quinta-feira, dezembro 27, 2007

QUE VENHA O DEBATE

Desde que o conheci no final dos anos 70, Osmar Lopes sempre foi um companheiro polemico, mas com firmeza e rico em suas posições. Na época éramos jovens e militávamos nas Pastorais Populares da Igreja Católica, em tempos de Teologia da Libertação e da descoberta da política partidária, como caminho de busca de uma sociedade mais justa. Osmar foi o primeiro de nossa geração a se filiar no PT e se não me engano a fazer parte da primeira direção. Fez parte da primeira Oposição aos Pelegos do Sindicato dos Metalúrgicos em 1981. Oposição que foi denunciada, por filiados do próprio Partido, sequer conseguiu o registro da chapa.

De la pra cá, ocupou vários cargos, na CUT, no PT e foi candidato a vice Prefeito em Limeira no ano 2000. Dono de uma oratória forte e as vezes até agressiva, encantava com seus discursos os trabalhadores nas portas de fabrica. Nunca foi bom, com a organização de base, mas é um dos melhores que conheço, na articulação interna. Ficou muitos anos fora da cidade e talvez careça de informações, de como as coisas funcionam por aqui. Mas em termos de compreender que o Partido deva estar sempre em movimento e que é ele o principal fomentador de política, para a sociedade, é um expert. Entre nós é ele que melhor entende esta dinâmica. Porem tem uma veia centralizadora, peca no método. Muitas vezes não consulta as instancias para tomada de posições e isto gera crises, mesmo quando esta correto em suas ações. Mas tem sacação, enxerga longe.

Osmar Lopes foi eleito Presidente do PT de Limeira, há menos de um mês, durante o Processo de Eleições Diretas do Partido, teve quase 80% dos votos. Elegeu-se em uma composição inédita, onde a esquerda representada na cidade pelo Fórum Socialista, teve a companhia de um racha da Articulação. Osmar foi o principal articulador desta aliança. Já de cara, inovando no Partido, pois uma composição desta nunca foi possível de ocorrer, ora pelas fortes tensões da luta interna, ora pelo sectarismo exarcebado de ambas as partes.

Eleito, Osmar honra a tradição de ser polemico e de gerar discussões acerca de suas posições. Na semana passada em um entrevista concedida a Jornalista Andréa Crot do Jornal A Gazeta de Limeira, o Presidente do PT, fez varias afirmações, que com certeza, desagradaram alguns dirigentes partidários e agradaram outros, bem como lideranças fora do Partido.

Duas destas afirmações: A necessidade do PT de se relacionar com os movimentos sociais, sendo o fomentador de políticas e não ao contrario e a necessidade do Partido em ampliar seu arco de alianças, foram o estopim para gerar o debate.

Embora a Jornalista na Manchete, destacou que o Presidente do PT, defenderia o afastamento do Partido do Sindicato dos Metalúrgicos, o conteúdo da matéria é correta e concordo plenamente. Não acredito que Osmar tenha, dito que os Metalúrgicos atrapalham e por isto o PT deva se afastar. A Jornalista talvez não tenha entendido bem.

Porem o que importa, é o fato de que o papel de um Partido de esquerda, que se propõe dirigir a classe trabalhadora e os pobres rumo a transformações sociais, não é ficar refém de uma instituição da sociedade civil ou movimento e muito menos fechar suas portas para a sociedade como um todo.

Os movimentos sociais são extremamente importantes para a busca de qualidade de vida, mas são limitados para pensar um projeto estratégico de uma nova sociedade. Esta limitação se da pelo fato, de que os MS, trabalham em uma faixa corporativa de publico e são estes interesses corporativos que norteiam suas ações. Já o Partido não fala para uma categoria ou segmento. Tem por obrigação de dialogar com todos os setores da sociedade e apresentar um projeto global de sociedade e não um fragmento.

Aos Movimentos Sociais, cabe o aprofundamento da luta de classes e a busca de condições melhores de vida. Ao Partido cabe a tarefa de elaborar e conduzir os MS, para a construção de desta nova sociedade.

Assim o companheiro Osmar Lopes, inicia seu mandato á meu ver, no caminho certo. Precisa superar erros em relação ao método de discussão, ter preocupação com a organização de base.

Mas no frigir dos ovos, que vem a boa polemica e com ela o debate aberto, franco e saudável.

quarta-feira, dezembro 26, 2007

A ESPERANÇA VENCE O MEDO

As marcas da destruição, estavam por toda a parte do acampamento. Roça desfeita pelas maquinas e botas dos militares e funcionários da Prefeitura. Olhamos aquela área, que á algumas semanas, tinha roçado de milho, feijão, verduras e frutas, hoje é um descampado, com varias curvas de nível, feitas pela administração municipal, sabe Deus porque.

Os barracos de lona, que antes já estavam sendo construídos com madeira, agora estavam no centro da terra, como uma questão de segurança. Á cozinha antes individual, agora é coletiva. Primeiro porque muita gente perdeu fogão e utensílios para fazer as refeições. Perderam não, saquearam seus pertences. Ninguém sabe onde estão. Ouvimos relato de que, muitas coisas, foram enterradas pelos policiais e funcionários que estiveram na desocupação. Pura maldade. Segundo, preparar a comida e comer coletivamente é uma forma de aprender ser solidário e praticar a solidariedade.

