quinta-feira, dezembro 29, 2005

GOVERNO SILVIO MAIS DO AUTORITARISMO

O texto que postei ontem, apenas definia o que entendo por um governo democrático e popular, com compromissos claros e objetivos com os pobres.

Tinha e tenho a plena certeza de que o Governo Silvio Félix, não cumprirá, como não cumpriu neste primeiro ano , no restante de seu mandato praticamente nada dos pontos em que elenquei na matéria publicada no extinto site Tiro e Queda.

Primeiro por sua História pessoal e o perfil de sua equipe de governo. O personalismo e o individualismo são a marca registrada desta gestão, que pautou-se por um secretariado que anunciava planos, projetos e nenhuma ação concreta e decisiva.

O discurso de que sua equipe seria de técnicos, foram para debaixo d´agua, aja vista que só a secretária de negócios jurídicos, foi responsável por inúmeras lambanças, entre elas vários contratos, licitações, reprovadas pelo tribunal de contas do Estado, alem é claro de varias denuncias por super faturamento e outras irregularidades feitas ao Ministério Público.

Segundo por Silvio Félix, iniciar sua administração ensaiando uma política calcada no populismo, tomando medidas e iniciativas que agradassem o povo. Mas foi pífia a tentativa de reeditar, o estilo de políticos como Getulio e JK, só para citar dois ilustres populistas.

A incapacidade de Félix em dialogar com a sociedade civil organizada, notou-se já nos primeiros meses, em que raramente assuntos de relevância eram discutidos com a população. Quando o segundo semestre chegou, com ele vem medidas impopulares, como o corte de cestas básicas a famílias carentes somada a uma política de assistência social, que muito fala e pouco combate a miséria e a fome, o corte do beneficio de bolsas de estudos, a extinção rápida e desnecessária da EMDEL, provocando um caos nos serviços de limpeza e manutenção na cidade e a eterna demora em definir uma política habitacional no município, forçando o Movimento Sem Casa realizar 3 ocupações durante este primeiro ano de governo.

Isolado da população, o Prefeito agarrou-se na maioria dos Vereadores, que de uma disciplina da qual jamais vi em meus 25 anos de política, votaram tudo o que o chefe do executivo pedia (ou ordenava). Até na tentativa de cassar injustamente o mandato de um Vereador, este governo foi envolvido.

Alias a câmara municipal, não só atende ao estilo o senhor feudal manda os serviçais obedecem, como reedita de uma forma para lá de transparente, comportamentos que achávamos estava banido ou em vias de desaparecer do cenário político de nossa municipalidade. Funcionários fantasmas, nepotismo, uso corrente de expedientes como urgência especial para votar projetos polêmicos com o da CIP, entre outros abusos a democracia.

O modelo imperador de Roma, esta falido e ninguém suporta mais o autoritarismo e a política de exclusão. O Governo Silvio direciona mal seu eixo de ações. A segurança pública, passa a ser sua prioridade, cometendo erros constitucionais e de conceito administrativo.

As vezes sua equivocada maneira de comportar-se o faz cometer heresias, como a de comparar-se com Jesus Cristo, dita a alguns dias em um programa de radio do município.

Estamos em época de repensar as instituições e as leis e comportamentos que as regem. Não é possível mais achar que ao ser eleito a prerrogativa de decidir é só do Prefeito.

O povo não pensa mais assim. As décadas de lutas contra o regime militar e suas heranças, tem ensinado a população, há ter gosto pelo engajamento político, o exemplo dos movimentos contra a taxa de luz são elementos para comprovação desta tese.

Não creio que este governo modifique seu modo de governar. Então resta a população organiza-se e garantir direitos e amplia-los com muita luta.

OBS: Amanhã escrevo sobre o Governo Lula.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

O QUE ESPERO DO GOVERNO SILVIO FÉLIX? (Texto publicado no site Tiro e queda em Dezembro de 2004)

O Internauta deve estar se perguntando, principalmente os amigos do T&Q, que sabem que sou Militante do Partido dos Trabalhadores, o que espero de um Governo, em que no decorrer do processo Eleitoral, tentei evitar que se concretiza-se?.

Será que o que espero é o fracasso deste Governo? Perguntam os amigos. Será que o Coordenador da Campanha Petista não aposta na tese do quanto pior melhor? Ou melhor ainda joga todas as fichas de que o Governo de Silvio será Autoritário, envolto em denuncias e escândalos e assim fácil será fazer Oposição?.

E mais que as propostas mirabolantes de campanha não sairão do Papel e o povo logo terá consciência de que escolheu errado? Ou para terminar as especulações: Já nos primeiros meses Silvio não se entenderá com sua Base Aliada e as crises políticas estarão instaladas no novo Governo?.

Bem não quero e não pretendo especular. Minha pratica política não é da especulação ou da fofoca, expedientes usados com freqüência por Alguns agentes políticos e alguns jornalistas.Como um bom Limeirense que sou, torço por minha cidade, pois por ela trabalho e luto.

Meu Partido fará Oposição ao Governo de Silvio Felix, por entender o Histórico e o Programa de Governo de sua coligação não são suficientes para promover o desenvolvimento com Inclusão Social.

Faremos uma Oposição responsável e conseqüente, aplaudindo iniciativas da administração que venham de encontro ao nosso Programa e nossos princípios.

Agora as teses acima descritas, apontam para uma derrota da administração Pedetista, espero que nada aqui exposto ou o que se cogita ocorra nos próximos 4 anos.

Por isto para aplaudir Silvio Felix, espero que cumpra e realize algumas das reivindicações e necessidades levantadas durante a campanha eleitoral, por todos os candidatos, inclusive o Prefeito Eleito.

