sexta-feira, setembro 30, 2005

ESQUERDA PETISTA E O PSOL

O pequeno êxodo de petistas para o Partido do Socialismo e da Liberdade, não me surpreende. Ao contrario de muitos, inclusive de parte da mídia, sempre afirmei que o Partido de Heloisa Helena, não atraí militantes de esquerda a juntarem a suas fileiras. Digo isto por algumas razões às quais elenco:

1. O PSOL foi criado para ser um guarda chuva para Heloisa Helena e outros militantes, não surgi como alternativa viável e nova ao PT;
2. O PSOL permanece tencionando as bases petistas, com um discurso muito parecido com as correntes Trotskistas, abrigadas no PSTU, de que o PT capitulou-se (admito que não mais espaço aos socialistas. Daí ser um Partido do Capital?);
3. Sua estrutura interna não aponta nenhum avanço em relação ao exercício da democracia e do pluralismo;
4. O coro que o PSOL, faz com o PFL e o PSDB, irrita até mesmos os mais radicalizados em abandonar o PT;
5. A luta pelo Socialismo, esta escondida no discurso de seus dirigentes. Não há vejo;

Mas como se explica então a ida de petistas para o Partido do sol?.

A esquerda petista, até hoje não conseguiu elaborar um projeto que se aponta caminhos rumo à construção do Socialismo, como táticas e metas definidas, que pudessem orientar a militância no que fazer em momentos de crise como o que estamos atrassevando.

A dicotomia organizar para fazer luta interna e buscar espaços na maquina partidária e na institucionalidade, prenderam a esquerda ao cotidiano e a distanciaram do propósito de pensar a estratégia histórica. Tal procedimento aliado aos perigos de burocratização e acomodação em máquinas políticas, reflexo da crise ideológica que assola as esquerdas no mundo todo após a queda do Socialismo real, configurou a falta de um projeto de maior envergadura.

Esta encruzilhada e o esgotamento de políticas libertárias no PT, fizeram (e continuaram a fazer) que parte da esquerda do Partido, adentra-se no PSOL, como uma via para disputar a institucionalidade (eleições/2006) e alguns como um espaço necessário para poder falar da luta socialista no País.

As duas razões, não as vejo como fundamentais para recomeçar um projeto socialista. Penso que o momento é de reflexão e um retorno às lutas sociais. Muitos dirigentes (me incluo), abandonaram as organizações populares e incorreram no erro de priorizar apenas a institucionalidade, sequer fazendo liga com as ações diretas.

Aliado a este retorno militante, se faz necessário um programa de educação política que possa apontar formulações táticas e estratégias para atingir uma sociedade socialista. Em linhas gerais acredito que a melhor pedida não é a ida para nenhuma agremiação partidária. Pelo menos neste momento.

quinta-feira, setembro 29, 2005

COMENTÀRIOS DAS ÙLTIMAS

Fiquem dois dias sem postar. Primeiro porque dores musculares (ou não, ainda não sei), impediram que produzi-se qualquer coisa. Segundo que ontem realizou-se o Fórum de Debates da Pessoa com Deficiência, e estava na coordenação do evento.

Mas quero comentar sobre fatos que ocorreram esta semana, na política Brasileira. Terça-Feira, a Gazeta de Limeira publicou matéria abordando a desfiliação de vários militantes do PT e da ida de vários destes para o PSOL de Heloisa Helena.

Sou entrevistado para falar sobre o assunto e se acreditava quem em Limeira, pude-se ocorrer o êxodo para outras legendas. Falo que não acredito nesta possibilidade, pois a corrente que venceu as eleições internas no município (Fórum Socialista), decidiu em sua Plenária Nacional permanecer no PT.

Na mesma matéria, o coordenador da comissão provisória do Partido do Socialismo e da Liberdade, Newton Lima afirmou que o PSOL, restringirá a entrada de novos filiados, para não incorrer no mesmo erro do PT, que não teve critérios inchou e descaracterizou-se.

Bem concordo com o Newton em relação ao que aconteceu e irá acontecer com muito mais vigor a partir desta crise que o PT enfrenta. No entanto é preciso ser coerente. O PSOL ao contrario do que posiciona-se o coordenador local, esta aceitando em suas fileiras no Brasil inteiro, todos e todas que solicitam filiações. Os tais critérios rígidos, ditos pelo Newton, não são tão rígidos assim.

Outra questão que mostra um certo despreparo é que fosse eu do PSOL ou de qualquer outra sigla de esquerda, tudo faria para atrair para o Partido, a esquerda Petista, pois ela traria qualidade na intervenção conjuntural e na elaboração para luta pelo Socialismo, alem é claro de obter um base social, organizada e numerosa.

Outro assunto da semana é a eleição do Comunista Aldo Rebelo, a Presidência da Câmara Federal. Conheci Aldo em Pedreira, no ano de 1995, quando em passagem por aquela cidade, fez uma agenda com os dirigentes do Sindicato dos Ceramistas ao qual eu trabalhava na época.

Centrado e articulado, Rebelo, já demonstrava naquele momento ser um militante disciplinado e pragmático. Era seu primeiro mandato como deputado federal. Sempre gostei dele. Inteligente que ao longo do tempo mostrou-se um hábil negociador de sua bancada, até a desastrosa experiência como ministro da coordenação política do governo Lula.

Desastrosa porque foi impiedosamente detonado pelas conspirações e lambanças da turma de Zé Dirceu, que nunca o engoliram: era e é a briga do Stalinismo Petista X Stalinismo do PCdoB.

Porem acho que Aldo vai cumprir um papel de corrente de transmissão do governo. Tudo fará para beneficiar os projetos e proposituras governamentais no Congresso. E mais creio que Lula terá maioria no Legislativo, e a partir de agora começa a espantar a crise. Mesmo porque de concreto, pouco provou-se, apesar do pragmatismo e descaracterização ideológica do PT. Aldo é a figura que o Presidente e seus aliados precisavam.

Agora para encerrar os comentários, quero falar de compromissos. Os homens públicos, devem e tem a obrigação de comprometer-se com os anseios, necessidades e reivindicações da população, em especial, os pobres e excluídos.

Não faz sentido, um sujeito eleito, fugir de situações sociais, criadas por séculos de exploração. O cara é eleito para isto. Ontem irritei-me com o comportamento do Prefeito Silvio Félix.