As feridas daquele dia fatídico, ainda não cicatrizaram-se. As pessoas, incluindo mulheres e crianças, estão assustadas com o que viram e sofreram com a repressão. Ninguém esquece, o major que comandou a operação, a frente da tropa, empunhando uma metralhadora, como se fosse um macaco de programa de auditório, pulava e gritava, dizendo que “o pau vai comer”, “hoje morre gente”, e por aí vai. Ou o helicóptero, voando há menos de um metro do chão, atirando bombas de gás de pimenta, em todos. Ou mais ainda, soldados da tropa, que apontavam armas para as crianças, que com medo corriam para o meio da mata. Mas o que mais chocou aquela gente, foi ver os barracos e a plantação serem destruídos, sem piedade.

Mas apesar do pesadelo, a esperança persiste no acampamento Elizabete Teixeira, no Bairro dos Lopes. A reconstrução esta em curso, a passos lentos sim, mas com muita determinação. No ultimo natal, uma ceia foi realizada, como símbolo de que o sonho pode se tornar realidade, quando todos estão irmanados em um único propósito.

Minha visita junto com minha filha e o arquiteto Alex, foi extremamente prazerosa. Não vimos nenhum ladrão, estuprador ou baderneiro, como parte da imprensa e políticos, insistem em vociferar pela cidade. Vimos trabalhadores pobres, que na cidade perderam tudo pela ganância do Capital.

Vimos um povo, que quer terra para nela plantar, colher e dar sustento as suas famílias. Vimos um povo que quer contribuir com a sociedade, através de seu trabalho. Hoje os assentamentos do MST, é responsável por produzir o que 8% da população do estado, consome com o Leite longa vida, sendo que 6% compram feijão dos assentamentos. Estes são pequeninos dados, de que a Reforma Agrária é viável e pode contribuir para a geração de emprego e renda.

Nossa cidade, não perdera nada com o assentamento dos trabalhadores. Vivera uma experiência, que lhe trará, desenvolvimento. Não o desenvolvimento factoide prometido pelo Prefeito. Mas um desenvolvimento, com justiça social.

quinta-feira, dezembro 20, 2007

HAIKAI

O HAI KAI, tem sua origem no milenar Japão. Trata-se de uma forma poética, concisa e objetiva de dizer as coisas. O formato tradicional do HK, é composto de três frases, sendo formada por tri silabas, ou seja: a primeira e terceira frase, formada por cinco silabas e a segunda sete. No Brasil esta forma de poesia, foi introduzida pela primeira vez em 1919. Porem foi popularizada por Guilherme de Almeida, que alem de não seguir o tradicional, ainda incorporou ao HK, titulo e rimas. O Hai Kai, tradicional, aborda prioritariamente temas referentes a natureza. Uma terceira corrente de poetas, formada por Paulo Leminski, Millor Fernandes e Alice Ruiz, não uso a forma métrica nem tem como referencia uma estação do ano ou um tema especifico.

O texto abaixo, tem uma mistura das três formas, pelo menos as tentei.

É minha homenagem a todos os meus amigos, que ao longo deste ano, estiveram junto comigo, perto ou longe, nas batalhas cotidianas, nas festas, nos festivais e nos bate papos. Embora cada Hai Kai, tem uma dedicatória e vários, consideram o perfil ou o que penso de cada pessoa a que homenageou, o poema é para todos que gostam de poesia e que de algum forma contribuiu para que tivéssemos um ano bom e cheio de vitórias.

Que 2008, continue assim.

HAI KAI DE BOAS NOVAS

O céu pode esperar,
Tudo pode esperar,
Teu amor não.

PS: À Minha amada amante, Nadir.

Á abelhinha cresceu,
E seus frutos,
Emanam mel.

PS: A minha doce e revolucionária filha, Ruani.

A generosidade é
Algo impagável
É elixir da bondade.

PS: Este é dedicado ao novo Amigo Ademir Cintra.

Arquiteto de
Sonhos reais
Sem lucro algum.

PS: Para Alex.

O violão que toca
Um Blues, toca
Um Pop, um Samba.

PS: Ao meu Parceirinho do Blues, Danilo.

Salve, Salve
Janis e Nina
Tu encantas igual.

PS: A Minha Nina Janis, Érika Caetano.

Metódico és
Sensível a tudo
As vezes não parece

PS: Ao Flavinho, nosso observador

Minha antítese
Mas a somatória
Para a síntese histórica

PS: Para a “Colega”, amiga solidária de todos os dias Kelly Luchesi.

Jeitinho de menina
Caminhar de garotinha
Desafios de Mulher.

PS: À minha filha adotiva Kátia Marchione.

Uma descoberta
Das mais felizes
Amigo pro todo sempre.

PS: Bom te-lo como amigo, João Paulo Baxega.

O humor e o otimismo
Fonte de derrubar
Obstáculos.

PS: À Joaquim Lazari, meu amigo.

Operário classista
Fala e ação coerente
Companheiro da utopia.

PS: Ao Vereador e Amigo Zé Carlos Pinto.

Bandeira da ousadia
Desprendimento em tudo
Responsabilidade a flor da pele.

PS: A minha querida Marcela Jones.

