu violão, em protesto as vaias. Caetano Veloso, foi outro astro de nossa música, que ao ser vitimado, pelas vaias á sua canção È Proibido Proibir, desferiu um discurso, onde saltou uma frase que passou para a História “ È esta Juventude que quer tomar o poder? Se vocês agirem assim em política, como agem em estética estamos roubados”.

A vaia faz parte do vocábulo do povo, em se tratando de manifestação contraria. Quase sempre o vaiado, reage mal as zombarias, ou com palavras e atos agressivos, ou com arrogância e soberba. O ex. Presidente Fernando Henrique Cardoso, em seus dois mandatos, foram um dos campeões de vaias. Onde ia encarava uma manifestação contra seu governo. Sempre respondia, a estes ataques, com a mais completa arrogância e prepotência. Não se admira que ao comentar o fato de Lula não abrir oficialmente os jogos, disse que abriria mesmo assim. Conversa de opositor. Quando acuado, fugia da raia.

O governo de Lula, não é o esperado pela população Brasileira e principalmente pelas esquerdas. Não consegue responder aos graves problemas do País e escolheu caminhar com parte da direita e da Burguesia. Os avanços, mostram-se pequenos e insuficientes. A retórica, continua maior, que as ações concretas.

Mesmo assim, as vaias do Rio de Janeiro, nada tem a ver, com avaliação de popularidade ou queda dela.

As vaias da Cidade Maravilhosa, são a ausência de política ao Esporte. Portanto pontual e especifica. Não se pode jogar por debaixo do tapete, realidades, como a do medalhista Pan Americano, do TAE KEN DON, que precisou vender seu fusquinha, para se preparar aos jogos. E assim é a situação da maioria dos Atletas, que estão no Rio de Janeiro. Não há incentivo, apoio, ao esporte, principalmente ao Amador. Em Limeira, soube que nosso desempenho inédito nos últimos Jogos Regionais, foi mais em função dos atletas importados, do que de nossa safra local, que sem apoio é nestes momentos relegada a segundo plano.

Lula não tem que ficar, desculpando os Cariocas. Sua atitude, após o fato, foi tão ou mais arrogante, que de FHC e de outras personalidades. O sentimento de descaso com a pratica esportiva é imensa em todos os cantos do País. Porém não significa, que o Governo esta sendo testado em sua popularidade. Fato isolado, mas preocupante. È preciso pensar.

Agora, a perguntar que não quer calar: As vaias são ou não um ato perfeitamente Democrático?. Comentem.

quinta-feira, julho 12, 2007

UM BALANÇO NECESSÁRIO

Quando inicei junto com o Vereador Miguel Lombardi e o PT, uma articulação para disputa da presidência da câmara, tinha como objetivo principal, acreditar que seria possível construir uma proposta, de resgate do papel e das funções de uma casa de leis e de representação do voto popular. Há décadas a câmara municipal, tem mostrado uma cultura, de afastamento da população e de total atrelamento ao executivo de plantão. Aliado a esta concepção, atrasada de se fazer política, junta-se a falta de ética, com a promoção do Nepotismo, do empreguismo de cabos eleitorais, á escândalos quase que sucessivos de suspeitas de corrupção e de favorecimento pessoal da maquina pública. Esta é uma realidade da maioria do legislativo Brasileiro.

Estas e outras questões, incomodavam o grupo que articulou a candidatura Eliseu Daniel dos Santos, em particular a mim e ao Partido dos Trabalhadores. Não seria possível, conviver mais com a total ausência de Democracia no interior do Parlamento e com atitudes que contrariavam a confiança do eleitor em seus representantes. Sabíamos que era difícil, em virtude desta mesma cultura, onde há troca de favores, definia (e ainda define), tomada de decisões em votações e ações. Que os interesses do executivo, que passou dois anos aprovando tudo o que queria na câmara, eram intensos e não permitiria a vitória de um grupo que tendo apenas o PT, como oposição, tinha ali Vereadores, que estavam descontentes com os rumos do Parlamento e que ainda mantinham (e mantem), alguns princípios, mesmo que sejam táticos e pragmáticos.

No entanto, fomos á luta. Organizamos uma plataforma, quase toda ela elaborada e defendida pelos Petistas e por mim. Para nós da esquerda na câmara municipal, Eliseu não era o candidato ideal, capaz de promover uma revolução que reverte-se papeis hoje implantados, culturas até então massificadas na opinião pública. Porem sem dúvida alguma acreditávamos (eu ainda acredito), que se não uma mudança radical, ao menos um processo transitório, que restabelece-se a democracia, desse passos importantes para a pratica da ética e da transparência na política.