Alem de não comparecer ao Fórum de Debates dos Deficientes, não delegou a seus representantes, entre eles a primeira dama, poderes de comprometimento. Lá estiveram e fizeram discursos vazios e promessas que se não houver pressão popular, jamais serão cumpridas.

Este jeito Silvio Félix de governar, como diz minha mulher Nadir, precisa ser desmascarado, não dá mais para aceitar a omissão do poder público, em relação a graves problemas sociais de nossa cidade.

segunda-feira, setembro 26, 2005

AS ESQUERDAS VÃO DEIXANDO O PT

Fazendo as contas, é possível que apenas correntes regionais fiquem no Partido dos Trabalhadores. APS- Ação Popular Socialista- dezenas de militantes da DS-Democracia Socialista-, Articulação de Esquerda, estão do PT.

A tendência que comanda o PT em Limeira o Fórum Socialista decidiu ficar, em uma plenária disputadíssima, onde o fico venceu com Cinco votos de diferença e com Seis abstenções. O que estamos assistindo, é o que estava escrito nas estrelas.

A desarticulação da proposta inicial do PT leva ao desencanto com o Partido que único conseguiu representar os anseios dos de baixo. Bem que o velho PCB, tentou ao longo de 70 anos, mas envolto na burocracia e no Stalinismo, afastou-se das massas e de suas lutas.

Errou feio, ao acreditar nas alianças com a Burguesia Nacional. Errou feio ao acreditar no centralismo de cúpula. Entendo que os erros do PT, têm origem e espelho nos erros do Partidão.

Embora o PT fosse mais longe aos equívocos, ao privilegiar o institucional e financiar discursos e praticas pragmáticas. Tudo isto desencantou e afastou homens e mulheres de bem.

Vou falar das saídas e a ida de boa parte para o PSOL - Partido do Socialismo e da Liberdade- (a qual estou a principio considerando um equivoco) em outro texto.

MAIS UM POEMA

Fiz Saudades, após testemunhar o sofrimento de uma mãe amiga minha, que chora todo dia por ter sua filha envolta com as drogas e o trafico. Conheço a menina. Ela é linda. Pensei nela ao fazer este e um outro "Encruzilhada". Saudades foi apresentado na Exposição "Novos Talentos", da Câmara Municipal.

SAUDADES
Janjão/2005

Há que saudades de um tempo que não vivi
De um tempo em que tinha um teto para viver
Comida na mesa, para esbaldar-me, de tanto comer
Roupas limpas e novas, nada de marca famosa. Apenas algo pra vestir

Há que saudades de um banco de escola, a qual não tive acesso
Nem eu nem meus irmãos. A gente foi cedo vender balas nos faróis
E cedo pequenos furtos fazíamos para ter o que levar pra casa
Não havia tempo para sala de aula

Há que saudades de um pai e uma mãe
Meu pai não conheci, nos abandonou quando nasci
Minha mãe, para nos sustentar, muitos homens
Pra sua cama levou. Quantos não a fez chorar

Há que saudades de um tempo que não vivi
Um tempo de conversas na esquina, sem medo
Da polícia ou de traficante
De um tempo de risadas e conversas de cuca limpa

Há que saudades de oportunidades, as quais nunca tive
Oportunidade de emprego, digno
Oportunidade de lazer e cultura de boa qualidade
Oportunidade de convívio com o Negro, o Branco, o Amarelo

Há que saudades de uma vida sem prisões
Sem algemas, sem correrias por entre muros
Um mundo sem pancadas, torturas, trancas e solitárias
Um mundo sem cercas e que todos possam ver o sol sem autorização

Há que saudades da Paz que não tenho

domingo, setembro 25, 2005

MINHAS PREFERIDAS-PARE O CASAMENTO


Eu devia ter uns 5 ou 6 anos, quando aos domingos meus pais iam almoçar em casa de minha avó materna na Vila Esteves. Minha Avó era uma das poucas de sua rua (Rio de Janeiro, uma das que ao fundo se depara com os muros da antiga companhia Prada, hoje prédio da Prefeitura Municipal), a possuir televisão ainda preto e branco.
Esta facilidade, fazia com que quase todos os vizinhos, viessem a sua casa assistir os principais programas televisivos da época. Um destes ilustres programas era “A Jovem Guarda”. Programa comandado por Roberto e Erasmo Carlos e veiculado nas tardes de domingo. O estilo o ie-ie próximo do rock feito pelos Americanos na época e pelos Beatlhes.
Era muito pequeno, mas as canções ingênuas (hoje tenho esta impressão), sobre carrões coloridos e garotas e garotos embalando paixões, marcaram minha infância.
Mas a primeira música que cantarolei sobre a Jovem Guarda foi Pare o Casamento. Cantada por uma loiraça linda, com uma voz nem tanta, a canção uma versão da Americana Stop the Wedding de Resnick – Young, com letra em português por Luiz Keller, foi um dos maiores sucessos de Wanderléia, a Ternurinha da Jovem Guarda, que passou a comandar com Roberto e Erasmo o programa homônimo.
Divertida e com temática dos namoricos e paqueras típicas dos anos 60, Pare o Casamento teve sua primeira gravação no LP de Wandeca , o quarto solo da carreira, A ternura de Wanderléia pela gravadora CBS em 1966. O Kid Abelha em uma das regravações que mais gosto, gravou o clássico no disco Coleções de 2000, que aliais, além desta pérola, tem clássicos de Tim Maia, Jorge Bem Jor, Paulo Diniz, Mutantes, Rita Lee e outros. Imperdível. Antes que me esqueça, Wanderléia foi responsável por meu primeiro Tesão. Claro alguns anos depois.

sábado, setembro 24, 2005

POEMA

O texto abaixo, fez parte da exposição "Novos Talentos", da câmara municipal:

VIDA, minha VIDA
(Á minha mãe Maria Rita e a suas companheiras de fé e caminhada)

05/05/00
O tempo torna-se fundamental
Não se pode agir com precipitação
Tudo deve ser calculado e pensado
Milimetricamente
As atenções e cuidados são redobrados
A duração da existência é necessária
A rotina de todos os anos, hoje é passado
O mundo as vezes parece que desaba
Sobre as consciências
Os novos cenários não comuns, refletem
Solidão e medo
Tudo ocorre como um revival
E soa como despedida da dimensão terrena
O corpo nem sempre reage, ao desenvolvimento
Cerebral
Compromissos e responsabilidades não podem
Deixar de serem realizados
A vida apesar do inesperado
Tem que continuar
A busca de força e coragem
É incessante, mesmo que não reste muito
A resistir
O conceito de valor já não é o convencional
Muda de cor e tamanho
Parece aos olhos íntimos que aos semelhantes
Incomoda a nova condição
O Homem descobriu o quase inimaginável
E fica impotente ante os mistérios do Criador
Mas a certeza em continuar
Revigora o anseio de dias melhores
Aos meninos e meninas que descendem
Do ventre materno, todo o sacrifício é pouco
Ou quase pouco
Como guerreira do apocalipse, salta para atingir
O paraíso, dando um basta na desilusão e no conformismo
Como anjo celestial, protege os seus, dos descaminhos
Do mundo
E assim nasce a cada momento, ao acreditar
Na superação do que parece impossível.