Doa teu oficio
Á dias melhores
Aos sofridos desta terra.

PS: Este vai para um dos poucos Advogados Éticos que Conheço: Marco Aurélio.

Mano, Mano,
O sol brilha
Lá no horizonte.

PS:
Dedicado a meu Irmão Paulo Sérgio.

A diversidade pode
Unir e estreitar
Laços de convivência.

PS:
Ao Vereador Miguel Lombardi

Linda e sensual
A aguda voz vem
Suave em meus ouvidos

PS: À Raquel Cerqueira, minha parceira de musica e besteirol.

Ès como um filho
Não tem laço de sangue,
Mas é meu filho.

PS: A meu camarada Rodrigo Paixão.

A arte é porto
Seguro, desabrochar
De emoções.

PS: Ao meu amigo Ronald Gonçales.

Sil, Sil, Sil,
Um assobio pra dizer
Voas, mais alto que puder.

PS: À minha comadre, Silvana Maria.

Tens energia
Sobrando pelos poros
Luz do amor

PS: À minha doce e elétrica amiga Viviane Cerqueira.
Coração não obedecia
Mas a fé e a musica
Disseram viva!

PS: Ao Guerreiro e Parceiro Wilson Cerqueira








quarta-feira, dezembro 19, 2007

O DESENVOLVIMENTO EQUIVOCADO DE SILVIO FÉLIX

O governo Silvio Félix, desde a campanha eleitoral de 2004 (ele ainda não desceu do Palanque), tem como principal bandeira em seus pronunciamentos, o Desenvolvimento da cidade. Os artigos de sua campanha, afirmavam e afirmam, que Limeira precisa de Industrias, que gerem empresas, aqueçam o consumo e aumentem a arrecadação tributaria. Isto qualquer Prefeito ou Cidadão almeja, para seu município. Porem a industrialização não é a tabua de salvação para o desenvolvimento econômico. É uma das alternativas, não a única.

As inúmeras transformações no mundo do trabalho, tem demonstrado cada vez mais, que a chamada industria de ponta e que tantos empregos gerou em décadas passadas, hoje ou não existe mais ou “modernizou-se” tanto que não é capaz de dar sustentabilidade a uma população. A automação substituiu a mão de obra e esta mesma mão de obra tem outros perfis e outras exigências.

O chão de fabrica esta em constante mudanças e com isto, cresce categorias, como a informal e precarizada. As empresas deste mote, são em sua grande maioria clandestinas e que não contribuem com recursos financeiros na cidade. Em Limeira, podemos citar como exemplo, a industria de folheados, apenas para ficar em um único exemplo.

Outro aspecto, é tentar moldar a vocação econômica de um povo, a uma única forma de trabalho. Isto consiste em um enorme erro, pois desconsidera experiências e culturas do trabalho acumuladas pelos trabalhadores. Como ilustração, podemos citar aqui, a agricultura familiar, sustentáculo de Limeira durante muitos anos, hoje esquecida e sem um mínimo de incentivo e estimulo. Alem disto tudo, a nova industria, tem sido demasiadamente exigente com as contratações. Hoje não se admite mais trabalhadores sem qualificação profissional e com o mínimo de experiência na função pretendida. O poder publico por sua vez não tem um mínimo de políticas publicas, de fomentação da qualificação e nossas universidades, pregam e ensinam na lógica do mercado, mas são insuficientes para prepara-los que este mesmo mercado não esta aberto para todos e sim para poucos.

Entrar na guerra fiscal é outro grande erro. Isentar uma grande empresa de tributos e dar a ela outros benefícios, em nada ou quase nada gera divisas ao município.

Pensar o Desenvolvimento sustentável, é planejar em primeiro lugar, as potencialidades econômicas já existentes no município. Tirar da clandestinidade centenas de pequenas e médias empresas, articular o reaquecimento de nosso comercio, criando infra estrutura e uma política de comunicação e publicidade, capazes de elevar nossas lojas a condição de referencia de compras na região. Adotar a agricultura familiar, como método de incentivo a zona rural da cidade, alem consertar estradas, pontes e etc.

Um Governo que se preze, não faz de seu mandato peça de campanha eleitoral. Não se omite em dialogar com a sociedade como um todo e não apenas com um pedaço dela. Seria um belo começo, se o Prefeito Silvio Félix, apresenta-se a população um Projeto de Desenvolvimento, que engloba-se não só vinda de empresas, mas manutenção das que existem. Alem do mais pensar em Desenvolvimento é ser capaz de resolver questões as quais este governo fracassou como: a própria industrialização, o Transporte Coletivo, o meio ambiente, criança fora das creches e por aí vai. Mas isto trabalharemos em outro post.

sexta-feira, dezembro 14, 2007

IMPRENSA LIMEIRENSE PRESTA UM DESSERVIÇO A POPULAÇÃO

Breves considerações sobre o que parte da imprensa fala sobre posições políticas da oposição ao governo Félix e em especial a esquerda:

1. Tudo o que eles fazem é política. Ora o que o Silvio faz não é?. Desde que venceu as eleições suas atitudes tem sido de nunca ter descido do Palanque. Escolhe inimigos o tempo todo, não dialoga com ninguém, faz populismo exarcebado.