Assim descrevo abaixo, uma lista de compromissos, que realizados, podem elevar nossa cidade a condição de município que promove o desenvolvimento, garantindo o bem estar da população:

1- Que o compromisso com a Ética, assinado por todos os candidatos na OAB, seja cumprido pelo Prefeito Eleito, respeitando o patrimônio publico, agindo com transparência, evitando o nepotismo e o fisiologismo;

2- Que o Funcionário Público seja respeitado, garantindo ao mesmo um Plano de Carreira que o estimule a prestar bons serviços a comunidade;

3- Que a Administração seja aberta a todos e não só aos Amigos e correligionários;

4- Que os Movimentos Sociais e Populares sejam respeitados pela Administração como legítimos em suas reivindicações e ações. Que nenhum problema social seja tratado como caso de policia;

5- Que a cultura abominável da perseguição política, apenas por não concordar com quem esta no poder seja abolida da pratica política;

6- Que todo e qualquer serviço publico, explorado pela iniciativa privada seja realizado mediante Licitação publica;

7- Que haja diminuição nos chamados cargos de confiança e que o Servidor de Carreira possa ser valorizado assumindo cargos de primeiro e segundo escalão;

8- Que o Prefeito eleito mantenha com a Câmara Municipal uma relação de dialogo, respeitando a Autonomia da casa de Leis, não utilizando de artifícios, usados em outros tempos como a chantagem e a repressão;

9- Que o Prefeito eleito termine todas as obras iniciadas na gestão que esta terminando, principalmente as de infra estrutura urbana e social, aja vista que as mesmas já contem orçamento para sua execução;

10- Que o Prefeito Silvio Felix, encaminhe já para ser votado na Primeira Sessão Legislativa, Projeto de Lei criando a Ouvidoria Pública na Prefeitura de Limeira;

11- Que o Prefeito Eleito destine recursos para programas de combate a fome e a miséria e que verbas federais destinadas para o mesmo sejam utilizadas com maior competência;

12- Que nova gestão cobre do Governo Estadual maior atenção com nossa cidade, principalmente no envio de verbas e recursos, situação que não tem sido cumprida a contento;

13- Que os Direitos Humanos e de Cidadania sejam respeitados, tendo a administração municipal como o principal instrumento desta garantia e de sua promoção, sem discriminações e preconceitos;

Pois bem, nenhum destes 13 pontos são impossíveis de realizar ou cumprir. Basta vontade política e amor a nossa cidade. Desejo que o Prefeito Silvio Felix as tenha.

BALANÇO DE 2005

Vou arriscar fazer um balanço ou retrospectiva do ano que esta se findando. Iniciarei com o Governo do Prefeito Silvio Félix. Mas para falar dele postarei primeiro o que esperava de seu governo. O texto acima, foi publicado no finado site www.tiroequeda.com.br, no dia 10 de dezembro de 2004, há 20 dias da posse. Amanhã posto minha analise deste primeiro ano.

terça-feira, dezembro 27, 2005

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Esta foi o camarada Alipio Freire que enviou:

Campinas, 26 de dezembro de 2005

Não se preocupem, camaradas,

É sempre assim mesmo.
No Natal, uns poucos comemoram o nascimento do Deus Filho e seus
mistérios.
Outros – em número não muito maior – comemoram o faturamento dos
negócios.
A grande maioria entra no endividamento do consumo desenfreado e uma
boa
parte cumpre apenas compromissos sociais.

Alguns, muito raros, aproveitam para ver e cumprimentar sinceramente
amigos,
simplesmente por que é bom ter amigos. Nada mais que isto. Mas, para
isto,
não é preciso Natal.

O Natal deste ano, passou.
Durou apenas até ontem.
Veio a ressaca e, no próximo fim de semana, a virada de ano.

Esperanças ...
Bem, sonhar, sempre. Iludir-se, jamais.

Apenas novo calendário:
carnaval, quaresma, semana santa, páscoa, festas juninas.
Dia da pátria (e de N. Sra de Aparecida), dia da criança, finados,
proclamação da república, novo natal.
Se preparem.
Vai ser assim mesmo, com algumas datas locais entremeadas.
Nos anos pares, eleições.

No dia a dia, a batalha para a maioria esmagadora.
A esmagadora batalha para sobreviver.

Hoje, a grande palavra de ordem é
“Pelo direito a ser explorado”,
pois nem mais explorar querem, empregos não há.

Por enquanto, vai mudar nada não.
Mas em 2006 ouviremos muitas promessas.
Só isto.

Portanto, mais que nunca, precisamos estar juntos.

Putabraço,
Alipio Freire

MENSAGEM

Penso que fazemos História com poesia. E é com poesia que quero
desejar a todas e a todos um Feliz Natal e um 2006 repleto de lutas,
conquistas e muito amor, liberdade.

Abraços e Beijos;

Janjão

Incenso Fosse Música (Paulo Leminsk)


isso de querer
ser exatamente aquilo
que a gente é
ainda vai
nos levar além

quinta-feira, dezembro 22, 2005

A EMOÇÃO DE UM OBESO

O nome dele é Luis, deve pesar mais de 200 kilos. Tem o semblante da face enrugado, por conta da gordura provocada pela obesidade. È de imaginar que sua ob seja mórbida e de resultados para saúde negativos.

Movimenta-se com muita dificuldade, embora procure fazer tudo o que garotos e garotas de sua geração fazem. Ao supor pela sua turma, deve ter no máximo uns 18 anos, apesar de aparentar ter uns 25. Sorri muito pouco, mas é de supor que é querido por muitos dos colegas. A missa começa.

O gordo entra ao lado de uma garota de corpo esbelto, típico de quem esbanja saúde. A música faz com que a atmosfera do local, dê vazão para o altar, com as atenções voltadas para o presbítero da celebração.