MINHAS PREFERIDAS- PONTEIO

Sempre achei Ponteio uma canção de guerrilha. Seu estilo forte na letra e no ritmo, levam a pensar em um campo de batalha. “Quem me dera agora eu tivesse a viola pra Cantar”, faço um trocadilho “Quem me dera agora eu tivesse uma arma para guerrear”. Não era e não é apologia a violência.
Os tempos eram de Ditadura Militar e a Música Popular servia como veiculo para manifestações políticas. Edu Lobo já tinha vencido um Festival, o da TV Excelsior em 1965 com Arrastão parceria dele com Vinicius de Moraes, Interpretada por Elis Regina.
Agora com Ponteio ele vence talvez o maior e mais criativo Festival de Música Brasileira. Intitulado o Festival da virada, o III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, confirmou o prestigio de Edu, aqui em parceria com Capinam e tendo como Interprete Marilia Medalha e o Quarteto Novo.
Marilia vinha do espetáculo musical Arena Conta Zumbi, do Teatro de Arena. Revelada nos palcos, deu vibração a guerreira Ponteio. Formado em 1966, o Quarteto Novo, antes Trio, já tinha conquistado um prêmio em Festivais, com Disparada de Geraldo Vandré e Théo de Barros. Formado por feras de nossa música: Théo de Barros, Airton Moreira, Heraldo do Monte, na época de Ponteio, mudou toda a sua formação e teve Hermeto Paschoal como sua principal figura. Com este time Edu Lobo, venceu Gil, Caetano, Chico, Roberto Carlos, Elis Regina, Sergio Ricardo, Jonhy Alf e muitos outros.

sexta-feira, setembro 23, 2005

DO LUTO À LUTA: ESPETÀCULO DE LIBERDADE

Ontem assisti em companhia do Vereador José Carlos Pinto, o filme "Do Luto á Luta", no CESET/UNICAMP. O filme documentário de Evaldo Mocarzel retrata o universo das pessoas atingidas pela Síndrome de Down, um problema genético que só no Brasil, atinge no nascimento, cerca de 8mil bebês.

O Filme fez parte de uma programação, organizada pelo Professor Joaquim Lazari, portador de deficiência física e presidente da AINDA- Associação Integrada dos deficientes e amigos- para refletir sobre a questão da deficiência na sociedade brasileira.

Confesso que chorei, grande parte do filme. Ele é emocionante, vibrante e faz com que não retiremos os olhos da tela nem por um minuto. Não é piegas e muito menos apela para caridade ou sentimento de piedade.

Penetrando de cabeça, no mundo dos homens e mulheres de Down, Mocarzel, ele pai de uma menina (linda) que possuí a síndrome, desnudou este universo, ao qual a sociedade que estimula a competição e o consumo, procura excluir, por intermédio da discriminação,preconceito e da ausência de políticas públicas, inerente a toda pessoa que sofre com alguma forma de deficiência.

Na película de 75 minutos de duração, quem protagoniza a História que é contada, são os próprios portadores, suas famílias e pessoas que com eles convivem ao longo do cotidiano.

As primeiras cenas mostram o nascimento e as dificuldades dos pais em aceitar a realidade de conviver com filhos com cuidados e necessidade especiais. Há relatos chocantes e hilários. Depois caminha para infância, adolescência e juventude. Depois a fase adulta com sonhos e aspirações sendo realizadas ou não.

O filme é belo e bom, suscita o diabo do preconceito, matando-o com esperança e muita luta.

Filme propicio não só para sensibilizar os que ficam em casa a espera de milagres, mas para animar a todos a organizarem para cobrar políticas públicas para o acesso das pessoas, não só os de Down e não só os que possuem deficiência mas o negro, a mulher, o homossexual, enfim os excluídos da sociedade de barbies de fancaria, como afirma Rita Lee.

O filme dividiu o premio especial do Júri no Festival de Gramado, como outro filme do "Bem", como se convencionou chamar: "Doutores da Alegria". Recomendo porque este é MASSA, como diz o surfista de Down no documentário.

quinta-feira, setembro 22, 2005

JULGAMENTO DOS CAPIBERIBE

O Jornalista Alípio Freire, enviou-me esta mensagem a qual atendendo seu pedido post na integra:
Camaradas,

segue abaixo mensagem que recebi de Artonka Capiberibe, filha do
senador João Alberto Capiberibe - o Capi,e da deputada federal Janete
Capiberibe.

Capi foi governador do Amapá e fez uma excelente e avançadíssima
gestão estive lá, e testemunho.
Tudo o que a Artionka relata, é absoluta verdade.
Divulguem.

Abraços
Alípio Freire

A MENSAGEM DE ARTIONKA:

Caros amigos,

Depois de um longo e tenebroso inverno, o injusto processo de
cassação dos mandatos do senador João Alberto Capiberibe e da deputada federal Janete Capiberibe foi novamente despertado. A novela do processo que se arrasta desde 2002 terá hoje mais um capítulo, talvez o derradeiro, pois se o
julgamento correr até o fim, sem nenhum pedido de vistas, o veredicto final vai enfim determinar se eles terão seus mandatos cassados ou não.

Frente a tudo que estamos assistindo nas CPIs do Congresso nos
últimos quatro meses, o processo de cassação dos Capi torna-se cada vez mais absurdo é ridículo, lembrem-se que os dois estão sendo processados pela
suposta compra de dois votos na eleição de 2002 pela quantia de R$ 26,00 por
voto, pagos em duas prestações, tudo isso baseado no depoimento de duas
testemunhas que na metade do processo quiseram nos vender a mudança
em seus depoimentos por quantia mais polpuda R$ 20.000,00 para cada uma.