2. O MST traz gente que não é de Limeira. Pura xenofobia e bairrismo dos mais atrasados. Para refrescar a memória desta gente: Quem fundou esta cidade, foram negros escravos e imigrantes europeus. Segundo, a industrialização do município a partir da década de 70, teve como mão de obra principal migrantes de varias regiões do País e em especial, de Mineiros e Paranaenses. Agora, uma placa enorme na entrada da cidade, convida empresários para aqui se instalarem. Os patrões pode, trabalhadores não.

3. Silvio Félix enche a boca e seus interlocutores na imprensa, reproduzem, que desenvolvimento na cidade, é a construção de distritos industriais. Perguntas que não querem calar: Porque a Prefeitura não tem políticas para desenvolver a vocação econômica da cidade, a industria do folheado, de maquinas agrícolas e o aquecimento do comercio e da agricultura familiar?. Porque o Prefeito anunciou os distritos desde sua campanha eleitoral em 2004 e até agora, nada aconteceu?. Porque em 2006, Silvio Félix anunciou que não iria mais fazer o distrito no horto e agora mudou de idéia?.

4. O Horto foi invadido pelo MST. Pois bem, se formos utilizar este termo invasão para os trabalhadores Sem Terra, temos que usa-lo para a Prefeitura de Limeira, que foi a primeira a se apropriar de forma indébita daquela área em 1983, até os dias de hoje.

5. São todos baderneiros, ladrões e violentos: Quem usou da força física e bélica?. Ferindo crianças, mulheres e idosos?.

6. A Igreja não deveria se posicionar: Se ela se posiciona-se a favor do Prefeito, a opinião seria a mesma?.


terça-feira, dezembro 11, 2007

FOTO DO DIA


Presidente Lula, deixa de Bobagem. A Transposição do São Francisco, como o Governo Propoê, beneficiará o Latifundio e a monocultura. Regiões imensas que vivem das aguas do velho Chico, serão sepultadas e milhares de ribeirinhos e pequenos agricultores morrerão de fome.
Nossa eterna Solidariedade ao Bispo Dom Cappio, em sua luta contra mais esta idèia de financiar os poderosos.
FOTO: Leticia Sabatella, visitando o Bispo no ultimo Domingo.
FONTE: Blog do Noblat: www.noblat.com.br

MST VOLTA A ARÉA DO HORTO FLORESTAL


O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, voltaram a ocupar nesta manhã de terça-feira, dia 11 de Novembro, aréa da União localizada no Horto Florestal, as margens da Via Anhanguera.

A aréa desocupada com muita repressão e violència, após liminar da Justiça Estadual, foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal, que remeteu a decisão do pleito á instância superior da Justiça Federal.

Maiores informações: 3404-7550, 3404-7549

sexta-feira, dezembro 07, 2007

A HISTÓRIA DO VENDEDOR DE BOLINHOS OU A HISTÓRIA DO DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS


Paulo Sérgio é o segundo filho do Clã dos Lopes Gonçalves. Nasceu nos idos de 66 do século passado, com muito cabelo, bem próprio daqueles tempos de Hippies e Jovem Guarda. Foi recebido com muita alegria, pelos Pais, pelos Avós, até porque dois anos antes a família tinha perdido com seis meses de vida, o que seria o segundo filho.

Teve uma infância, jogando bola e cuidando de suas irmãs mais novas, característica que a mantêm até nos dias de hoje. Como futebol e religião era o forte naquela família, logo apaixonou-se pelo esporte e pelos mistérios de Cristo.

Muitas vezes ficava enfezado com uma brincadeira do irmão mais velho, que insistia em atazanar a vida, do pequeno grande homem. Mas extremamente carinhoso, sabia já desde menino, manifestar solidariedade e generosidade, com o Pai, a Mãe, os Irmãos e os amigos. Sempre foi considerado pelos familiares o mais inteligente do Clã, de uma memória a dar inveja a todos. Consegue lembrar, data, hora, local, da primeira vacina que tomou na vida. O Computador dos Lopes Gonçalves.

A família passava por inúmeras dificuldades econômicas, como a imensa maioria dos pobres deste País. A mãe Dona Maria Rita, eximia cozinheira, toma a decisão de confeccionar salgados para venda, com o intuito de aumentar o orçamento doméstico, afinal eram sete bocas para alimentar e só o salário do Patriarca, o Seu João tava difícil. Dona Rita dizia que era para pelo menos garantir a mistura das refeições.

E assim foi o pequeno negocio da família. No inicio alguns meninos foram contratados para vender na rua os bolinhos, pasteis de Dona Rita. E o pequeno Paulo Sergio, administrava junto com a mãe o resultado do trabalho. Porem um dia preocupado em ajudar a família, fez uma proposta para a mãe: “Vou para rua vender os bolinhos e tudo o que vender é da Senhora, não precisa me dar nada”. Dona Maria Rita tentou ponderar com o filho que isto não era certo, que ele era muito novo para trabalhar, e...., por aí foi. Determinado o novo bolinheiro sustentou sua intenção e por muito tempo foi o principal vendedor de salgados da Senhora Bondade.

Esta experiência marcou a vida, de Paulo Sergio, que conta em seus escritos, o quanto ela foi importante para sua personalidade, bem como o contato com o mundo dos adultos.

