quarta-feira, agosto 31, 2005

LULA TEM PEITO

Agora pouco o governo teve mais uma derrota no Congresso Nacional. Senadores e Deputados massacraram e derrubaram o veto do Presidente ao aumento do Salário Mínimo para 380 reais. Soube disto, há umas duas horas antes, pelo blog do Ricardo Noblat- www.noblat.com.br- . Na oportunidade liguei para o companheiro e Vereador ao qual trabalho José Carlos Pinto. Ao comentar com ele, o mesmo disse que para Lula dar a volta por cima a receita é a que segue: 1. Faz uma Reforma Tributária, taxando grandes fortunas e empresas; 2. Diminuí o superávit primário; 3. Estabelece a taxa de juros a um percentual suportável e a inflação em índices controláveis em torno de 9 ou 10% anual. Com estas medidas de imediato, o País para de se submeter a lógica do pagamento da dívida e começa a crescer economicamente e é claro paga o salário mínimo aprovado pelo Congresso. Mas antes do companheiro Vereador empolgar-se e acabar acreditando que o governo isto faria, ele mesmo me disse: o home tem peito pra fazer isto?. Isto é romper com a lógica da burguesia que vem dirigindo os passos do governo até o presente momento. Com estas medidas as elites que nunca lucraram tanto com nos últimos três anos, vão aceitar a idéia de começar a distribuir seus lucros?. Precisaria o governo do apoio das massas trabalhadoras e desempregadas. Neste quadro de escândalos e de um governo com resultados pífios do ponto de vista social, a massa atenderia o chamado do Presidente para resistir aos ataques da Burguesia?. Bem tenho que concordar com o companheiro Zé Carlos Lula não tem peito.

CASO RONEI: ARMAÇÃO II

Continuando a série, apesar de que o companheiro Ronei, como informei aqui recebeu ameaças de morte ontem. Mas vamos ao Histórico do processo que pode inclusive explicar as ameaças.

Após ter sido reconduzido a cadeira de Vereador por um mandato de segurança e a mobilização popular (o PT realizou inúmeras manifestações, entre elas um ato público que reuniu centenas de pessoas, em frente à sede do legislativo, pois as dependências do mesmo foram proibidas para que o ato fosse realizado em seu interior),

Ronei continuou exercendo sua função de substituir o Vereador Nelson Caldeiras, afastado da Vereança por motivos de saúde. Neste ínterim a comissão processante iniciou seus trabalhos, a fim de apurar se houve ou não agressão verbal ao funcionário público no dia de Corpus Christi. Ocorre que a comissão inicia fazendo lambança.

Primeiro não aceita a defesa por escrito de Ronei alegando que a mesma era insuficiente. Segundo, destituí o advogado de defesa, sugerindo a incapacidade do mesmo em desenvolver o processo. Restou a Ronei e ao PT, mais um mandado de segurança para reconduzir o advogado ao seu cargo.

Neste período mais uma denuncia inundava a casa de leis, que já sofria um desgaste pelo caso Ronei, bem como por uma ação judicial que proibia a contratação de parentes.

A denuncia dava cabo de que vários vereadores mantinham nomeados, funcionários fantasmas, que não apareciam na câmara para o trabalho ou que dividiam o legislativo com outras funções profissionais. Ambas as situações são legalmente e moralmente irregulares. A casa demorou em tomar providências. Quando tomou é claro não utilizou o mesmo método, utilizado para Ronei: ao invés do afastamento sumário, sem direito a defesa, encaminhou os casos para a Corregedoria criada desde 2004 e que não tem sequer estrutura ou código de ética para seu funcionamento.

Mas mesmo assim os casos foram "investigados". Até o momento não se sabe o resultado, se termina em PIZA ou se tem punições. Os funcionários foram demitidos, mas as responsabilidades dos parlamentares não foram devidamente cobradas. Este caso ocorreu em meio ao processo do companheiro Ronei, ofuscando um pouco o caso, mas ilustrando em que estado encontra-se o Legislativo Limeirense. Amanhã prossigo no relato das Armações.

terça-feira, agosto 30, 2005

RONEI SOFRE AMEAÇA DE MORTE

Hoje pela manhã fomos surpreendidos, com a noticia de que a mãe do companheiro Ronei Costa Martins, recebeu um telefonema anônimo onde uma voz teria ameaçado o suplente, de morte caso o mesmo continua-se a denunciar as armações que vem sendo feitas contra ele e o PT.

No sábado, dia 27, o ex assessor do ex Prefeito José Carlos Pejon, denunciou que Ronei foi vitima de uma armação arquiteta, na sede da prefeitura municipal.

Este fato, e a revelação da existência de uma fita, em que o assessor jurídico da câmara municipal, Fernando Lencioni, teria confirmado a armação, inclusive afirmando a inocência de ronei.