Desde o começo do processo, temos recebido muito apoio e
manifestações contrárias à cassação, provenientes de diversas partes do Brasil e do mundo.
Isso se deve ao reconhecimento do trabalho político correto que os
Capi sempre fizeram, seja no plano regional seja no nacional, que é
completamente incompatível com a acusação que lhes foi imputada, forjada por um político do Amapá de mais baixo nível, Gilvan Borges, em aliança com um
político bem conhecido nacionalmente, um ex-presidente que desde que findou seu mandato resolveu se abancar e reinar num minúsculo Estado da federação, por falta de musculatura política para se colocar num espaço de disputa política mais acirrado. Só não contava que iria se deparar com alguns político locais que não aceitariam naturalmente sua soberania.

É graças a esse figurão que o processo existe e é também graças a
pressão que ele tem feito sobre o Tribunal que o julgamento irá acontecer
hoje, pois "Sua Excelência" precisa decidir antes do dia 03/10 se permanecerá no Amapá para ser candidato a mais um mandato de senador (pasmem, o 3o pelo Amapá) ou se voltará para o pobre povo do Maranhão. Caso cassem o mandato do senador Capi, ele será novamente candidato ao senado em 2006.

Como só há uma vaga a ser disputada e a popularidade de Capi anda muito alta com o povo do Amapá, o mesmo não ocorrendo com a de Sir Ney, a cassação deverá mandar Sir Ney de volta ao seu berço de origem.

Para nós esse momento não é muito bom para o julgamento, pois há um
Clima de caça aos parlamentares reinando por causa do mensalão e não há espaço na mídia para defender políticos. Em todo caso, embora o momento não seja o mais propício, o cansaço de estar sempre com a corda no pescoço, sem liberdade de atuar no Congresso segundo suas próprias convicções,
gera na gente uma vontade que essa novela termine logo, seja qual for o
resultado.

Caso queiram assistir ao julgamento, ele será transmitido pela TV Justiça
As 14:00h.

Torçam por nós.

Um abraço,

Artionka

ENSINAR A PESCAR: PERIGO PARA A BURGUESIA

A uma diferença de entendimento sobre solidariedade, entre a esquerda e a direita.

Primeiro para a esquerda e os libertários, solidariedade é estender a mão ao mais fraco e estar ao seu lado. Solidariedade é enxergar as raízes do problema e ajudar a combate-lo. Solidariedade é evitar que o outro seja explorado e por conseguinte você mesmo. Solidariedade se pratica no cotidiano e não se espera recompensa pessoal em troca.

A direita e os conservadores, divagam e vociferam esta palavra sem dela nada entender ou se a entendem não a aceitam. Para promoções pessoais e propagação de uma concepção de dominação, a Burguesia gosta de fazer caridade, distribuindo pão de vez em quando, sem ao menos ensinar a ganhar e a fazer este pão.

A hipocrisia é tanta, que regozijam-se de distribuir migalhas, que não matam a fome, nem acabam com a miséria.

Lembro de Herbert de Souza, o Betinho, quando lançou as campanhas de combate a fome. Sua intenção não era a de realizar promoções assintencias que distribuíssem cestas básicas e sim no primeiro momento dar conta da necessidade de ter o que comer, para depois cobrar das autoridades e da própria Bu8rguesia suas responsabilidades, pela multidão de famélicos.

A segunda parte de seu projeto não foi encampado pelas elites e pelos governantes, justamente porque pressupunha questionar as estruturas de dominação que geram a pobreza.

O governo Lula, tinha também boas intenções, como o fome zero, mas perderam-se em uma política de subordinação aos bancos internacionais que não permitem, que aja investimentos na área social. Enquanto isto a legião de miseráveis, aumenta a cada dia e a confraria dos que tem muito, vai aumentando lucros e fortuna.

A Solidariedade é um principio ético muito caro, para ficar sendo utilizado por políticos que não tem nenhum objetivo em promover o fim da miséria, pois dela vivem.

Saudades de Dom Helder Câmara que dedicou toda sua vida, procurando ensinar a pescar e denunciando os propagadores da miséria e seus produtores. Uma frase de Dom Helder ilustra bem esta questão " Quando dou pão aos pobres me chamam de cristão. Mas quando denunciam a pobreza, me chamam de COMUNISTA".

MALUF CONTINUA PRESO: QUE DELICÍA

Na próxima sexta-feira (23), completa-se 13 dias da prisão de Paulo Maluf e seu filho Flávio. O internauta não tem a dimensão do quanto isto me deixa eufórico.

Políticos como Maluf, costumam fazer suas lambanças e contar com a benevolência da justiça e das autoridades constituídas. Aliás, minha mulher confidenciou que os Malufs tinham certeza de que em poucas horas seriam libertos.

Por sinal esta era a opinião da maioria da população, pois durante décadas assistimos, medalhões roubarem e serem impunes, enquanto o pobre, por cometer pequenos delitos é condenado e injustiçado. Maluf ainda precisa pagar e muito por vários crimes cometidos contra a humanidade.

Não me refiro apenas aos relacionados à corrupção e enriquecimento ilícitos.

Paulo Maluf é responsável por perolas faladas por ele ou atribuídas ao seu estilo de fazer política e de vida, que infelizmente infesta culturalmente nossa sociedade.

Frases, como "Estupra, mas não mata", "Rouba mais faz", fazem parte do imaginário e cotidiano dos Brasileiros e que muito mal fez. Estou me deliciando com sua prisão e espero que por lá permaneça, pelo todo e sempre.

terça-feira, setembro 20, 2005

AMOSTRA NOVOS TALENTOS

Iniciou-se ontem na camara municipal, a Exposição Novos Talentos, evento promovido e organizado pela Camara Solidária, projeto capitaneado pela Presidente da Casa, Vereadora Elza Tank(PTB).

A amostra é de trabalhos de funcionários da casa. As peças vão desde quadros, esculturas, a poemas e artesanatos de renda, trico.