Pensamentos rolam nas mentes. Como deve ter sido a infância, adolescência, deste jovem gordo?. Gordo sofre. Sofre por ser gordo e produzir movimentos lentos e não raciocínio. Sofre por não ter agilidade para dançar e andar. Sofre por não ser o estereótipo da sociedade globalizada e de consumo. Gordo geralmente não tem namorada, não só porque dele se afastam, mas porque ele delas fogem, de medo e vergonha. Gordo é rotulado, ganham apelidos, alguns agressivos e maldosos. Baleia assassina, bucho, barriga de chope e outras coisas.

Gordo não tem agenda social, tem agenda médica. Gordo é sócio honorário de clinicas de emagrecimento e comprador de todas as revistas, livros e obras sobre como deixar de ser gordo. Gordo ou não transa ou transa muito pouco e mal. Chacotas se faz com seu bilau.

O pensamento vai longe, enquanto o padre faz um sermão fantástico sobre o papel da educação e dos educadores na vida da juventude. O gordo escuta com atenção.

È impossível não enxerga-lo, ele é enorme. As costas caídas para frente, deve ter sérios problemas de coluna.

Chega o momento do abraço da PAZ, em que o padre solicita que nos cumprimentemos uns aos outros com a frase A PAZ DE CRISTO, se possível com forte abraço. O gordo levanta-se do banco já em lagrimas e vai abraçando um a um de seus amigos, os quais conviveu na escola.

As lagrimas vão aumentando e toda a igreja se volta para o gordo, abraçado a sua família. Os pensamentos rolam e chegam ao seu fim e terminam com a frase do Lemisnk: Isto de querer ser exatamente o que é, ainda vai te levar alem.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

METALLICA TOCOU EM UMA IGREJA

Sábado minha irmã caçula, casou-se fazendo com que este que escreve este post, chora-se copiosamente, pois ao ver o ritual da cerimônia, passou um flash back pela cabeça.

E foi com um flash back que padrinhos, noivo e noiva, entraram na igreja. Ao som de uma baladão do grupo de Metal Metallica, todos nós podemos verificar, o lado romântico (não vi a tradução, mas imagino que seja)dos metaleiros americanos.

Já vi muita coisa na vida, mas Heavy Metal na Igreja, foi a primeira vez. Mas foi legal. O nome da música, não sei. Vou pesquisar e informo em breve.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

POESIA

Confira
tudo que
respira
conspira
“Paulo Leminski”

O EFEITO JOÃO GRILO X O EFEITO DOM JOÃO VI

O Auto da Compadecida obra de Ariano Suassuna, prima por apresentar um personagem João Grilo, que para sobreviver e superar a miséria e a fome do Nordeste da fome e dos coronéis, aplica pequenos golpes, inclusive no diabo.

Conheço alguns Joãos Grilos, que sem intenção de enriquecer-se, as custas dos outros ou de métodos escusos e corruptos. Nunca considerei João Grilo um malandro que permea-se sua conduta apenas para beneficio próprio.

Pelo contrario, seu fiel companheiro Chicó era constantemente protegido pelas idéias mirabolantes de João, alem é claro de outros personagens em sua maioria pobres e miseráveis como ele. Alias João não aplicava sete um nos pobres. Suas vitimas eram os Coronéis símbolo de riqueza e exploração, o comerciante ganancioso e sua mulher adultera, o padre e o Bispo corruptos e mesquinhos. A santíssima trindade que vive até os dias de hoje no topo da pirâmide social.

Nosso ilustre malandro é inocentado e perdoado pelas pequenas travessuras, nada mais nada menos por Nossa Senhora, mulher e mãe do Salvador, que na obra é negro, como a maioria de nosso povo. Enquanto as elites da cidadezinha nordestina foram condenadas ao fogo do inferno. Para mim a obra de Suassuna é Revolucionária e extremamente atual.

Na outra extremidade esta um personagem real, literalmente Dom João VI. Ao contrario de seu chara, João VI o rei de Portugal no inicio do século XIX, era ambicioso e corrupto, representando bem os interesses da corte no Brasil.

Fugido da Europa, por conta da invasão Napoleônica a Portugal, o rei gordo e bonachão, transferiu a sede do reino para o Rio de Janeiro e para cá trouxe tudo o que foi capaz de roubar e pilhar de seu País.

Ao chegar em terras brasileiras, mostrou suas garras desapropriando e desalojando cidadãos para acomodar seu seguidores e puxa sacos. Dom João e sua turma era adepta aos métodos mais espúrios de passar os outros para trás, com enormes golpes que rendiam dividendos e propriedades, aumentando sua pilhagem.

A corte Portuguesa primava pela total falta de vergonha e completa libertinagem. A chantagem política e pessoal eram pratos típicos dos que imperaram neste período.

A emergente Burguesia Brasileira, fazendeiros, usineiros e pequenos comerciantes, ao invés de resistir a pilhagem e malandragem da corte, unia-se aos alcaides, aumentando ainda mais a exploração sobre o povo pobre e os escravos.

Hoje penso que temos estes dois efeitos em nossa sociedade, a do malandro do bem e a do malandro que aplica golpes para obter vantagens pessoais. Digo sempre que a luta pela sobrevivência, quando não se tem consciência coletiva e de classe, leva a comportamentos distintos, inclusive a degeneração ética e moral.