A revelação da fita, foi publicada no Jornal de Limeira, edição de hoje, a integra da matéria, pode ser lida no www.jornaldelimeira.com. Mais tarde darei maiores informações sobre o caso.

CASO RONEI: ARMAÇÃO I

A Bancada do Partido dos Trabalhadores, formada pelos Vereadores José Carlos Pinto e Nelson Caldeiras, desde o inicio desta Legislatura, atuam na Oposição ao atual governo Municipal, cujo Prefeito é Silvio Félix (PDT).

Varias frentes de luta vem sendo desenvolvida pela bancada, desde a luta contra o Nepotismo nas esferas públicas, até denuncias de contratos ilícitos e irregulares.

O suplente de Vereador Ronei Costa Martins, assume, a titularidade com o afastamento por problemas de saúde do companheiro Nelson Caldeiras, em março deste ano. Sua conduta é a mesma dos demais companheiros da bancada.

Seu gabinete inicia um processo de investigação sobre possíveis irregularidades na merenda escolar, ameaçada de ser terceirizada.

No feriado religioso de Corpus Christi, o então Vereador Ronei, recebeu denúncia de que alimentos estariam sendo removidos da sede da merenda. Junto com a Conselheira do CAE- Conselho de Alimentação Escolar- Èrica Monteiro.

Chegando ao local, o responsável pelo deposito da merenda, Luis Cláudio Prada recusou-se a informar o porque da remoção de 400 kilos em um caminhão carreta e um carro. Sem obter sucesso com o responsável da merenda escolar, o Vereador no dia seguinte dirigiu-se até a sede da Prefeitura, onde foi recebido por um assessor do Prefeito de apelido Rico. Também não obteve resposta convincente.

Voltando para o gabinete o Vereador, foi surpreendido com a noticia de que o responsável pela merenda teria lavrado BO na polícia, acusando Ronei de te-lo agredido verbalmente com a palavra LADRÃO. È claro que isto não ocorreu.

Para fechar esta primeira armação, na segunda-feira, dia 30 de maio, Ronei foi afastado de suas atribuições de Parlamentar, de uma forma das mais violentas e sem um mínimo de direito a defesa. Por 13 votos a 1- Apenas o Vereador José Carlos votou contra o afastamento para averiguação de que houve decoro parlamentar ao supostamente ofender um funcionário público. Ronei ficou afastado apenas por 2 semanas. A mobilização popular e uma ação judicial o conduziu a câmara novamente. Amanhã prossigo com o segundo capitulo de Armação.

segunda-feira, agosto 29, 2005

CASO RONEI COSTA MARTINS

Que o afastamento do suplente de Vereador do PT em 30 de maio de 2005, foi uma armação, tinhamos como certo, as provas é que faltavam. As declarações do ex assessor do ex Prefeito Municipal José Carlos Pejon, de que o Prefeito Silvio Félix é que comandou o golpe contra Ronei e o PT, mudam todo o jogo. Mais tarde ou amanhã irei postar texto contando aos que não conhecem o caso, como ele ocorreu e quais seus desdobramentos.

domingo, agosto 28, 2005

PAÍS DE M.....

Assistí ontem o programa na TV Cultura Silvia Popovick, apresentado pela mesma. O programa é inteligentisssimo e extremamente bem produzido.
Mas o que chamou minha atenção, foi no quadro dedicado a debates sobre um determinado assunto, a declaração de uma garota de programa da baixada Santista. O assunto em debate tratava-se da prostituição infantil.
Como debatedoras mulheres de diversas aréas profissionais que dedicam suas vidas na recuperação de meninas entregues a industria do sexo.
A garota que refiro, chama-se Grace Keli e prostitui-se desde os 10 anos quando fugiu de casa, por não suportar mais o pai alcoólatra violentando sua mãe, irmãos e a ela mesma. Grace frequenta uma casa de ressocialização de Santos.
A garota hoje com 18 anos é viciada em drogas e no dia de ontem fazia 5 dias que não usava drogas. Em um determinado momento do programa, a ela foi perguntado: Qual seu SONHO? ela respondeu: Ter um emprego, uma familia, estudar. Indigno. Isto não é sonho, é direito. Não é possível um País em que os pobres tem como sonho, o minimo que a constituição Brasileira obriga. To de saco cheio com esta M.... de País.