Mas o Bolinheiro, cresceu, foi ser metalúrgico e descobriu que podia contribuir muito com a humanidade. Desenvolveu sua vocação sacerdotal. Enfrentou a barra da solidão, da saudade, da família, dos amigos. A barra dos estudos e do aprendizado da fé. Descobriu nesta nova etapa, o Cristo vivo e presente na vida dos pobres e marginalizados.

Escolheu a formação como um dos caminhos, para que os pobres pudessem enfrentar as mazelas criadas por aqueles que veneram o Deus mercado, da cobiça e do egoísmo. A formação como fonte e instrumento para o despertar de uma fé, engajada na vida social, capaz de fazer transformações e construir uma sociedade diferente, sem fome, sem miséria.

Precisou rodar o mundo, conhecer novas experiências, tão importantes, como da época de vendedor de Bolinhos. Tudo isto só aumentou nele a certeza do que queria, não para si, mas para o ser humano.

Por onda passa, deixa a mensagem de sua opção pelos menos favorecidos. Nisto nunca abriu exceção, nunca fez concessão. Seu dom é o da palavra, do raciocínio o da esperança e do amor.

Pois bem. O Bolinheiro, hoje virou Doutor. Mas o titulo não lhe é importante. Importante é poder realizar, professar a fé no Jesus Cristo Libertador, não com o coração de um doutorando, mas sempre de um Bolinheiro.

EM TEMPO I: O Doutor Padre Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, meu querido irmão, receberá na próxima quarta-feira, a medalha DOM HELDER CÂMARA, de Direitos Humanos. Homenagem dos Vereadores Limeirenses, a um defensor dos Direitos da Pessoa Humana. Quero com este texto, compartilhar com os amigos e companheiros de estrada, minha alegria, por ter um Irmão que por não se esquecer dos vendedores de Bolinhos, contribuir em muito para a construção de uma Sociedade Justa e Igualitária.

EM TEMPO II: A Cerimônia de entrega do Premio, será ás 19:30h nas dependências da Câmara Municipal em Limeira, no próximo dia 12 de Dezembro.



DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PUBLICA

Em virtude dos atos de violência física, ocorrida no ultimo dia 29 de Novembro, por ocasião de cumprimento de ação judicial, para Reintegração de Posse de Área ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, desde abril deste ano, a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Limeira, Presidida pelo Vereador Nelson Caldeiras (PT), convocou para próxima segunda-feira, dia 10 de Dezembro, ás 14h uma Audiência Publica, que ira tratar sobre o assunto.

Já estão confirmados para participar da Audiência, o Ouvidor das Policias do Estado de São Paulo, Antonio Funari Filho, a Jornalista e Presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana, os Deputados Estaduais Hamilton Pereira e José Candido. Ainda se espera a confirmação do Dr. Carlos Cardoso, Promotor de Justiça e Assessor de Direitos Humanos da Procuradoria Geral da Justiça do Estado, bem como outras autoridades.

De acordo com o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Vereador Nelson Caldeiras “ A Câmara Municipal, não pode se omitir diante dos fatos ocorridos na desocupação da Área ocupada”, é obrigação do Parlamentar, prossegue o Vereador, buscar ouvir as pessoas que lá foram agredidas e humilhadas, consistindo um atentado aos Direitos da Pessoa Humana, conclui o Vereador.

A Audiência Publica, se realizará nas dependências da Câmara Municipal.

Maiores Informações: 3404-7549

JOVEM CRISTÃO QUESTIONA A IMPRENSA LIMEIRENSE

Limeira, 04 de dezembro de 2007.


Ao senhor Roberto Lucato, Osvaldo Davoli e demais "profissionais da comunicação" do Jornal Gazeta de Limeira.



Muito me entristece ver a cobertura desse péssimo acontecimento na história recente de Limeira.

Como limeirense, sinto-me envergonhado que estamos mostrando tamanha falta de respeito, indiferença com a pessoa humana como no caso do MST em Limeira.

As considerações que farei é resultado da experiência que fiz ao ir ao acampamento para conhecer a verdade, já que os Meios de Comunicação de Limeira não se prestaram a fazer uma cobertura imparcial, verdadeira e justa. Não escrevo apenas sentado na frente de um computador, mas fui lá conhecer a realidade e montar a minha opinião que abaixo defendo.

Acerca do Quadro “Panorama Especial”, de 03/12/007, do senhor Osvaldo Davoli, vamos debater alguns fatos:

-“ SERÁ Que esse pessoal dos sem-terra não tem outra cidade para invadir?; NO SERTÃO DO PIAUÍ TEM TERRA PRA CARAMBA PARA SER OCUPADA. “ Que falta de compromisso com a verdade. A sociedade limeirense é perfeita senhor Davoli? Aqui não há injustiça e todos os cidadãos têm todos direitos respeitados e equacionados? Se for assim, também faço outra consideração: Tem outros lugares que também tem meios de comunicação descompromissados que aceitam qualquer porcaria para ser publicada, por que o senhor não vai escrever essas besteiras lá? Não mando você ir para o Piauí, porque o povo de lá não merece...