Estou participando na categoria Poesia com dois poemas: VIDA, MINHA VIDA e SAUDADES. O primeiro é dedicado a minha mãe e suas companheiras de batalha contra o cañcer. Escrevi o texto em 2000, quando minha mãe ainda esta entre nós e participava de um grupo terapeutico pós cirurgia. Ela fez parte do grupo durante 3 anos da doença. Retrato no poema as angustias, alewgrias e esperanças, daquelas mulheres, que procuravam conviver com o signo da morte.

O segundo fiz por encomenda este ano. A companheira Keli presidente do CEDECA, me pediu para elaborar algo que fosse apresentado na Conferencia Municipal da Criança e do Adolescente. Fiz SAUDADES, que é a confissão de um jovem infrator, que fala de seus sonhos não realizados. A exposição esta instalada nas dependências da camara e vai até sexta-feira, 23 de setembro.

segunda-feira, setembro 19, 2005

PORQUE O PRESIDENTE NÃO FOI AO PED?

O Presidente Lula não votou no Processo de Eleições diretas do Partido dos Trabalhadores. Não justificou o motivo de sua ausência, apenas o candidato da força majoritária Deputado Ricardo Berzoini, manifestou-se á respeito, frisando de uma forma confusa e atabalhoada, que o Presidente, quis manter-se neutro nesta decisão, colocando-se acima das tendências e disputas internas.

Aliás, este sempre foi o discurso, que se fez em relação a Lula nestes 25 anos de PT. Discurso para mídia, pois foi até á pouco uma das principais lideranças do campo majoritário do Partido, sendo que em alguns momentos prevalecia-se (prevalece)sua vontade e autoridade.

Sempre enxerguei esta conduta de Lula e acho perfeitamente normal e legitima. È extremamente hipócrita a tese de que é um patrimônio da classe trabalhadora, assim deva ficar acima de qualquer suspeita e conflito interno. Porem sempre acreditei em sua liderança e sua capacidade de orientar e apontar caminhos para os trabalhadores e pobres. Em alguns momentos Lula o fez e eu o segui.

Nunca vi nele um messias ou salvador da pátria, como a força majoritária ocultou e culta. Via em Luis Inácio o dirigente que conduziria a classe rumo às mudanças e a ruptura com o capitalismo. Sempre soube que Lula não era e não é um Socialista, mas tinha fé que o processo de Histórico de Luta, o faria um seguidor dos ideais socialistas, repetindo o processo ocorrido com Fidel Castro.

Mas Lula vem frustando-me a cada dia. A maior das frustrações, talvez a derradeira, foi a do discurso, após o depoimento de Duda Mendonça na CPI dos Correios.

Esperava um pronunciamento, de um dirigente de massas, que orienta suas bases no que fazer. Que se aponta os inimigos e responsáveis pela crise. Que reestabelece-se em nós a esperança e a credibilidade de que é possível mudar, é possível construir uma nação sem explorados e exploradores. Ao contrario, vi um homem amedrontado e refém de uma elite truculenta e sedenta para concentrar renda cada vez mais.

Portanto sua ausência nas eleições do PT, não me surpreenderam, nem me frustraram. Apenas confirmo que Lula não é o timoneiro ou o cavaleiro da esperança. Infelizmente Lula passará para a eternidade, como um operário que conseguiu chegar a Presidência da República e não estará na galeria dos grandes lideres, como Lênin, Marx, Guevara, Mandela e outros.

domingo, setembro 18, 2005

BOA NOTICÍA

Enquanto no Chile o processo de transição do longo regime militar de Augusto Pinochet, agora que começa a apresentar frutos, por aqui ninguém foi punido ou processado entre torturadores e ditadores.
Quem foi penalizado, são os perseguidos, que lutaram durante 20 anos por liberdade no Brasil. Não falo apenas pelo aspecto fisico de punições, mas passados 21 anos do fim da ditadura militar, a maioria do povo, ainda não sabe da verdade da História.
Outro dia na câmara municipal, um senhor me disse que após as denuncias de corrupção as quais Zé Dirceu esta envolvido, começa a acreditar na versão de alguns ex militares que afirmam que o deputado petista, é um assassino. Versão que não tem nenhum cabimento.
Bem no Chile aprovou-se uma nova constituição, que retira da carta magna, poderes incriveis que as forças armadas obtinham sobre os destinos da nação e dos cidadãos chilenos. Aqui ainda temos que conviver com legislações e os fantasmas do regime de excessão. Abaixo matéria do site www.bafafa.com.br , sobre as mudanças constitucionais no País de Victor Jara.
Nova Constituição do Chile encerra era Pinochet

O Presidente do Chile Ricardo Lagos sancionou, neste sábado 17, a nova Constituição do país em ato solene no Palácio de La Moneda. Em pronunciamento, Lagos afirmou que o Chile merecia e merece uma Constituição democrática, de acordo com os atuais "estandartes" internacionais da democracia no mundo. Com a nova Carta, o Chile suprime leis em vigor desde a ditadura do general Augusto Pinochet.As reformas mais importantes na Constituição chilena são as seguintes:
- Os comandantes em chefe das Forças Armadas e o Diretor Geral dos Carabineiros poderão ser removidos do cargo por iniciativa presidencial após aviso ao Senado e à Câmara dos Deputados.
- Fica eliminada a função das Forças Armadas de ser "garantidor da institucionalidade".
- Se eliminam os mandatos de senadores biônicos com cargo vitalício. A partir de 11 de março de 2006 o Senado será formado integralmente por 38 membros eleitos por voto popular.
- Redução do mandato presidencial de seis para quatro anos sem direito à reeleição.
- Serão realizadas na mesma data as eleições presidenciais, parlamentares e municipais.
- A idade mínima para disputar as eleições presidenciais será reduzida de 40 para 35 anos.
- Serão considerados chilenos os filhos de chilenos nascidos no exterior.