MINHAS PREFERIDAS- A BANDA

Meus avós maternos que hoje moram no céu, viverão a vida na terra na rua Rio de Janeiro na Vila Esteves em Limeira. Lá passei quase toda minha infância e parte da adolescência. Foi então na casa de Vó Nina, que tomei conhecimento da marchinha quase carnavalesca e de seu autor.
Foi através da extinta revista Intervalo, especializada em Televisão. Sou do tempo das Bandas que tocavam nos coretos (em Limeira aos domingos ainda tem exibição), valsinhas, marchinhas e outros ritmos musicais. A letra de a Banda tocou-me desde o principio, embora o sentido mais polido da canção obtive mais tarde.
Escrita em 1966, Chico Buarque transpôs em letra e música, o panorama das pessoas simples e seu cotidiano, bem como faz uma leitura do momento político em que o País passava.
A Banda foi inscrita no 2º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record e foi protagonista de um ineditismo. Chico Buarque dividiu com Disparada de Geraldo Vandré e Theo de Barros o primeiro lugar. Fala-se a lenda que a Banda teria sido a vencedora, mas a pedido de Chico Buarque e também de apelo popular, o Júri do Festival teria decidido pela divisão do prêmio. Nara Leão musa da Bossa Nova e da canção de protesto, interpretou a música na finalissima.
“A Banda”, foi gravada no mundo inteiro, por vários interpretes e recentemente a cantora Fernanda Porto, gravou em ritmo POP. Para saber mais da Banda e da carreira de um dos maiores artistas de nossa música clic em: www.chicobuarque.com.br


sábado, agosto 27, 2005

A DIREITA VAI DESTRUIR COM A ESQUERDA?

Delirantemente agressivo. Parecia um animal. Tenho a impressão que não há adjetivos ao Presidente Nacional do PEFELE Jorge Bornharsem.
Ontem em visita ao CIESP- Centro das Industrias do estado de São Paulo, o Parlamentar Catarinense, ao ser indagado se estava desmotivado em fazer política, após as denuncias de corrupção que envolvem dirigentes do Partido dos trabalhadores, o senhor de escravos, afirmou com ódio soltando pelas ventas, que ao contrario, esta muito motivado, pois esta é a oportunidade de "nós" livrarmos desta raça, que só voltará daqui uns 30 anos.
Chocante, mas não surpreendente. Legitimo defensor das elites e do capitalismo Borhaunsem, ditou ontem sua clara intenção de destruir a esquerda Brasileira. Seus ataques não tem nada haver com restauração da ética e do bom trato com a coisa pública. Longe disto. O fascistoide já esteve envolvido em maracutais muito maiores que as atuais, que envolvem o PT. O sujeito defende um projeto de classe, o da liquidação das organizações populares e suas lutas.
Ao ver a cena, pensei: a força majoritária do PT, um dia acreditou e parece que ainda acredita ser possível governar aliando-se a especies como essas. Valei me DEUS.

sexta-feira, agosto 26, 2005

ENCONTRO DE PRIMEIRAS DAMAS?

Outro dia minha mulher comentava, porque as esposas de prefeitos são intituladas como primeiras damas? Porque as mesmas com raras exceções assumem a assistência social de suas cidades?.

A legislação nada diz, tanto quanto a expressão primeira dama, quanto ao referente o cargo de presidente ou secretárias de pastas relacionadas a assistente social. Outro detalhe, a maioria destas senhoras não tem militância na área e muito menos qualificação acadêmica e profissional para desenvolvimentos de políticas de assistência social.

Uma questão que faz pensar é: se a esposa do prefeito ou governador ou presidente da república tem o status de primeira, isto pressupõem que as demais mulheres do município delegaram a ela este titulo para representa-las. Segundo, o titulo a coloca como a mulher mais importante da cidade, criando uma escala hierárquica e de poder.

Simples entendo que a vida pública e a coisa pública são encarada no Brasil, como a extensão da família e dos amigos dos detentores do poder. O Nepotismo é explicito já com a presença da esposa nas hostes do poder. O interessante é que quando o chefe do executivo é do sexo feminino, não há qualificação ou rótulos para o esposo e na maioria dos casos, o companheiro não participa da administração.

Vejo nisto a faceta da Burguesia e sua hipocrisia, subjugando o papel e a condição da mulher, lhe reservando um papel de benfeitora dos pobres, a madame que faz caridade com o dinheiro público, sem é claro combater as raízes da miséria e da fome. Esta pratica dissemina o assistencialismo e reforça o machismo e a exclusão da mulher.

MINHAS PREFERIDAS- UPA NEGUINHO

Uma canção de protesto, mais uma na Interpretação de Elis Regina e mais uma composição de Edu Lobo, agora em parceria com o Teatrólogo, Ator e Compositor Gianfrancesco Guarnieri.

Upa Neguinho, foi gravada primeiramente em 1966, no disco “Dois na Bossa, Vol.2”, obra em que Elis canta ao lado de Jair Rodrigues, companheiro da Pimentinha, no programa da TV Record “O fino da Bossa”.

Alias este “LP”, é gravação ao vivo do programa. No mesmo ano Upa, saiu em compacto simples, onde era o lado A, nobre no chamado disco pequeno e o lado B a canção “Tristeza que se foi”. Sucesso de primeira grandeza, “Upa Neguinho” retratava como tema principal A LIBERDADE, conceito já tão decantado naqueles tempos de Ditadura Militar. A escravidão Negra serviu como palco para os autores trabalharem este tema.