Mas apesar de não concordar nem com os pequenos golpes, sou muito mais João Grilo do que Dom João.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

DOIS LADOS DA MOEDA

I

Tudo gira em torno da Paz
O patrão quer paz,
Por isto explora o empregado
O empregado quer paz,
Por isto não reclama da exploração

A Paz pode representar enganação
Em nome dela ser humano torna-se ladrão
Ladrão da paz de seu irmão
Aprontando para obter vantagens
De montão

A Paz remonta aos tempos de antigamente
Quando um irmão sentia ciúme dos dotes do outro
E matar era o jeito
Para livrar-se do incomodo e reinar soberano

Soberanamente a Paz foi selada
Com a escravidão negra nas Américas
Para senhores viverem em paz
Negros para a chibata foram
E humilhados por séculos e
Quando a liberdade veio com ela a fome imperou

A paz justificou a inquisição
Invenções de bruxarias e endemoninhados
Foram de praxe para os príncipes da religião
Que para fogueira condenaram Joana a D´Arc
E para o ostracismo Galileu, o Galilei

A Bastilha foi derrubada em nome da Paz
Que não existia aprisionando servos
E Burgueses
Mas com a Paz da Liberté, Egalité, Fraternité
Uma nova classe de senhores surgiu
E com ela uma nova e imensa classe de famélicos
Se formou

Formou-se em nome da Paz conceitos
Tão opostos que agrupam até hoje
Milhares de seguidores, por um ou outro
Capitalismo Versus Socialismo
Nazismo Versus Humanismo
Judaísmo Versus Cristianismo
E por aí afora



A Paz usada foi por tiranos
Que tinham na violência e na intolerância
Sua máxima para exterminar e imperar
O que dizer de Idi Amin Dada, Pol Pot
Ditaduras Militares nas Américas, Caribe e África.

A Paz durante 44 anos viveu
No fio da navalha a espera de um colapso nuclear
Bastava o mundo capitalista contrariar o mundo socialista
Ou vice versa, para a humanidade viver na tensão
Até lenda criou-se
De dois botões, um de cada lado do planeta
Acionados, bum !

A dicotomia da luta do bem contra o mal
Coloca em cena a paz
Como argumento para invadir nações e vidas alheias
Excluir para tomar territórios,
Excluindo com discurso separatista e xenófobo

Enfim, a Paz é vendida de acordo
Com gostos e interesses
Profere-se esta palavra
Para justificar mortes, fome
E toda sorte de desilusão
A Paz torna-se luz para privilegiados
E trevas para a maioria

II

Maria nunca ganhou presente
No Natal, família pobre
Seu sonho era ganhar uma boneca
O dia que isto aconteceu, ela teve
PAZ

Joaquim carregava para o corte
De cana uma verdadeira cruz
Incomodava-o um calo no pé direito
Sabia que só médico dava jeito
O dia em que pode retirar a enfermidade
Viveu finalmente em PAZ

Juliana não brincava com Lucia
Porque era negra e os pais de Lucia não gostavam
De negros
Um dia as escondidas JU e LU
Se encontraram e brincaram
A partir deste dia a PAZ invadiu o coração
Das duas amigas

Carlos sofreu o acidente com 18 anos
Sua companheira é a cadeira de rodas
Desde a fatalidade não conseguia ir ao cinema,
Lá tinha escada para a sala de exibição
Um dia uma rampa foi construída
Carlos vestiu-se de branco
E em PAZ continuou sua vida

Marta apanhava do marido
Um dia sim e outro também
O medo a dominava e aquela situação
Não terminava
Um dia depois de quase morrer
Marta disse: Quero PAZ
e ela veio, com o marido fora de casa.

Jocemar vivia no sertão de Pernambuco
Nunca tinha visto televisão, na sua cidade
Não tinha eletricidade.
Um dia ele iluminou a terrinha
E Jocemar pode ver Regina Duarte
Na telinha instalada na praça da cidade
E aí em PAZ ficou com seu desejo realizado.

Lucia ansiava saber ler e escrever
Queria enviar uma carta pra Zé Teodoro seu noivo
Que mora no Rio de Janeiro.
Um dia aprendeu as letrinhas e escreveu
A palavra PAZ e assim pode
Terminar a missiva com um belo Eu Te amo.

Jurandir não se conformava com
O desaparecimento de Junior seu filhinho de 5 anos
Labutou durante anos atrás do rebento
Lagrimas derramou e humilhações sofreu
Um dia Juninho foi encontrado
Razão que só a busca da PAZ é capaz de explicar.

Rebeca queria abandonar as drogas
Tinha decidido,
Mas os anos de vicio destruíram confianças
E difícil era a recuperação
Um dia ela não agüentou e pediu uma oportunidade
E aí a Paz imperou em sua vida,
Pois incluída foi nas delicias do mundo.

Valdir sofria as mais terríveis privações
Mas a maior delas era a de não poder
Alimentar sua família
A miséria tomava conta do lugar
Um dia sua luta e persistência
O trouxeram um prato
Que saciou a fome e em Paz manteve
Os que ele amava

EPILOGO DAS DUAS PARTES

A Paz pode não ser
Um estado de espírito

Pode não ser uma realização
Apenas individual

A Paz pode não ser infinita
E duradoura

A Paz pode ser a linha do horizonte
O Nirvana sonhado e esperado
Pela humanidade.

Porem a Paz não é uma bala perdida
Ou um chefe de estado louco e belicista.

A Paz não é ódio e amor obsessivo
A Paz também não faz distinção.

A Paz não pode significar o fim
Mas o objetivo a ser perseguido.

A Paz pode ser Deus ou não
Pode ser religião ou não.

A Paz só não pode separar
Matar, torturar e explorar.

A Paz pode muito bem
Existir para repartir

A Paz pode ser Rock In Rool
Ser Samba e Blues, todos os sons

A Paz pode ser branca, azul ou vermelha
Todos as cores, todos os tons

A Paz advir e aí a humanidade
Vai sorrir.

ESTOU INSCRITO NO CONCURSO DA GRUTA DA PAZ

Fiz hoje minha inscrição no concurso Gruta da Paz de poesia, organizado pela sectretária municipal de Cultura. O tema do certame é a Paz. Publico no post acima o texto que estou concorrendo.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

DIA 13 DEZEMBRO: SANTO OU PECADOR?