sábado, setembro 17, 2005

TERRORISMO TUCANO

Mao Tse Tung, ex todo poderoso do PC Chinês nos anos 60, velho timoneiro da Revolução Comunista de 1949, protagonizou uma das maiores atrocidades, contra o direito de pensar diferente. A "Revolução Cultural", que de revolução nada tinha, prendeu, assassinou e jogou no ostracismo, artista e intelectuais, que não comungavam com o retorno as tradições, renegando assim o futuro, o moderno sem é claro esquecer a História e sepultar a tradição. Livros foram censurados e queimados em praça pública, com seus autores perseguidos. Estou fazendo menção a esta manifestação de truculência, para introduzir, matéria que recebi do meu amigo Guillermo Valdez, estudante de ciências sociais da UNESP de Araraquara. Veja nos dois artigos que publico na integra, que os Tucanos não só estão praticando os mesmos atos dos Chineses (a ditadura militar brasileira também censurou e perseguiu), como diferente dos orientais, seus interesses são o de beneficiar o grande capital.
"Ontem na Rua Augusta, baixou a repressão aos livreiros amigos nossos que trabalham por lá. Levaram o Adriano preso e confiscaram os livros do cara. O Bactéria também perdeu 66 livros. Eles estavam vendendo livros, sacaram? Livros. Eu ainda vou repetir pra quem não entendeu. LIVROS. Eu não consigo entender. Nem consigo argumentar muito sobre o assunto. É tudo tão absurdo. Sería rísivel se não fosse trágico. E enquanto os livreiros são presos, as filas para ver " 2 Filhos de Francisco" aumentam. Mais e mais. E porque vocês acham que o país está onde está? Quer saber? Eu começo a achar que a gente merece."
Mário Bortolotto, dramaturgo

Amigos,

Por favor, leiam, divulguem e, o mais importante, compareçam!



SERRA PRENDE LIVROS NA AUGUSTA

No dia 7 de Setembro, foram apreendido livros e um livreiro foi preso pela Guarda Civil de São Paulo. Constrangidos em exercer esta função, alguns guardas diziam que cumpriam ordens.
Os seus superiores são o prefeito José Serra e o subprefeito da Sé, Andreas Matarazzo.
Nos últimos dez anos, as calçadas da Rua Augusta têm oferecido a cidade de São Paulo, a exemplo de Paris, Madri, Berlim e Nova Yorque, uma saudável atividade com suas bancas de livros usados. Esta calçada e seus livreiros são patrimônio genuíno da população e ajudam a socializar o conhecimento longe do controle do governo e das imposições massificantes do mercado.
Esta manifestação cultural é respaldada pela população local, de outros estados e de estrangeiros, que adquirem livros de seu interesse, levando para todos os cantos do Brasil e do mundo esta experiência fundamental para a cultura dos povos.
Este fato foi expresso pelos populares que repudiam a ação da Guarda Civil, exigindo a liberdade da exposição e a venda dos livros que teve como resposta a violência dos milicianos contra todos naquele momento.
O poder público, ao contrário da repressão, deveria estimular e proteger aqueles que facilitam o acesso à cultura. Entretanto a política do prefeito José Serra, não leva em consideração a necessidade da população em ter acesso aos livros.
Os livreiros da rua, como em todo o mundo, são valorizados pelos turistas e estimulam a leitura de forma barata e eficiente para a população em geral, e, aplica a repressão aos livreiros em geral:
_ O livro é uma verdadeira arma, valorize-o;
_ Por uma política cultural voltada a população;
_ Por incremento das vendas de livros em diversos pontos da cidade, nos parques, etc;
_ Todos ao Ato Público de repúdio as ações do Governo Serra.

DIA 17 DE SETEMBRO DAS 17:00 ÀS 19:00 HS NA RUA AUGUSTA - ESPAÇO UNIBANCO DE CINEMA

Livreiros da Augusta
Apoio: Sintusp

MINHAS PREFERIDAS-DOMINGO NO PARQUE

Mais uma do Festival da virada, o III da TV Record. Música que é umas das ícones do lançamento do Movimento Tropicalista.
Gilberto Gil, fez desta canção de dança de capoeira, um dos clássicos da MPB. Gil juntou o Berimbau, com Guitarras e Violinos e Violoncelos. A rebeldia de um grupo de Rock, Os Mutantes, com os Arranjos de um maestro de música Erudita, Rogério Duprat. Juntou os ternos de uma orquestra com as roupas coloridas de Rita Lee e os Irmãos Baptista.
Toda esta mistura pra contar uma História de Amor que termina em tragédia. Contar uma estória de dois trabalhadores, um feirante e um pedreiro, que amigos rompem a amizade por conta de uma mulher. Esta mistura com versos do cotidiano e postos como se fossem cantiga de roda de capoeira. Domingo no Parque ficou com o 2º Lugar no Festival e lança para a música o Baiano Gilberto Gil.

sexta-feira, setembro 16, 2005

MAIS UMA DO CAMPO MAJORITÁRIO DO PT

Postei aqui há algumas semanas, o caso de Mogi Guaçu em que a força majoritária fraudou listagem de votantes as eleições diretas do Partido.

Agora recebo texto encaminhado ao diretório estadual do PT, pedindo a impugnação do processo eleitoral da cidade de Vinhedo (SP). Os motivos que levam a esquerda petista e um racha do campo majoritário, querer a anulação das eleições na terra da uva, vão além de lista fraudada.

Que, aliás, esta só para se ter uma idéia da encrenca: 10% da lista são de filiados do PSDB, pois ainda não desfiliaram-se da legenda tucana; Há nomes que foram candidatos a vereador ou vereadora no pleito de 2004 por outras legendas, não tendo tempo hábil para votar ou ser votado no PED, pois é preciso no mínimo um ano de filiação; a maioria dos listados não passaram pelo processo de recadastramento partidário, portanto não estão aptos a votar.

Alem disto houve um verdadeiro inchaço na lista de votantes. Em dois anos ocorreu um crescimento de 200% de filiados, em um período em que mais se perderam filiados no PT, em Vinhedo o saldo foi positivo.

A direção majoritária, que tem como principal liderança o Secretário de Segurança Pública, Elcio Bocalleto, o XINHA (em Vinhedo o PT já foi coligado com o PSDB e hoje é governo em uma coligação com o PL), fechou a sede as duas chapas de oposição, não permitindo que as mesmas utilizassem as dependências para suas atividades e não cumpriram o acordo entre os concorrentes de realizar cinco debates sobre o pleito eleitoral.

E tem mais, a sede do Partido a qual é dita pra todos como própria, surpreendeu a todos os militantes do PT local ao saberem que a mesma esta em nome do tesoureiro do Partido Sr. Ranulfo Ramos. Ao serem indagados sobre o fato, a força majoritária, alega que tinha dividas com o Sr Ramos, portanto a sede foi uma forma de pagamento. Conheço o PT de Vinhedo há muito tempo.

Trabalhei naquela cidade, fui oposição ao campo majoritário e sei muito bem do que são capazes de fazer.