A canção é tocada no mundo inteiro e tem varias regravações. Destaco uma de 1998 na voz da cantora e compositora Joyce do CD “Astronautas- Canções da Elis”. Informações no site da artista: www.joyce-brasil.com .

ANDO MEIO JAZZ II

No post de ontem citei o programa de JAZZ da Radio Educativa de Piracicaba "Clubes Amigos do JAZZ". Esqueci de informar a freqüência da radio, para que os amigos possam ouvir, perolas de Duke Ellinton, Chet Baker e outros. Anote aí: Educativa FM 105.9. O clube do Jazz vai ao ar todo sábado ás 22hs, com reapresentação aos domingos ás 18hs.

quinta-feira, agosto 25, 2005

ANDO MEIO JAZZ

Tenho definido minha preferência e gosto musical como plural, porém selecionada e de acordo com o estado de espírito. Rejeito veementemente, o comercial e pasteurizado.

Kelis Kee e sertanojos não dão, ou modas de programas de auditório, como Funk Carioca e Pagode paulista. Navego pela boa MPB, dos clássicos aos novos talentos, entre eles Lenine e Maria Rita Mariano. O rock setentista tem atracado no porto de meus ouvidos. Stones e os progressivos, passando até por Kurt Kobain e seu Nirvana.

Mas ultimamente, atribuo esta nova paixão, a crise política em que atravessa o Partido ao qual fiquei 25 anos, tem dedicado ao velho, novo e bom JAZZ. Sei pouco e tenho pouca coisa sobre este ritmo e ao mesmo tempo movimento de música negra Americana.

A opção pela música de Dizzi Gisleppie e Miles Davis, talvez seja a sonoridade que acalma nervos, relaxa e alegra. Não vejo tempo ruim no JAZZ. Outra característica que chama minha atenção é que o som extrapola classes e extratos sociais ou raciais, embora tenha origem nos ritmos negros e africanos. Temos músicos brancos, negros, ruivos e até amarelos tocando JAZZ. To interessado no JAZZ.

Acompanho semanalmente um programa de radio intitulado CLUBE AMIGOS DO JAZZ, da radio educativa de Piracicaba, cujo dial é não me lembro, mas prometo postar amanhã. O programa tem duração de 2 horas e vai ao ar aos sábados ás 22hs e tem reapresentação aos domingos ás 18hs. Na internet descobri no blog do jornalista Ricardo Noblat, uma estação de radio na rede chamada ESTAÇÃO JAZZ E TAL. O endereço do Blog é: www.noblat.com.br. 24hs de muito JAZZ.

Ando meio JAZZ, quem sabe o ritmo de Billie Holiday e Sarah Vaugnam aliviam minhas dores? Tomara.

quarta-feira, agosto 24, 2005

OLHA O STALINISMO EM FUNCIONAMENTO

Em Mogi Guaçu interior de São Paulo, Josef Stalin levantou-se do tumulo e incorporou-se nos dirigentes da força majoritária do PT daquela cidade. A Articulação maioria no diretório municipal promoveu e irá consolidar uma das fraudes eleitorais, que infelizmente estão sendo comuns nos processos eleitorais internos.

A chapa que apóia Plínio Arruda Sampaio para a Presidência Nacional, viu seu recurso a direção estadual, sendo fragorosamente rejeitado. O recurso propunha a impugnação da chapa da direção majoritária, pelo fato simples, de a mesma falsificar a lista dos filiados aptos a votar nas eleições diretas do Partido em 18 de Setembro. Quase metade dos filiados, não estão em condições de voto, situação provada pela chapa apoiada pela esquerda do PT.

Lamentável. Como pensar em reconstrução, repactuação, refundação como prega o Presidente Nacional Tarso Genro, com praticas bandidalescas como essa? e não é um fato isolado.

Estas mazelas temos conhecimento de sua pratica entre nós há uns 10 anos. Quem não se lembra do caso das filiações em massa na fila do vale leite no Rio de Janeiro as vésperas da Convenção Carioca do Partido que escolheria o candidato é prefeito em 2000?. Estas e outras enojam os militantes petistas.

A fraude e as maracutais são típicas de sistemas excludentes, autoritários, burocráticos e centralizados. Stalin se notabilizou por achar que podia construir o Socialismo, espalhando terror e usando o pragmatismo como pratica recorrente de seu governo na Rússia Comunista. Esta situação levou a derrocada da experiência do Socialismo real, sem antes promover expurgos e assassinatos de vários e varias comunistas e socialistas.

MINHAS PREFERIDAS- ARRASTÃO

Esta música, foi umas das que me fez interessar por Festivais de Música Popular Brasileira.

Iniciava-se no Brasil em 1965, o iria se denominar um celeiro de surgimento de grandes nomes da MPB, até aquele momento recheada dos Sambas canções, Boleros e de novidade a Bossa Nova, uma mistura do Jaz Americano com nosso Samba e de temas comuns a crescente classe média carioca. O primeiro deles em importância é o Festival de Música Popular Brasileira da extinta de TV Excelsior de São Paulo.