- “A FREIRA Que levou um tiro de borracha na perna eu conheço. Ela é figura permanente aqui em Limeira. Em outras cidades ela nunca aparece.”: ainda bem que temos pessoas comprometidas com os que não tem voz. Exemplo de vida lutando pelas incoerências de nossa sociedade desigual e hipócrita. Que cada um reflita esse caso e veja quem estava errado.

- “OS PRÓPRIOS Sem-terra já estavam instruídos a dizer que o terreno que ocupavam é de propriedade da União. Tomaram chinelada assim mesmo.” Eles estavam instruídos ou receberam a verdade, coisa que vocês não tem feito? E “chineladas”: que horrível! Você deveria ao menos pedir publicamente desculpas por tamanha insanidade. Odiei o que você escreveu, posso resolver na chinelada??? Somos uma sociedade olho por olho, dente por dente? É assim que a nossa sociedade passará a viver então. Não consigo fazer mais considerações para tamanha falta de profissionalismo...

- “SÓ POR QUE É DA UNIÃO PODE INVADIR?”: invadir não, ocupar, já que lá era apenas pasto e não está cumprindo sua função social de acordo com a Carta Magna de 1988. O nome é Horto. Sou gestor ambiental formado na USP e fiquei estarrecido quando vi a área e qualquer um pode concluir que não cumpria esse papel, já que não havia nenhuma árvore lá. Somente tocos queimados e mato. Eles fizeram mais que a Prefeitura, já que na área foram plantadas várias mudas. Mas imagino que numa hora dessas, estarão todas destruídas pela fúria dos tratores e do fogo. O que eles querem é mostrar os fatos e acelerar o processo. E não é porque é da União, mas sim porque é uma área pública que não está cumprindo sua função social.

Acerca do Quadro "Panorama", de 04/12/2007, do senhor Roberto Lucato, precisamos debater também:

- "A invasão foi dos sem-terra de gente que não é daqui e não tem nada a ver com nossa cidade.": vocês foram lá checar essa informação. A Pastoral da Juventude visitou essa área duas vezes durante o mês de novembro e boa parte das pessoas que conversamos são de Limeira. Quem não é de Limeira, é no máximo da região. Limeira é tão auto-suficiente assim que pode dizer que ninguém da região pode buscar seus direitos aqui? Não sabia que Limeira era um principado...

- "Ainda dá para levar um lero com o Roberto Dias. Com os sem-terra não tem conversa e infelizmente é na base da violência.": mais uma vez pergunto, vocês foram lá verificar se de fato eles são violentos? Nunca fui tão bem recebido lá. Fomos em 45 jovens e todos se mobilizaram para nos atender bem. É muito fácil escrever tamanha "asneira" sentado em sua cadeira confortável, sem ver os fatos e fazer tamanho desserviço para a população limeirense.

- "NOSSO BISPO ESTÁ CHEGANDO AGORA E NÃO PODE ESTAR OUVINDO MUITO TROLOLÓ DE ALGUNS PADRES.": nosso bispo não está "ouvindo trololó de padres", ele está vivendo o evangelho, de acordo com ensinamento de Jesus: "Eu vim para que todos tenham vida em abundância" (Jo 10,10). Aí senhores, lhes pergunto: Colocar 360 homens armados em posição de guerra, contra famílias. Proibir a cobertura da mídia. Isso é ouvir trololó de padre? Bendito seja o povo que tem um pastor comprometido como Don Vilson está. Que nem bem chegou já grita contra essa injustiça. Que não está comprometido com poder, mas com os humildes, que dá voz a quem não é ouvido. Somos um povo feliz por ter quem usa sua voz para mostrar as incoerências de uma sociedade injusta como a nossa.

- "A violência todos nós somos, mas tem hora que não dá para agüentar.": CONCORDO PLENAMENTE. Não podemos deixar uma barbaridade como essa ser apagada. A polícia e a Prefeitura usaram de truculência para reintegrar pasto. Nunca utilizaram aquele espaço. Horto só no nome, já que o movimento não arrancou nenhuma muda nativa lá. Confirmamos isso. Destruiu todos os barracos sem deixar as famílias tirarem seus pertences antes. Iniciou dando tiro em todos e lançando gás lacrimogênio contra crianças, já que não deixou que elas fossem retiradas de lá. É uma vergonha ao povo limeirense ter autoridades tão desumanas e descompromissadas com os direitos mais básicos. Como que as autoridades como Silvio Félix e o Major Facchini se sentem ao encostar a cabeça no travesseiro e imaginar que uma criança de menos de 1 ano de idade foi parar na UTI por inalar gás lacrimogênio? Iniciar o ataque falando que eles iriam conhecer quem era a PM de Limeira? Tenho certeza que ela é bem melhor. Um seminarista foi espancado por policiais, e só foi interrompido por uma policial que interrompeu tamanha agressão, já que ela viu que não havia motivo para isso. O exemplo que essa guarda deu é o exemplo da polícia de Limeira. Fazer cumprir a lei, mas sem desrespeitar a integridade do próximo!


Não sou profissional da comunicação, mas sei que ela tem que ser independente e ver todos os lados. Assim, questiono vocês: a serviço de quem vocês trabalham? Trabalham pela verdade dos fatos conhecendo-os, buscando-os, ou alguém lhes pagam para falar o que querem que seja dito?