O que esta ocorrendo hoje, não é reflexo da conjuntura nacional ou da crise partidária. Desde meados dos anos 90, que a linha de conduta seja ética ou política das lideranças daquele município, tem sido o da pratica meramente eleitoral e reformista. Vale tudo pra manter-se no poder e dele regojizar-se. Torço pelo sucesso dos pedidos de anulação e espero que seja apurada com rigor as denuncias.

RONEI FOI PUNIDO

Ontem estava muito cansado, não dava para postar nada. A sessão de julgamento do companheiro Ronei Costa Martins, durou mais de 9hs. Cansativa, tensa e com suspeitas graves de que poderia ocorrer alguma surpresa que levaria as conseqüências drásticas a Ronei.

Porém o relatório da Comissão Processante foi votado onde aprovado foi sem os votos da bancada do PT á uma suspensão de 30 dias, das funções legislativas. Isto ocorrerá quando o suplente for assumir a titularidade da cadeira que é do Vereador Nelson Caldeiras.

Na eventualidade disto ocorrer, quem assumi é o segundo suplente pelo período da suspensão. O PT vai recorrer da decisão, pois a aceitando corre no erro de reconhecer que Ronei errou.

Parafraseando o assessor parlamentar Geraldo Rondelli, o "crime", o qual Ronei supostamente cometeu, foi o de entrar em um local público, sem pedir autorização. Que crime violento esse heim.

E mais os Vereadores que contrataram funcionários que não apareciam para cumprir suas funções, foram condenados a uma advertência verbal. Ronei então é um criminoso perigoso, pois cumpria sua função de legislador, enquanto os demais que mantinham assessores fantasmas, não são tão criminosos assim, não merecem uma punição tão drástica.

quarta-feira, setembro 14, 2005

JULGAMENTO DO RONEI SERÀ HOJE

Daqui a pouco ás 15hs na câmara municipal, acontecerá à sessão extraordinária, que apreciará e julgará o relatório da comissão processante que investigou denuncia de decoro parlamentar, supostamente praticado pelo suplente de Vereador, o companheiro, Ronei Costa Martins.

Tenho a sensação de uma sessão longa e desgastante, cujo resultado será a punição de Ronei.

Agora o que esta me incomodando, é a declaração de um Vereador, cujo nome reservo no anonimato, que confidenciou a mim que o fantasma da cassação não esta totalmente descartada. Explico: De acordo com a fonte, Ronei foi acusado de três supostos "crimes". Em dois deles, foi inocentado e penalizado em um terceiro, o de ter invadido a sede da merenda escolar. No 3 item caso os Vereadores não acatem a suspensão de 30 dias, a alternativa é a absolvição.

Mas nos outros itens, caso seja reprovada a decisão da CP de absolver, a alternativa seria cassá-lo.

Disse ao nobre causídico, de onde tirou tal conclusão: respondeu que o Plenário é soberano, em suas decisões, mesmo que o regimento não prevenha tal situação. Caso isto ocorra, mais um golpe será desferido contra a democracia. Mais tarde post maiores informações.

terça-feira, setembro 13, 2005

SAÌ DO PT. NÃO DO INFERNO

Ontem recebi de um Vereador, parabéns por ter saído do Partido dos Trabalhadores. Seus parabéns foram dados com um entusiasmo, o qual só vi ultimamente quando o time da gente vence uma partida de futebol.

Fiquei prostrado e surpreso com tamanha demonstração de antipatia de um político pelo PT. È claro que não agradeci seu gesto, até porque não encaro minha saída como alivio ou decisão a ser comemorada.

Pelo contrario, quando decidi, chorei e triste fiquei (e ainda estou), por vários dias. Não se fica feliz, ao ver o instrumento que ajudou a construir, afundar-se de forma trágica e melancólica.

Não se fica feliz, quando se acreditou que este instrumento pudesse conduzir a classe trabalhadora a Revolução Socialista. Não fiquei e não estou feliz, estou consciente de que fui coerente em minha decisão.

No PT fiz amigos, não por relações de interesses escusos, mas verdadeiros companheiros de batalhas contra o capital e suas mazelas. Foi e é no PT, que encontramos os melhores militantes de esquerda de todo o País. Éticos e compromissados com as lutas dos pobres e oprimidos.

Acabou-se um instrumento, mas não a luta de classes. Ela persiste enquanto perdurar este sistema que proporciona a miséria de muitos e a riqueza de poucos. Enquanto esta selvageria excludente permanecer, haverá homens e mulheres que lutaram contra as injustiças sociais, culturais e econômicas.

Agora feliz estou por saber que a Burguesia e os que a apóiam odeiam o PT, não o PT de Delubio, Silvinho e Zé Dirceu. Odeiam o PT do Zé, da Maria, do Nelson, da Nadir e de muitos brasileiros que estando ou não no PT, acreditam no sonho de uma sociedade de iguais, que respeitam o diferente e a ele oferecem oportunidades de vida.

segunda-feira, setembro 12, 2005

PROJETO DOS LOTES URBANIZADOS SERÁ VOTADO HOJE

As 700 famílias que ocuparam área do aero clube, destinada a instalação de distritos industriais, acordaram ainda no próprio sábado, dia 10, com a prefeitura municipal, que no dia de hoje, o Projeto de Lei que prevê a implantação de programa de lotes urbanizados em sistema de mutirão, será votado na câmara municipal.

Alem disto, acordou-se que a partir de amanhã a Prefeitura , estará providenciando a compra de uma área, para consolidar os 800 lotes. Em relação a sessão ordinária da câmara, da noite de hoje, as famílias estarão lotando as dependências da casa de leis, para acompanhar o processo de discussão e votação.

LIBERTAÇÃO PARA CUBANOS

O texto acima foi publicado no site www.bafafa.com.br . Achei interessante e peço que divulguem:

NIEMEYER, FREI BETTO E BOFF PEDEM LIBERTAÇÃO DE CUBANOS

Oscar Niemeyer, Frei Betto, Fernando Morais e Leonardo Boff assinaram um manifesto apoiado por mais de três mil intelectuais de todo o mundo que pede aos Estados Unidos a libertação de cinco cubanos presos no país, depois da anulação do julgamento que os condenou.