A Televisão vai ter um papel decisivo, tanto para a popularização de nossa música, como de um estilo musical que então surgia que retratava a questão social, a cultura regionalista do Brasil em contraste com o que vinha sendo feito até então. A chamada música de protesto, vai ter vez e voz nos Festivais da Canção.

Estamos já em plena ditadura Militar. O Festival foi realizado entre março e abril ou seja em plena comemoração de 1 ano do golpe militar de 1964. Arrastão vence o Festival e revela para o País, uma gauchinha, ainda vesga, que a época tinha 20 anos: ELIS REGINA. A canção é do até então desconhecido Edu Lobo, com o já consagrado poeta e fundador da Bossa nova Vinicius de Moraes.

A canção que emprega sentimentos religiosos e culturais dos pescadores, inaugura um estilo musical que utiliza de metáforas para denunciar ou até conscientizar. O Arrastão da música, nada tem haver com a criminalidade e sim uma ação coletiva e em movimento, com a clara intenção de mudar comportamentos políticos. Edu e Vinicius, falavam da Ditadura.

terça-feira, agosto 23, 2005

LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA

Acompanho diariamente o programa de radio Bom Dia Mix, do meu amigo o Jornalista Ivan Júnior. No programa de hoje, durante o noticiário de polícia, o repórter José Roberto Bernardes, relatou um assalto realizado por um adolescente. O caso suscitou comentários, pelos Jornalistas do programa. Ao abrir o telefone ao público, uma ouvinte externou sua opinião, arriscando os motivos da criminalidade que envolve jovens e adolescentes.

A senhora mãe de dois filhos, que segundo ela são adotivos, resume os problemas, a exigência da Lei, que permite que o ser humano, trabalhe a partir de 16 anos. Esta senhora defendeu no programa que o que dissemina a violência "È os Marmanjãos" que não querem trabalhar, não gostam de pegar no pesado. Palavras textuais, desta senhora, que afirma que seus filhos trabalham desde os 8 anos de idade e isto contribuiu para que se tornassem pessoas dignas e honestas.

As declarações recheadas de contradições e baseadas na construção do senso comum, por Afanasios jazadis, Geraldos Luís da vida e outros que fazem apologia constantemente a violência ao invés de denunciar o crime organizado, a ausência de políticas públicas que gerem emprego, que ofereçam educação de qualidade e políticas de cultura e lazer para todos. Dizer que seus filhos trabalham desde os 8 anos, só estimula a exploração do trabalho infantil e provavelmente o abandono da escola ou no mínimo ou péssimo aproveitamento escolar. A idéia absurda de que o trabalho enobrece o Ser Humano, ainda é muito forte na sociedade.

O que forma caráter é acesso a cidadania e isto só é possível, com Educação e comida na mesa. Este tipo de discurso feito por esta senhora é reproduzido diariamente não só por jornalistas, mas políticos que justificam sua incapacidade de solucionar os graves problemas da sociedade, jogando a culpa nesta mesma sociedade.
Em Limeira, por exemplo, somos a terceira cidade no Estado de São Paulo que mais tem adolescentes na Febem. Hoje são 79, mas já chegamos a ter mais de 130, garotos e garotas. A culpabilidade não é exclusiva dos pais. Entendo ser quase que toda das autoridades públicas, que não fomentam a construção da cidadania. Em nossa cidade, não há espaço de lazer, cultura para juventude. Programas fomentadores de inclusão social, através de qualificação profissional e intelectual.

As entidades que a anos lutam pela implantação de um modelo de ressocialização alternativo as FEBENS, tem esbarrado ora na omissão, ora na ineficiência e lentidão do poder público. Outro aspecto, é de que a exploração do trabalho infantil, é enorme em nosso País. Boa parte de nossos jovens iniciam muito cedo no mercado de trabalho, não o formal, mas o informal e precarizado. Hoje em limeira, o setor de folheados é o campeão da economia informal e da contratação de meninos e meninas, muitas crianças de até menos de 8 anos. Portanto a razão da marginalidade e da criminalidade, é a ausência de políticas sociais que promovam a inclusão

segunda-feira, agosto 22, 2005

A DEFESA DOS BANCOS......

A entrevista coletiva do Ministro da Fazenda, ontem me lembrou da propaganda de um produto farmacêutico: o denorex. Anunciou-se que o tema seria as denuncias do ex assessor, de que Pallocci teria recebido propina de empresas de lixo para repassar ao PT, mas na verdade foi escudo para que o mais novo funcionário dos bancos internacionais defende-se a política econômica.