Ontem 13 de Dezembro, dois acontecimentos marcam esta data. O primeiro deles diz respeito à religião católica. Comemorou-se ontem o dia de Santa Luzia, data de sua morte, decapitada pela inquisição.

Italiana recusou-se a casar-se com quem a família exigia e por isto, foi denunciada por violar leis da igreja dos reis e da Burguesia. Santa Luzia, abriu mão de sua fortuna, doando bens aos pobres daquele período da idade média, onde o sistema feudal imperava, jogando milhares de pessoas em condições subumanas de vida.

Sou fã da Santa que perdeu os olhos para não se submeter às regras de seu tempo. Minha mãe era devota. Nos anos 70, descobrimos um estrabismo em minha irmã do meio. Pobres dependentes na época do antigo INPS, minha mãe fez uma promessa à santa, pedindo a cura de minha irmãzinha, então com cinco anos. Com a graça de Deus e com a competência do Dr. Salgado, Ana Paula, mana do coração, curou a visão.

Atuei durante duas décadas na Comunidade de Santa Luzia, que recebeu o nome da santa como padroeira, por sugestão do Padre Olívio Reato em 1975, em virtude do bairro em que foi fundada a comunidade cristã ter a singela nominação de Jardim Vista Alegre.

Na outra ponta do dia, esta o pecado. O pecado capital da Burguesia Brasileira e de seus aliados os militares. Não contentes com o golpe que instituí o regime militar em 1964, arquitetaram e executaram o golpe dentro do golpe. O famigerado AI5- Ato Institucional nº. 05- de 13 de Dezembro de 1968.

O Ato proporcionou o resto de liberdade que ainda existia no País, mesmo com varias medidas autoritárias e com a repressão a todo vapor. Antes do treze de dezembro, ainda era tolerado pelas forças de repressão, as passeatas, assembléias e toda forma de reunião e manifestação contraria ao regime.

O AI de numero cinco, fechou tudo, criou o estado de exceção. O AI5 cassou mandatos parlamentares, fechou o congresso nacional, suspendeu os direitos políticos de quem se atreve-se ser contrario ao sistema, pos fim a eleições diretas em todos os níveis, cassou o hábeas corpus. Alem destes outros atos foram incorporados à vergonha assinada pelo general Presidente Costa e Silva. Medidas que instituíram a Pena de Morte e outras.

Este pecado cometido há 37 anos, sobreviveu até o day after da ditadura que foi ocorrer em 1984. O AI5 foi responsável por mais de 3.000 mortos e desaparecidos, por mais de cinco centenas de pessoas exiladas, banidas do País. Pela cassação de prefeitos, governadores e parlamentares, bem como pela aposentadoria precoce de servidores públicos ou até de seu banimento.

O Golpe dentro do Golpe foi responsável por sessões de tortura, que ou mataram ou deixaram seqüelas em milhares de pessoas.

O pecado cometido no dia 13 é o reverso da medalha de um dia que deveria ser lembrado, por celebrar a vida de uma SANTA, que dedicou todas as suas esperanças em prol dos pobres e excluídos.

Mas a História é feita para ser contada e infelizmente o AI5 será lembrado para que as futuras gerações rechacem mais este crime cometido contra a humanidade.

CANSAÇO FISÍCO E MENTAL

Fiquei quatro dias sem postar. Ocorre que estou estafado, cansado. O ano foi difícil, enfrentamentos políticos, decepções pessoais, falta de grana e agravamento do diabetes.

Alem disto algumas descobertas tem feito com que procure mudar de hábitos, buscar equilíbrio emocional, dedicar-me a família, repensar conceitos políticos e de vida.

Saí de um Partido o qual dediquei metade de minha vida. Saí dele por entender que sua elaboração nos dias atuais contrasta com o que penso, com minha visão de vida.

A necessidade de afirmação profissional e o dar um tempo pra militância, sem abandonar, tem sido o que pretendo fazer.

Mas to cansado e isto prejudica minha capacidade de elaboração. Para compensar os dias sem texto, postarei alguns ao longo do dia.

sexta-feira, dezembro 09, 2005

MINHAS PREFERIDAS- PAÌS TROPICAL

A música soou a época ufanista e alienátória. Seu autor Jorge Ben Jor, ainda Jorge Ben foi acusado de colaborar com o regime. Ainda mais que o primeiro a gravar e popularizar foi Wilson Simonal, este sim odiado pelas esquerdas que o tinham como o alcagüete da ditadura, tanto que anos depois surgiu varias denúncias em que a ele foi atribuída.

Mas Jorge Ben redimiu-se com a MPB engajada e a turma da Jovem Guarda, dois estilos que flertou desde o inicio da carreira, até que neste mesmo ano de 1969, quando País Tropical foi lançada, Jorge concorria no IV Festival Internacional da Canção da TV Globo, com a música “Charles Anjo 45”, acompanhado do Trio Mocotó.

Este FIC é o marco para o lançamento de uma fusão e um movimento o Samba Rock, que vai ter adeptos por toda a vida: alem do Trio Mocotó, Luis Vagner e outros. País Tropical sempre foi uma das preferidas das rodas de viola em que participei.

Embora a época em que foi lançada, não á encaro como ufanista. Acho que é uma das melhores retratações do País em música popular. A versão que mais gosto é que Gal Costa gravou em seu 2º disco solo (Gal) de 1969, aquele da capa toda psicodélica (eu tenho em vinil e troco por quem tiver em CD) e que tem a participação de Caetano e Gil.

quinta-feira, dezembro 08, 2005

GIVE PEACE A CHANCE

Só fui entender John Lennon após sua morte. Compreendi que sua opção por um mundo mais limpo e humano, não era uma jogada de marketing, pois com o fim dos Beatlhes, a necessidade de promoção era enorme. Não Lennon não precisava disto, seu talento musical o manteve no topo.