Sou assinante desse jornal e sinto que meu direito de boa informação não está sendo atendido. Então, já que compromisso humano e cristão, vocês não tem, então respeite meu direito como consumidor que quer a verdade e não ser manipulado. Fui lá, vi que eles não são essas caricaturas que vocês estão imprimindo nos jornais e que vocês são descomprometidos com a verdade!

Muito indignado com os atuais acontecimentos, despeço-me.


Tiago Valentim Georgette

Limeirense, gestor ambiental, cidadão, cristão, católico.
Articulador Diocesano da Pastoral da Juventude da Diocese de Limeira

segunda-feira, dezembro 03, 2007

MOVIMENTOS SOCIAIS SE POSICIONAM


Carta aberta à população de Limeira
No dia 21 de abril de 2007, um grupo de famílias sem-terra ocupou o Horto Florestal Tatu, pertencente à antiga Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). As famílias, organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), reivindicam a área para a realização da Reforma Agrária, que visa à produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e insumos químicos para os moradores das cidades vizinhas, respeitando a fauna e flora da região.
A área se encontrava praticamente abandonada, sendo utilizada indevidamente pela Prefeitura para desenvolver diversas atividades que agridem o meio ambiente. Entre elas, um lixão próximo ao já poluído Ribeirão Tatu, que atravessa o município de Limeira e deságua no Rio Piracicaba. O prefeito de Limeira, Sílvio Félix, baseando-se num documento de intenção de compra e venda solicitou reintegração de posse da área, que foi emitida na última sexta-feira pelo Juiz Flávio Dassi Viana, da Vara da Fazenda Pública de Limeira.
Ontem, 29 de abril, cerca de 400 policiais portando armas de “efeito moral”, helicópteros, cães, cavalos executaram a liminar desrespeitando os direitos de homens, mulheres, crianças, idosos e deficientes físicos. Avançando de forma violenta despejaram diversas bombas de gás lacrimogêneo e dispararam diversos tiros com balas de borracha. O gás atingiu principalmente as crianças que se encontravam no barracão do acampamento, duas delas chegaram a ser internadas na Santa Casa devido ao ocorrido.
Vários acampados e militantes de movimentos sociais e da Igreja foram atingidos pelos disparos e pelo menos quatro deles precisaram passar pelo Pronto-Socorro para tratar os ferimentos. É importante esclarecer, que a tropa encarregada de realizar o despejo e os empregados da Prefeitura responsáveis pela execução da liminar, em nenhum momento se propuseram a dialogar com as famílias, nem com representantes da Igreja, dos demais órgãos públicos e dos movimentos sociais. Ironicamente, há décadas a Usina Iracema se instalou de forma irregular no Horto e nunca foi molestada.
De fato a área pertence à União, que já se manifestou na última quinta-feira, por meio do ofício nº. 941/2007, alegando que o documento de intenção de compra e venda não tem validade já que a Rede Ferroviária foi extinta e que o imóvel será destinado ao Programa Nacional de Reforma Agrária.
As 250 famílias já haviam plantado várias culturas de subsistência como feijão,banana, mamão, milho, mandioca, hortaliças e legumes e residiam no local. A maioria delas não teve tempo hábil para retirar sequer os pertences pessoais, que foram parcialmente consumidos pelo fogo e pelas máquinas que destruíam os barracos indiscriminadamente.
As famílias retiradas do local foram acolhidas pela Igreja Católica. Apelamos a toda sociedade para que se juntem a nós para exigir que esta área seja destinada para fins de Reforma Agrária, proporcionando moradia, trabalho e resgatando a dignidade das famílias desalojadas e para que todos os envolvidos nesta arbitrariedade sejam punidos.

Reforma Agrária: por Justiça Social e Soberania Popular!!!
Limeira, 30 de novembro de 2007

Assinam esta Carta Aberta
MST, Diocese de Limeira, Sindicatos, movimentos populares e
parlamentares de esquerda que apóiam a luta pela Reforma Agrária