O propósito era evidente já nas primeiras palavras do ministro, acalmando o mercado econômico, quando afirma que o Presidente Lula decidiu mante-lo a frente da economia Brasileira. Outro sinal do calmante para o capital, foi o fato de Pallocci, enfatizar por varias vezes, que a crise não afeta e não afetará o mercado financeiro. A entrevista foi recheada de sinais, para a Burguesia. Outro descarado sinal, foi a da privatização do resseguro, a garantia de que as taxas de juros continuarão estratosféricas e por aí vai.

Pallocci desviou com a defesa da política recessiva e de arrocho salarial, as denuncias feitas 2 dias antes por seu antigo assessor Rogério Buratti. Hoje as bolsas bateram recordes, o dólar teve sua menor baixa desde 2003 e os Banqueiros, voltaram a encher as burras.

Como Lula com a Carta ao Povo Brasileiro as vésperas das Eleições de 2002, seu atual primeiro ministro levou calmante para as elites, que hoje comemoram mais um tento contra as classes trabalhadoras.

domingo, agosto 21, 2005

EXTREMO DO EXTREMO

Em política aprendi, que o equilibrio e o bom senso são sinônimos de acertos e coerência. Buscar sempre estas virtudes não presupõem ser de direita, capitular-se ou ser centrista. As vezes é preciso ser duro nas ações e posições. As vezes é preciso flexibilizar, para buscar o que se almeja. Também é correto a expressão recuo tático, para não perder em demasia e prejudicar a estratégia final. Confesso que nem sempre agí assim. Admito que a decisão de preparar minha saída do PT, pode ter sido precipitada. Em outros momento de minha vida militante também pratiquei ações impensadas ou equivocadas. Mas sempre busquei não cometer deslizes ideológicos que coloquem princípios e condutas éticas em contradição ao que discurso ou pratico. Sempre tive preocupação com os extremos, tanto de direita, como de esquerda. Entendo atitudes extremistas, nada haver com posturas radicais. O extremismo é parente da intolerância e do sectarismo. O radicalismo é a certeza da defesa de posições e objetivos. Sempre entendi que o extremo, leva ao gueto e o isolamento. Posso citar varios exemplos da História de praticas extremas que levaram a humanidade a conseguências drásticas. Reflito este tema neste post, após assistir a entrevista coletiva do Ministro da Fazenda Antonio Pallocci. Pallocci, hoje um neo liberal e mais novo funcionário do Fundo Monetário Internacional, já foi do campo de esquerda, da esquerda extremista. Nos anos 80, o Ministro e ex Prefeito de Ribeirão Preto, foi da IV Internacional Trotskista . No Brasil Pallocci foi integrante da LIBELU, grupo que dissolveu-se no atual o Trabalho, corrente igualmente Trotskista, ainda no PT. Ao longo dos anos o Ministro mais importante do Governo Lula, abandonou não só a organização de Leon Trostki, como virou simpatizante das teses do Neo Liberalismo. Já em seu primeiro mandato a frente da Prefeitura de Ribeirão, Pallocci colocou em prática teses de sustentação liberais: Alianças amplas e política de privatização e sucateamento do estado. A primeira empresa pública que se tem conhecimento de telefonia privatizada, foi a de Ribeirão Preto, bem como o atual Ministro da Fazenda já ensaiva aproximações com Partidos Burgueses. Pallocci, foi Presidente do diretório estadual do PT, onde foi responsável, pelo fechamamento do Partido aos movimentos populares e a relação com os políticos fisiológicos. Bem fiquei ouvindo a entrevista e o que chamou minha atenção, não foi as defesas de que nada tem a haver com as denúncias de seu assessor. A defesa apaixonante da política economica implementada hoje é que não só despertou minha atenção, como assustou-me. O Governo Lula a prevalecer o apetite neo liberal de Pallocci e companhia irá do extremo de esquerda ao extremo de direita.

sábado, agosto 20, 2005

O QUE É A VERDADE?

O Presidente Lula disse hoje em uma visita a periferia de São Paulo, de que a verdade vencerá, referindo-se a avalanche de denuncias contra seu governo e o PT. Cita durante o discurso de que ao deitar a cabeça no travesseiro, dorme tranquilo, não tem a consciência pesada. Pois bem, não acredito que Lula minha principal refêrencia para iniciar minha militancia no final dos anos 70, esteja envolvido ou macumunado com toda esta série de denuncias de corrupção. Concordo com muitos de que, no geral o lamaçal é verdadeiro, mas que existe exageros e tentativas de golpe. Mas não acho que o Presidente tem algo haver com tudo isto. Porém não entendo, porque nada faz, não toma atitudes, que possam apontar a verdade. Porque não afasta todos os envolvidos, inclusive o Ministro Palocci e o Presidente do Banco Central?. Porque não coloca seu governo na ofensiva, realizando de fato as reformas que o País precisa, como a Ágraria, a Urbana, uma reforma Tributária que taxe as grandes fortunas?. A verdade no aspecto pisicologico, tem duas formas de expressar-se: com ações e provas, e a segunda a partir da confiança. Acho que os Brasileiros ainda acreditam no Presidente, exatamente por sua História de defesa dos pobres e explorados, por sua conduta ética e transparente ao longo de toda a sua vida. No entanto, se a confiança escassear, não ha outra forma a não ser provar a inocência com provas concretas, as quais não vejo sequer um minimo sinal. O chefe de propaganda do Nazismo, deixou celebre a frase: "Uma mentira bem contada, vale muito mais do que mil verdades".

sexta-feira, agosto 19, 2005

POVO NA RUA PARA DEFENDER O GOVERNO LULA?