Sempre gostei mais dele do que dos demais for fabulous. Vibrava torcendo para ele, nas brigas com Paul McMacartney na disputa pela liderança da banda mais famosa do mundo. Sempre o considerei o mais criativo de todos de sua geração.

Quando adolescente fiz uma lista com os compositores favoritos, Lennon era o único não brasileiro da relação. Também chiei quando disse que o sonho tinha acabado, ao anunciar sua saída dos Beatlhes. Mas delirei quando ouvi Imagine pela primeira vez.

O primeiro disco solo de John Lennon que ouvi foi a coletânea de Rock In Rool JOHN LENNON - ROCK'N'ROLL, uma homenagem a ídolos e influências do Rock e do Blues dos anos 50, entre eles Jerry Lee Lewis e Litle Richard. Gastei tanto o bolachão carregando-o de um lado para o outro, mostrando aos amigos esta obra prima do Beatlhe de Liverpool, que perdi o LP e hoje tento conseguir uma cópia da obra, que não sei se saiu em CD.

Mas como dizia no inicio do post, compreendo Lennon e sua dedicação a luta pela Paz e contra as Guerras. A vida de John Lennon foi uma barra. Na infância foi abandonado pelo Pai e criado mais pela avó que pela mãe. Vivia em uma cidade operária e pobre, recheada com todos os problemas que a miserabilidade traz. Sua trajetória não foi a toa, ela teve influencias e motivos.

Lennon viveu em uma época privilegiada, rodeado por personalidades de mais alta categoria, de Sartre a Pablo Neruda, de John Ford a Fellini. Uma época de revoluções e mudanças. Revolução cultural e de costumes. Revolução política e econômica. Mitos e tabus caindo um atrás do outro, desafios sendo apresentados, ordens sendo desrespeitadas, conceitos sendo substituídos por novos e assim sucessivamente.

John Lennon fez o que quis, porque tinha prerrogativa para isto, era um cavaleiro andante com poderes para falar da vida e como levará. Poeta do meu tempo, John não devia ter morrido daquele jeito no 08 de dezembro de 1980.

Sua morte ou viagem não deveria ter sido cruel e violenta. Lennon deveria ter uma morte sem dor e exalando perfumes suaves e doces.

O ser humano da contra violência, do dialogo e do Amor, morreu na ponta de uma bala, sem sentido e sem nome, como é a Guerra e o Ódio. Mas a vida é dialética, como afirmou um outro cavaleiro andante e por ser dialética, ela reproduziu milhões de Lennons pelo planeta afora.

Apesar do 11 de setembro, o 08 de Dezembro prevalecerá com o dia em que o poeta da Paz venceu a morte, pois ele vive nas ações pela Paz.

quarta-feira, dezembro 07, 2005

A HISTÓRIA DO SAAE POR PC DO BEM

Meu amigo o Jornalista Paulo Corrêa, estará nesta sexta-feira no ISCA Faculdades, defendendo seu trabalho de conclusão de curso. Acompanho por alguns anos na vida acadêmica do Paulinho e trabalhei diretamente com ele ao longo da campanha eleitoral do ano passado.

PC é um garoto inteligente e com uma sensibilidade apurada com os mais pobres, embora às vezes o acho um pouco seco em alguns assuntos. Mas no geral é um menino que tem consciência do tempo em que vive e procura escrever a História deste tempo.

O primeiro texto que li de nosso futuro jornalista, foi matéria publica no Jornal de Limeira, cujo teor não me lembro, mas lembro que o Juiz de Direito, Aciones Diniz, escreveu uma resposta ao do PC, criando uma pequena polêmica. Este texto já deixava marcas de um estilo jornalístico, baseado na pesquisa e no relato dos fatos, com um adendo o da opinião.

Não sei se Paulinho vai constituir em sua carreira este somatório de estilos, que dificilmente um profissional da imprensa consegue sustentar, até porque a indústria de comunicação fraciona as funções, como exigências do mercado e de uma suposta qualidade, da qual não acredito e não a vejo.

PC manteve e aprimorou este método, nos demais trabalhos, seja os publicados em seu blog www.pautalibre.blogspot.com, seja no quase findo tiro e queda, seja nos jornalões.

Pude constatar que a reportagem é uma de suas paixões. Vi a entrevista reportagem que o garoto fez com o JB Antero, fotografo da Gazeta de Limeira, matéria veiculada no T&Q. È em minha opinião uma das melhores que PC escreveu e trabalhou, até porque mostrou para nossa cidade esta figura fantástica que é o JB, eu mesmo não o conhecia.

PC pelo que pude acompanhar tem levado a sério a futura profissão e vejo que tentará atuar de forma independente e autônoma. Tomara, pois necessitamos de Jornalistas comprometidos com a verdade e a ética.

O tema da tese de PC é a famigerada privatização do SAAE-Serviço autônomo de água e esgoto de Limeira- realizada de forma espúria em 1994. Estou lendo o trabalho, e estou achando ótimo.

Ainda não entrei no processo que desencadeou a concessão criminosa. PC trabalha a História do saneamento em Limeira, desde a primeira adutora (A do Morro Azul), no inicio do século passado, até o fatídico domingo que entregou nosso patrimônio a Lionesse, consorcio que administra nosso sistema hoje.

Não sou da banca examinadora e nem sei quais os critérios de avaliação, mas só pela importância Histórica de tão importante assunto, PC merece a nota Dez.