IGREJA DE LIMEIRA SE POSICIONA

NOTA DA DIOCESE DE LIMEIRA
A Diocese de Limeira, na pessoa de seu bispo Dom Vilson Dias de Oliveira e de seu clero, vem a público manifestar seu repúdio ao lamentável confronto ocorrido entre o MST e a polícia militar mediante a ocupação daqueles do Horto Florestal Tatu.
A referida área de terra, ocupada pelo movimento, é uma área que está oficialmente e nome da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) que, devido a sua extinção, passou a ser patrimônio da União. O INCRA já solicitou a área para a reforma agrária (of. nº 1960/2007). Aguarda-se, portanto, a transferência para o Governo Federal (of. 392/2007), o que possibilitaria sua transferência para o INCRA.
A Prefeitura Municipal de Limeira solicitou a compra da área em março de 2005, mas o negócio não foi concretizado. Mesmo assim, solicitou a reintegração de posse em maio de 2007, ao que o juiz Flávio Dassi Vianna, da Vara da Fazenda Pública de Limeira concedeu a imediata reintegração do imóvel à prefeitura em 22 de novembro de 2007.
Pelo ofício da GRPU/SP nº 941/2007, assinado pela gerente regional do Patrimônio da União no Estado de São Paulo, foi declarado que não subsiste mais o instrumento prévio regulador da intenção de venda firmado entre a RFFSA e a prefeitura de Limeira e que o imóvel será destinado ao Programa Nacional da Reforma Agrária. Apesar disso, o Sr. Prefeito Municipal, Sílvio Felix, ordenou a retirada dos membros do MST com o uso da força e o abuso do poder.
Esperava-se da atual Administração no mínimo a sensibilidade e a pré-disposição para o diálogo anteriormente, afim de que tudo pudesse ser encaminhado para o bem comum, e não para o uso da violência que afeta a dignidade humana de maneira física, psíquica e moral, que atingiu homens, mulheres (inclusive grávidas), deficientes físicos e até crianças. Ainda que a terra pertencesse à Prefeitura, a violência nunca foi e nunca será a maneira civilizada pela qual a humanidade irá resolver seus impasses. Particularmente num país como o Brasil, onde a desigualdade social é absurda, é preciso o diálogo e a valorização dos movimentos sociais.
Como Igreja Católica, Igreja de Jesus, que assume verdadeiramente os valores de seu Evangelho, não podemos ficar calados diante da maneira como estas pessoas foram violentadas de diversas formas, quer seja pelo abuso do poder, quer seja pela violência dos policiais contra a integridade física das pessoas. O ser humano merece o respeito a sua vida e por isso a Igreja se solidariza com os acampados que trabalham por isso com as condições que possuem, buscando seu lugar na sociedade e seu espaço de terra para trabalhar, plantar e viver.
Solicitamos às autoridades competentes que apurem os fatos, particularmente, da polícia militar e demais que agentes a serviço da justiça que estavam no local, que não aceitaram o diálogo, nem mesmo com a Igreja, afim de que sejam punidos aqueles que praticaram abusos e vitimaram tantas pessoas. Acrescente-se ao episódio, a proibição da imprensa de atuar no acampamento para não registrar os fatos e deporem contra a arbitrariedade da atuação policial.
Crendo fielmente no amor do Pai, anuncio de Jesus e anseio dos cristãos, apelamos a todos os homens e mulheres de boa fé, que temem a Deus, para que a justiça seja feita e paz reine entre nós.

LIVRO DE AMIGO


São Paulo, 29 de novembro de 2007


Camaradas na quinta-feira 13 de dezembro, estarei lançando, pela Editora Expressão Popular, o livro de poemas “Estação Paraíso”, com apresentação de Luiz Alberto Sanz e Jorge de Almeida (segue em arquivo anexo o convite eletrônico). Será na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo-SP), das 18h30 às 21h30.


Gostaria que vocês estivessem presentes, que convidassem seus amigos e ajudassem na divulgação. Será uma maneira de celebrarmos duas coisas que considero da maior importância: A VIDA E A NOSSA AMIZADE.


Putabraço e até lá, Alipio Freire


PS: O livro será vendido a R$ 10,00 (dez reais).Os direitos autorais são da Expressão Popular (www.expressaopopular.com.br ou vendas@expressaopopular.com.br), editora criada por um conjunto de movimentos populares, com o objetivo de produzir livros baratos e de boa qualidade para os militantes e jovens.

OSMAR LOPES DO FÓRUM SOCIALISTA È ELEITO PRESIDENTE DO PT/LIMEIRA

O Dirigente Estadual do PT, Osmar Lopes, é o novo Presidente do Diretório Municipal de Limeira. Osmar venceu o PED- Processo de Eleições Diretas-, realizado domingo dia 02 de Novembro em todo o Território Nacional. No PED, os filiados do Partido votam nos candidatos a Presidente dos Municípios, dos Estados e do Diretório Nacional, alem de eleger os diretórios destas três instancias de direção.

Osmar venceu com uma margem de cem votos de diferença, da Ex candidata a Prefeita pelo PT em 1988 e 1996, Neide Mansur. Osmar foi dirigente sindical do Sindicato dos Metalúrgicos, por seis anos coordenou a secretaria estadual de Formação Política no Estado de São Paulo do PT, alem de ter sido candidato a vice prefeito, em 2000. Osmar integra a corrente petista Fórum Socialista.

Para o Diretório Municipal, a Chapa Vencedora é a Militância Socialista, da qual fazem parte, o Ex Presidente e Ex Vereador Wilson Cerqueira, o Vereador José Carlos Pinto de Oliveira, o coordenador do IEG- Instituto Educacional Gincga- Galdino Clemente, o advogado George Nacaguma, alem do Presidente Eleito.

O novo Diretório Presidido por Osmar Lopes, terá um mandato de três anos, e será responsável por organizar as eleições de 2008 e 2010.

Total de votos 166 – votos válidos

Chapa Nacional :
Militância Socialista - 87 votos
Construindo um Novo Brasil - 40 votos

Presidente Nacional- (Dois Mais Votos)
Gilney Viana – 88 votos
Ricardo Berzoini – 40 votos

Chapa Estadual
Militância Socialista -86 votos
Construindo um Novo Brasil - 40 votos

Presidente Etadual- (Dois Mais Votos)
Renato Simões – 86 votos
Edinho 50 votos

Chapa Municipal
Militância Socialista - 105 votos
Construindo um Novo Brasil 52 votos
Presidente Municipal
Osmar Lopes 108 votos
Neide Mansur 51 votos