Mais um episódio de corrupção inundou os noticiários dos meios de comunicação no dia de hoje. Da Internet aos Jornais alternativos, mais uma bomba caia sobre o colo dos petistas. A denuncia de que o Ministro Palocci recebia propina de empreiteira e repassava ao PT nacional aos cuidados de Delubio, mexeu nas bolsas e no dolar. Pela primeira vez, desde que a crise iniciou-se a política economica sofre seu primeiro abalo. Penso que a Burguesia não fará o Impechement do Presidente, enquanto a Economia continuar rendendo lucros exorbitantes as suas contas e contribuindo para a concentração de renda. No entanto a continuar um processo de abalo nas estruturas da Política Economica, não duvido que a hipotese do impedimento ou até de outras formas como golpe e deposição sumária estaria na ordem do dia. Como evitar o desastre e a antecipação do final constitucional do governo LULA?. Primeiro como já apontei em outros textos, o governo deve mudar os rumos de sua política, inclusive baixando juros e rompendo com os bancos internacionais. Segundo livrando-se de aliados, entre eles o mais novo funcionário do FMI, o ministro Palocci. Mas isto pode gerar reações na Burguesia de agir para a derrubada do Governo. Sim ou Não. Sim porque as elites Brasileiras são perversas e alheias a qualquer movimento rumo ao desenvolvimento. Não porque medidas como as que indico acima, reaquecem a produção e geram empregos. Isto sela a aliança que o governo LULA deveria ter feito desde o inicio com os pobres e trabalhadores. Na primeira hipotese, teriamos vitória das elites se não ocorrer reação e apoio popular ao governo. Na segunda aborta-se qualquer tentativa de golpes e conspirações. Neste momento não tenho a minima condição de acreditar na possibilidade de organização do povo para a defesa de LULA.

quinta-feira, agosto 18, 2005

ESTOU CADA VEZ MAIS CONVENCIDO

Estou cada vez mais convencido, a sair do Partido dos Trabalhadores. Ontem conversei com muita gente, militantes, simpatizantes e até inimigos de classe. Quase todos diziam que a decisão era precipitada e arriscavam sugerir que ainda pode surgir uma luz no fundo do tunel. Não acredito. No final da noite e hoje pela manhã, minhas posições ficaram mais firmes e decididas ainda. A executiva nacional do PT, que tem na Articulação a maioria decidiu em reunião ontem, pedir desculpas a sociedade Brasileira, pelos escandalos diarios, protagonizados por parte da direção majoritária. Já externei aqui minha opinião sobre as desculpas. Quem tem que pedir perdão não é o conjunto Partidário. Quem tem que pedir desculpas, é a força majoritária, que dirigiu o PT nestes anos todos, de forma pragmática e burocrática, permitindo as lambanças de delubio, Zé Dirceu e companhia. Na mesma reunião a Executiva rejeitou pedido da bancada de deputados federais de esquerda do PT, para a expulsão imediata dos envolvidos. Alem disso ontem mesmo a Câmara dos Deputados reprovaram a pedido do Governo o aumento do Salário Minimo. Estes fatos aliados ao que já expus em outros textos, reforçam que o PT como instrumento para realizar mudanças estruturais na sociedade e conduzir a classe rumo ao Socialismo, já não existe mais, esgotou-se, inclusive como meio tatico para acumulação de forças. Hoje a noite, estarei na Plenária da Têndencia Fórum Socialista defendendo esta posição. Não considero muda-la.