Vou assim que terminar a leitura, falar sobre o livro e propor para o Paulinho, realizarmos um debate sobre o tema e quem sabe um lançamento, mesmo que seja apenas para encontrar um patrocínio para a publicação. Parabéns PC do Bem.

terça-feira, dezembro 06, 2005

IH...MEU PREFEITO NÃO CONHECE A CIDADE

Em abril de 2004, fui escalado pelo PT, para conversar com então candidato a prefeito Silvio Félix da Silva. O mesmo tinha feito o convite ao Partido para conversar sobre o processo eleitoral e uma possível aliança PT e PDT.

Na verdade Silvio queria o pré candidato do PT Wilson Cerqueira no papo, mas a executiva partidária entendeu que não era tático, a presença de nosso cabeça de chapa. Como um bom soldado e até por eliminação, aja visto que os membros da executiva não se dispunham a ir até o edifício Vecter Center, quartel general Pedetista, fui, junto com minha companheira, Nadir ela integrante da executiva.

Confesso que participei de muitas reuniões de articulações e negociações de alianças eleitorais em minha vida, mas nenhuma foi tão entediante e ao mesmo tempo fascinante como essa.

Silvio comporta-se como um Herói com super poderes, capaz de apresentar soluções para todos os problemas da eternidade. Parecia que eu via estampado em seu tempo a insígnia do S de super, tamanha era sua falação de que tinha todas as respostas, para todas as dúvidas. Porem nosso super comporta-se simultaneamente, como um cidadão que fala demais sobre intenções, quase nenhuma calcada em conhecimento sobre os assuntos em pauta.

Ele iniciou sua explanação argumentando porque ele seria candidato: "Trabalhei a vida toda por este sonho, não posso abrir mão". Concluí que o importante para ele não era ser Prefeito para efetuar mudanças no sentido de promover cidadania, inclusão e justiça social.

Tive a impressão de que para Silvio o que importava era um quadro na parede de seu escritório, com a faixa Prefeito de Limeira. Silvio deita muita falação, mais do que eu, escuta muito pouco e sofre de desvio de atenção, parece que em alguns minutos não se encontra neste mundo, fica fora do ar. È um sujeito que fala de modernidade, mas não consegue sequer teorizar sobre. Como fala sobre democracia e participação, mas refere-se a um governo, sempre na primeira pessoa. Para nosso Prefeito parece que não existe o Nós, o Eu esta sempre preponderando.

Eu e Nadir saímos dela com varias certezas. Uma delas é a que esta se confirmando hoje: Silvio não tem nada de moderno ou de vanguarda. Tentou reeditar em Limeira, o Lulinha Paz e Amor e esperança de dias melhores, mas como o Presidente decepcionou muitos de seu eleitores.

Com Lula fiquei decepcionado embora não tinha muitas esperanças de que este governo realizaria o que prometeu. Já com Silvio, não me surpreende sua incapacidade de inovar, apresentar o novo e promover mudanças. Silvio é um mixto de passado recente com um presente que insiste em manter a cidade no atraso.

Nosso Prefeito desconhece sua cidade, não enxerga que o mundo mudou, as pessoas mudaram. Não há espaço para abuso de autoridade, totalitarismo e grosseria. A relação política deve ser baseada no dialogo e na tolerância. Fora disto, políticos que hoje estão no poder estão fadados a fracassos.

segunda-feira, dezembro 05, 2005

GALVÃO BUENO, QUAL È A SUA?

Ontem assisti a última rodada do campeonato Brasileiro de futebol, marcado e manchado pelas estripulias da CBF e suas viradas de mesa. Fui obrigado a acompanhar o jogo do Corinthians e Goiás em função da ditadura da TV Aberta, que transmitiu apenas esta partida.

Nos direitos de transmissão, a coisa funciona mais ou menos com a ditadura: A TV da ordem, no caso a globo, tem todos os direitos enquanto a outra TV (Record) a consentida, como era o MDB no regime da bota, transmite o que a oficial permite. As outras ficam a ver navios e colocam em sua programação, Gugus e Rauls Gils.

Mas como queria acompanhar os resultados do meu Palmeiras, aproveitei para secar os Gambás (apelido carinhoso do time do PQ. São Jorge). Mas o sacrifício é muito grande. Alem de ter que aturar, o time da marginal sem numero, somos obrigados a ouvir os comentários, parciais e sem fundamento de Galvão Bueno.

O primeiro deles, é de que o Corinthians seria campeão, independente do extra campo, que a CBF e a Confederação Sul Americana, decidiram que seria assim. Ora os caras viram a mesa no famoso tapetão, e depois que a sociedade reage com as armas que tem, o que vale é o resultado das quatro linhas?. Você transforma a competição em uma bagunça e depois diz para quem quer restabelecer a ordem de que sua bagunça tem que continuar?.

A tradição de organização do futebol Brasileiro, foi e ainda é, calçada em uma cultura autoritária e centralizadora. Os clubes que deveriam reclamar dos sucessivos golpes que tomam dos cartolas da CBF e Federações Estaduais, abaixam a cabeça e ao menos protestam.

O Galvão ainda é capaz de afirmar, que atrasos no inicio de uma partida, faz parte da cultura futebolística, principalmente quando é cometido por cartolas, que o fazem com o intuito de aparecer para a mídia, ou até se precisar favorecer a uma ou outra equipe no tempo de jogo.

È cultura para o narrador da Globo, que um torcedor pobre, emocionado com o seu time, entre no campo para dar um abraço em seu ídolo, seja preso, como se estivesse cometido um grande crime. Cartola pode fazer o que quer, torcedor não.

Brinco com os Corintianos de que eles deveriam ter vergonha de comemorar este titulo, pois foi ganho por intermédio de virada burocrática. Acho que o torcedor tem que comemorar.