O PT fechou o voto no Vereador do PSC, através de uma política programática, consistindo, em acabar com o Nepotismo, criar o código e comissão de ética, Colégio de Lideres, gestão compartilhada, concurso público, participação popular e outros pontos, que vinham de encontro ao caráter de mudanças na segunda instituição do município.

Eliseu cometeu ao meu ver dois erros, neste primeiros seis meses de mandato presidenciável. O primeiro, negociando o voto com alguns Vereadores, no velho método de loteamento de cargos. Não que eu seja contra a esta prática. Vejo que quem contribuiu para a eleição, deva ter participação no governo. Mas discutir o voto, tendo apenas como principal interesse os cargos, é insistir no erro, é preciso debater programa de gestão e em conseqüência o lugar ao sol. O segundo erro, foi em decorrência do primeiro. A reestruturação administrativa iniciada na gestão de Elza Tank, á qual todos nós tínhamos inúmeras critícas, era a chance de ouro, para a consagração do novo Presidente. Garantir uma estrutura, que diminuísse o empreguismo e o loteamento de cargos, seria passar imediatamente para a História, como o dirigente que iniciou um processo de profissionalização e porque não moralização da casa de leis. O PT votou contra o projeto, o qual eu em particular, fiz varias sugestões e aconselhei o Presidente, a não aumentar o numero de contratações em comissão, ponto único de discórdia, com os petistas.

Apesar de graves, estes erros não comprometeram os objetivos iniciais. Eliseu de cara, promoveu um novo oxigeno, no interior da casa. O clima de terror e tensão, tão comuns e terríveis, vistos em mandatos anteriores, pudemos notar que são coisas do passado. O dialogo com os funcionários é franco, direto e sem autoritarismo, típico de senhores de engenho. Os pontos acordados com o PT, foram e estão sendo cumpridos.

Mas o ponto central desta gestão, tem sido o esforço de compartilhar as decisões, e fazer valer o pluralismo de idéias, pondo fim a pensamento único, tão praticado no passado recente. O fato de privilegiar os Vereadores, descentralizando as decisões e estruturando os gabinetes, também é um ponto a ser enaltecido. A independência do executivo, ainda é um desafio, o qual Eliseu Daniel, esta convicto (tenho percebido), de que tem que ser perseguido e alcançado. Algumas atitudes, como não intervir no resultado das votações, não permitir votações a toque de caixa, cobrar do Prefeito explicações sobre proposituras e ações, incentivar investigações e debates sobre assuntos públicos, são sintomas deste esforço.

O Presidente ainda tem um aspecto que difere dos demais. Sua preocupação em buscar saídas, para questões dramáticas e dificieis no município. Dois exemplos deste esforço: As greves dos Funcionários Públicos e dos Motoristas do Transporte Coletivo, agindo com isenção, sem condenar os movimentos em seu legitimo direito de lutar por condições melhores de vida, pelo contrario, nestes momentos, apoiou estes direitos. Esta postura é mais um diferencial, dos seus antecessores, que ou se omitiam ou condenavam as ações dos movimentos.

Considero para finalizar, estes primeiros seis meses como positivos, na gestão Eliseu Daniel. Acho que esta no caminho certo. Porem alguns questões se fazem necessário refletir e buscar mudanças:

* Combater a cultura do Loteamento simples de cargos. Buscar programatizar os apoios, sendo o papel na gestão conseqüência disto;
*Radicalizar na independência ao Executivo;
*Criar mecanismos de participação popular;

No mais, que a Democracia e a Pluralidade, continuem a prevalecer.

SÈRIE: INTOLÊRANCIA


Nesta semana, estou me sentindo, como na Idade Média, com direito, a processos inquisitórios, e toda a ordem autoritária e maniqueísta da Igreja Católica. Mas do que isto, sinto introduzido em uma máquina do tempo, á qual me empurra, para o discurso intolerante, arrogante e violento.

A primeira razão, é a que estou lendo o Best Seller, “O Mundo de Sofia”, do Norueguês, Jostein Gaarder, Filosofo e Professor de filosofia, que publicou a obra em 1991. Levei mais de uma década, para ler este delicioso livro. Por puro preconceito a matéria, bem como por preguiça. Passei mais de uma década, envolto em textos clássicos e conjunturais.