quarta-feira, agosto 17, 2005

UMA SAÌDA COLETIVA

O anuncio de minha possível e quase certa saída do Partido dos Trabalhadores, tem sido encarada por alguns militantes como precipitada e um ato isolado. Talvez tenha sido, não tenho ainda esta compreensão. Entendo que precisa externar minha posição o mais rapido possível. Não poderia ficar com o peso das angustias comigo. Tinha que compartilha-las. O fiz escrevendo aqui no Blog. Confesso que não pensei que a imprensa fosse atentar-se para um texto de um blog pessoal ainda mais de um militante petista, que nem direção é do PT. Quando a Jornalista ligou não quis confirmar. Porém a posição aqui escrita já estava publica. Mas apesar da decisão de sair é quase que irreversível, vou me submeter ao debate nas plenárias do Fórum Socialista minha corrente interna no Partido. Quero uma saída coletiva e uma solução quanto ao futuro. Não penso em constituir o bloco do EU sózinho, nem tão pouco minha História no movimento aponta para isto. Digo que a saída é quase irreversível, pois a conjuntura é dinamica e podemos ter mudanças radicais nas posturas do governo Lula e no PT. Mudanças na economia, com o rompimento imediato com o FMI, a retomada do crescimento com aceleração da produção e geração de empregos. Mudança nas companhias, rompendo com os PLs, PTBs e Sarneys da política Brasileira e selando alianças com os aliados de toda hora PSB, PCdoB e os movimentos populares. No PT as mudanças radicais, viriam com a imediata expulsão de todos os envolvidos, uma repactuação na direção, garantindo a participação de todas as tendências na condução Partidária. Além disto desconstruir as estruturas burocráticas e autoritárias, criadas nos últimos anos e construir estruturas com participação popular, democracia ao extremo, transparência nas ações. Bem não acredito que a atual direção promoverá estas importantes e necessárias mudanças, nem tão pouco o governo alterará sua lógica de governabilidade neo liberal. Assim penso e reafirmo que no PT não há mais espaço para uma política de esquerda e socialista.

terça-feira, agosto 16, 2005

METADE DE MINHA VIDA

Estou prestes a deixar o Partido dos Trabalhadores. Estou na militancia deste Partido desde os 18 anos de idade. Minha primeira participação em um comício do PT, foi em 28 de junho de 1980, quando da fundação em Limeira e da primeira visita de LULA em nossa cidade. Foi na praça da antiga câmara municipal. De la pra cá foram arduos anos de sacrificios, desde a perda de empregos a prisões e perseguições por conta do que pensavamos e ainda pensamos. Vi muita gente morrer em função da concepção Partidária e da busca pelo sonho de uma Sociedade Socialista. Tudo isto esta prestes a ficar na História e acompanhar-me por onde for continuar a luta. Estou triste, como triste esta varios companheiros e companheiras, que estão decepcionados com o que fizeram com nosso Partido. O Pragmatismo e o Stalinismo, destruíram nossas convicções de que o PT, era o instrumento da Classe trabalhadora para a construção do Socialismo. Dediquei metade de minha vida a este instrumento. Saio triste sim, mas frustado não. Evitamos com a existência do PT, que o Neo liberalismo consolida-se no Brasil. Evitamos que a direita, destrui-se as organizações populares. Evitamos que conquistas Históricas da Classe fossem aniquiladas pelo estomago devorador da Burguesia. Com o PT, construimos outros instrumentos importantes de luta, como a CUT, o MST, a CMP e tantos outros. Com o PT avanços nas lutas democráticas e populares. Levantamos bandeiras, como das Reformas Àgrarias e Urbana, da Ètica na política, da não privatização,da luta contra qualquer forma de discriminação e preconceito. O Partido dos Trabalhadores, entra para a História como o instrumento que enfrentou a Burguesia, apontando caminhos para uma vida mais digna, solidária e sem classes.

segunda-feira, agosto 15, 2005

NÃO VOU PEDIR DESCULPAS

O Presidente LULA, disse em seu pronunciamento ontem, que o PT deve desculpas da sociedade Brasileira, pelos escandalos de corrupção envolvendo a alta cupula dirigente do Partido. Eu não vou me desculpar. Entendo que a maioria dos petistas também não deve se desculpar. A militancia petista, não andou ou anda de land rover pelas ruas ou possuí imóveis que custam 1mulhão de reais. A Militancia petista não negociou com fisiológicos e traiodores da classe como Roberto Jefferson e Valdemar Costa Neto. A Militancia Petista não aliou-se a empresários lavadores de dinheiro, como Sr. Marcos Valério. Nossa Militancia não movimentou dinheiro escuso e sujo, para eleger-se a qualquer custo ou manter politicas governamentais. Nossos Militantes continuam andando de onibus, trabalhando para sustentar suas familias, militando de dia e de noite. Nossa Militancia dorme e mora em casas alugadas ou do CDHU. Eu não posso pedir desculpas por algo que não cometi. Continue como a imensa maioria da militancia do PT, defendendo os 25 anos de luta, desse instrumento que podia ser da classe trabalhadora. Continue defendendo este Partido que acreditei pudesse levar a classe ao Socialismo. Eu e a imensa maioria dos Petistas, choram ao ver uma injustiça cometida a quem quer que seja e não fica parado, vai a luta para mudar o estado das coisas. Não vou pedir desculpas pelas picaretagens de Delubios e Silvios Pereiras. Não vou assumir como meu, os erros cometidos pela força majoritária de meu Partido. Não. Não vou e não quero pedir desculpas.

Novo Blog

Mais um blog. Vou tentar com este sossegar o facho. Optei por ser um endereço mais facil para digitar. Mas o conteúdo é o mesmo.