No entanto as autoridades, precisam considerar, os protestos, investigar a verdade para fazer justiça. Como justiça neste País não é cultura dos que dominam, nada vai mudar neste episódio. Agora Galvão, qualé a sua, heim?.

sexta-feira, dezembro 02, 2005

UMA CANÇÃO PARA OS ADOLESCENTES

Faço neste post uma homenagem a jovens e adolescentes que resolvem romper com a nova ordem.

A letra da canção do Chico, originalmente é de 1973, mas a gravação da qual gosto esta no disco "Chico&Bethania" de 1975. A censura da Ditadura invocou com a letra, dizendo que incitava a rebeldia e atentava a moral e os bons costumes. Acertou na primeira. Em um regime de exceção, o compositor fala da adolescência com ternura e carinho, apontando o caminho para a felicidade.

Flor da Idade é bela, com um ritmo a lá fado marcha português medieval, a canção ainda brinca com o poema do Drumonnd em seu final.

Dedico este texto a três pessoas: a minha filha Ruani rebelde com causa, ao menino Flavio Lopes cujos sonhos nunca deixam de existir e a minha amiga Viviane Cerqueira, To com muita saudade, você faz uma falta tremenda.

Quem quiser ouvir a música, duas alternativas na rede: www.chicobuarque.com.br, o site oficial do Chico e na radio uol, clicando em busca, digitando Chico Buarque, aparece às obras disponíveis. Por enquanto, curtam a letra:

Flor da idade
Chico Buarque/1973
Para o filme Vai trabalhar vagabundo e para a peça Gota d´água de Chico Buarque e Paulo Pontes

A gente faz hora, faz fila na vila do meio dia.
Pra ver Maria
A gente almoça e só se coça e se roça e só se vicia
A porta dela não tem tramela
A janela é sem gelosia
Nem desconfia
Ai, a primeira festa, a primeira fresta, o primeiro amor.
Na hora certa, a casa aberta, o pijama aberto, a família.
A armadilha
A mesa posta de peixe, deixe um cheirinho da sua filha.
Ela vive parada no sucesso do rádio de pilha
Que maravilha
Ai, o primeiro copo, o primeiro corpo, o primeiro amor.
Vê passar ela, como dança balança, avança e recua.
A gente sua
A roupa suja da cuja se lava no meio da rua
Despudorada, dada, à danada agrada andar seminua.
E continua
Ai, a primeira dama, o primeiro drama, o primeiro amor.
Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava Paulo
Que amava Juca que amava Dora que amava Carlos que amava Dora
Que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava
Carlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que amava
A filha que amava Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha

quinta-feira, dezembro 01, 2005

ZÉ DIRCEU ACABOU?

Assisti pela internet do o discurso do agora ex Deputado Federal, José Dirceu de Oliveira e Silva, na câmara municipal.

Estava ocorrendo uma sessão solene de entrega da medalha Palmares, homenageando personalidades da comunidade Negra. O evento estava muito chato e infelizmente alguns discursos não só me aborreceram, como foram politicamente incorretos e até preconceituosos.

Estes motivos são a justificativa, para que abandona-se o plenário da casa de leis e viesse acompanhar o julgamento de Zé Dirceu.

Na verdade como disse no post de ontem, meu coração pedia a absolvição, mas a razão dizia que o ex Presidente do PT, deveria ser expulso da câmara dos Deputados.

Por isto, sentei-me em frente do computador em minha sala de trabalho e assisti o discurso do ex super Zé como era chamado internamente no Partido.

Tranqüilo e firme, sem uma gota ou indicio de nervosismo ou tensão, Zé ocupou a Tribuna da Câmara, talvez pela última vez nos próximos dez anos, aja vista sua inegilibilidade. Portou-se como um estadista. Para nós que o conhecemos, um verdadeiro Burocrata, clássico na acepção. Homem que não desisti, mesmo acuado, torturado, perseguido e humilhado, não traí seus princípios e concepções, nem tão pouco seus parceiros e companheiros.

Alias Dirceu tinha tudo para abrir a mala de ferramentas, falar tudo o que sabe, despejar magoas e ressentimentos com o PT, o Governo e em especial o Presidente Lula, que em minha opinião, veladamente torcia pela cassação, por acreditar ser a única forma de acabar ou ao menos amenizar a crise.

Como bom Stalinista que é, como disse ontem aqui no Blog, o Ex Ministro, pautou sua defesa, não como algo pessoal, mas dedicando sua vida a um projeto de nação, que acredita. Assim foi sua oratória ontem, respondendo com seu currículo Histórico cada acusação feita no relatório da Comissão de ética.

Confesso que ele sensibilizou, parte de meu corpo (o coração), com suas palavras, mas rapidinho fui chamado à razão.

Zé Dirceu por sua formação político ideológica, não é de abandonar o barco, mesmo com o mesmo afundando. Zé Dirceu aprendeu que a resistência educa e isto é bom, mesmo que seja uma resistência para defender caminhos tortuosos e equivocados como ele trilhou nos últimos anos.

Tomou o controle da máquina partidária, construindo em torno um conjunto de lideranças que seguindo os caminhos por ele ditados.

Centralizou todo o poder em suas mãos e agiu com mãos de ferro com quem atravessa-se seu caminho, com perseguições e expulsões do aparelho partidário. No governo continuou sendo desta forma. Mas o super ex ministro errou a mão.

Não percebeu que esta tática e comportamento não descontentou adversários do PT, como próprios aliados do PT ou fora dele.

A Burguesia esperta, soube captar a fragilidade do Stalinismo e sua burocracia no interior do Governo. Para ela basta derrubar a ponta da pirâmide que o restante caí.

Por enquanto a tese burguesa esta dando certo. Mas tenho dúvidas, se o ex super tudo, esta totalmente derrotado.