No entanto, estou mergulhado na História da Filosofia e do mundo. Falarei especificamente, desta obra, quando chegar ao final da leitura. Mas para fazer uma ponte, com a crônica, cujo o tema principal é outro, cito as páginas do Professor de Filosofia, relacionadas a idade média. Neste período, ao mesmo tempo obscuro, cheio de trevas, também foi rico, em acontecimentos e descobertas. Porem seu objetivo central, foi apagar os avanços da Antiguidade e consolidar o poder da Igreja Católica. Poder este desenfreado, e mantido na força dos dogmas e no terror físico e psíquico.

A Igreja Medieval, em especial, construiu verdades e posições, que excluíram os diferentes e os questionadores. Uma destas ditas “verdades absolutas”, foi a de passar quase dois mil anos, afirmando, ser a Igreja de Cristo, única, santa, e detentora dos mistérios divinos e salvificos. Estas heresias, só foram rompidas, ou amenizadas com o Concilio Vaticano Segundo, no inicio dos anos 60 do século passado, quando o Catolicismo, vendo sua própria decadência e antenado, com as mudanças no mundo, se propõe, buscar a modernidade, adaptando-se a ela. E assim o Concilio, foi alem disto. Promoveu novidades que surpreenderam a toda humanidade. Entre estas medidas, a necessidade de dialogar com o diferente e principalmente com o excluído. Nesta toada, o Concilio desde seu inicio abriu portas para outras religiões e seitas. Tiveram assento, como observadores do encontro católico, representantes da Igreja Ortodoxa, Protestante e outras crenças menores. O dialogo e a tolerância, foram o prato principal, dos debates e das resoluções do Concilio de numero dois. A palavra de ordem passa a ser a do ecumenismo e a relação em fraternidade e solidariedade. A Igreja da América Latina e da África, foi a que mais se apoiou nesta decisão.

Esta principal decisão, percorreu dois papados (Paulo VI e João Paulo II), sem arranhões e na perfeita harmonia, mesmo que no de Karol Wottilla, já sentíamos sinais, de rachaduras na proposição do dialogo, entre Igrejas de fé antagônicas, em especial as de fidelidade Cristãs, porem com objetivos muitas vezes convergentes, como a opção pelo pobres e a fé em Jesus Cristo Libertador.

Disse no inicio do texto, que estou me sentindo um plebeu, um servo em pleno feudalismo, esta semana, bem como um pagão, rumo á fogueira após veredicto, inquisitório.

Documento assinado pelo Cardeal Willian Levada, Prefeito da temida, Congregação da Doutrina da Fé e pelo Secretário da mesma, Arcebispo Ângelo Amato, detonam com as resoluções do Concilio Vaticano Segundo. Vai por terra, o conceito de unidade na diversidade, da Solidariedade Cristã. Entra os dogmas de seitas religiosas e o poder da maior Igreja do mundo, que explora esta “autoridade”, julgando-se acima de qualquer suspeitas, e livre de pecar. Conclama-se herdeira dos ensinamentos de Jesus Cristo e a preferida do Salvador.

Tamanha Arrogância e demonstração de autoritarismo, jamais visto nos últimos quarenta anos. Veja abaixo trecho do documento, onde os clérigos, transbordam violência nas palavras:

Quinta questão: Por que razão os textos do Concílio e do subsequente Magistério não atribuem o título de "Igreja" às comunidades cristãs nascidas da Reforma do século XVI?
Resposta: Porque, segundo a doutrina católica, tais comunidades não têm a sucessão apostólica no sacramento da Ordem e, por isso, estão privadas de um elemento essencial constitutivo da Igreja. Ditas comunidades eclesiais que, sobretudo pela falta do sacerdócio sacramental, não conservam a genuína e íntegra substância do Mistério eucarístico[19], não podem, segundo a doutrina católica, ser chamadas "Igrejas" em sentido próprio[20].
O Santo Padre Bento XVI, na Audiência concedida ao abaixo-assinado Cardeal Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, ratificou e confirmou estas Respostas, decididas na Sessão ordinária desta Congregação, mandando que sejam publicadas.

Penso que este posicionamento, aliado a ataques aos mulçumanos, recentemente pelo Papa, a defesa da volta a liturgias de centralização presbitera, só agrava os graves problemas da humanidade e aponta para um mundo mergulhado na Intolerância. Se nos anos de antes guerra e durante, tínhamos Hitler, Mussolini no poder político e Pio XII no Eclesial, hoje Bush e Bento XVI, não devem nada a aqueles em termos de ausência de tolerância.

PS: Para ler documento da Congregação sobre este assunto e outros, acesse o site do Vaticano: http://www.vatican.va/index.htm