Esses intelectuais somaram suas assinaturas à iniciativa lançada por vários ganhadores de prêmios Nobel, como o português José Saramago (Literatura), o argentino Adolfo Pérez Esquivel (Paz), a guatemalteca Rigoberta Menchú (Paz) e os sul-africanos Nadine Gordimer (Literatura) e Desmond Tutu (Paz).

A imprensa local informou nesta sexta (9) que são mais de três mil artistas, cientistas, jornalistas e escritores que aderiram à proposta lançada publicamente em Havana no mês passado. A carta, dirigida ao Procurador Geral dos Estados Unidos, Alberto Gonzáles, pede a "libertação imediata" dos cubanos condenados em 2001 a duras penas pela acusação de espionagem, o que é negado por Havana.

Os cubanos que estão no centro dessa polêmica são Antonio Guerrero, Ramón Labañino, René González, Fernando González e Gerardo Hernández, que tiveram seus julgamentos anulados em 9 de agosto por uma Corte de Atlanta, que fez objeções às condições dos julgamentos em Miami, centro anticastrista.

"Nada justifica que permaneçam na prisão (...). Pedimos sua libertação imediata", diz a carta. Noam Chomsky, Harry Belafonte, os escritores uruguaios Mario Benedetti e Eduardo Galeano, a líder argentina das Mães da Praça de Maio, Hebe de Bonafini, o ator francês Gerard Depardieu e os cantores espanhóis Joan Manuel Serrat e Joaquín Sabina também deram seu apoio à iniciativa.

O texto foi assinado também pelos cantores cubanos Silvio Rodríguez e Pablo Milánes, pelo argentino Víctor Heredia, pelo uruguaio Daniel Viglietti e pelo franco-espanhol Manu Chao.

Fonte: Agência Carta Maior

domingo, setembro 11, 2005

MALUF ESTA PRESO: ATÉ QUE ENFIM

Paulo Salin Maluf, está preso pelo crime que cometeu a vida toda: Corrupção. Beneficiou-se dela em toda a sua História. Em nome dela, Maluf cometeu as maiores atrocidades, á frente de cargos públicos.
Amigo íntimo da Ditadura Militar, onde foi prefeito e governador biônico, em seus mandatos, criou-se uma das polícias que mais matou em todo o País , a ROTA, retratada no brilhante livro do Jornalista Caco Barcelos "ROTA 66". Coorporação que perseguia e eliminava negros pobres e em sua maioria inocentes ou ladrões de galinha. Nenhum figurão do crime organizado, foi preso ou morto pela Rota.
Aliás em tratando-se de crime organizado, foi na gestão de Maluf prefeito, que o Esquadrão da Morte iniciou sua saga de morte. Grupo organizado, formado por poiciais civis e militares foi denunciado pelo Jurista, então na época promotor público, o ex vice prefeito de São Paulo Hélio Bicudo.
Foi em seu reinado , que Perus começou a ficar famosa. Foi lá que o regime militar, enterrava os corpos de militantes políticos de oposição a ditadura, tudo com a benção e conivência de Paulo Maluf. Recentemente outra ossada lá foi descoberta. A população só foi ter conhecimento do cemitério em Perús, durante a gestão da ex prefeita da capital Luiza Erundina.
As lambanças com o dinheiro público, foram fabulosas. Maluf gostava de realizar obras faraônicas e algumas inacabadas. Projetos como furar poços de petroléo no interior de São Paulo, gastou-se milhões e não se encontrou um copo sequer do liquído preto. Brotas que o diga. As barragens das hidroéletricas, algumas ainda inacabadas, custaram milhões aos cofres públicos e engordaram em muito as contas de empreiteiras e empresas de construção cívil.
Maluf gostava muito de aparecer nos meios de comunicação, mostrando seu lado "humano e paternalista". Hebe Camargo, malufista histórica, até hoje gosta de apresenta-lo tocando piano em seu programa. Ridículo.
Quando achavamos que estava derrotado e ultrapassado, o filhote da ditadura militar, o regime que o apadrinhou no mundo político, Maluf vence as eleições a prefeito de São Paulo, em 1992, iniciando um novo reinado de 8anos, pois elegeu seu capacho e discipulo numero um, Celso Pitta.
Maluf e Pitta, proporcionaram um desmonte nos serviços públicos e nas contas públicas da cidade de São Paulo. Destruiram com a saúde, a educação, os serviços de transporte e outros. Protagonizaram um dos maiores escândalos de corrupção que já foi visto no Brasil, os fiscais do Pitta.
Maluf eleitoralmente está sendo dizimado, a cada eleição. Acho que na próxima, se ele disputar, veremos um dos maiores vexames eleitorais de nossa História.
Mas faltava pagar pelos crimes que cometeu. Sua prisão ontem por ter desviados mais de 250 milhões de Dolares, fez os mortos do regime militar, das filas da saúde, e todos os Brasileiros mortos ou vivos comemorarem.
Agora a arrogância de seus aliados é o que existe de mais podre e lamentável. Dizer que estão com saudades da ditadura militar, pois em sua existência a prisão não ocorreria, é de uma safadeza a toda prova. Segunda amostra de petulância. Flávio Maluf não deveria ser algemado, quando de sua prisão. Ora os presos políticos, podiam? os ladrões de galinha, podem? inúmeros pobres e negros, ao ser confundidos com bandidos, podem sofrer humilhações bem piores que as mãos algemadas?.
Espero que um dos maiores corruptos da História não só continue preso, mas seja condenado a devolver aos cofres públicos o que dele tomou e pague as famílias de varias vítimas de sua truculência e repressão. Estou feliz.

MINHAS PREFERIDAS-ALEGRIA, ALEGRIA


Esta canção é uma das minhas preferidas, das preferidas. Foi a que me fez interessar-se pela obra e vida de Caetano Veloso. Primeiro disco que tive do compositor Bahiano, foi uma coletânea da Editora Abril, que trazia músicas em um vinil maior que um compacto e menor que um LP. Um formato 45 rotações, mas em uma rotação normal. Foi em 1974 em que tive este primeiro contato.
De lá pra cá tenho muita coisa de Caetano. Alegria, Alegria, foi uma marco para Música Brasileira em todos os sentidos. Primeiro porque apresenta uma linguagem nova de se fazer música, tanto em letra, como melodia e arranjos. Foi junto com Domingo no Parque de Gilberto Gil, responsável pelo surgimento de um Movimento Estético cultural político, intitulado Tropicalismo.
Alegria, Alegria., foi apresentada pela primeira vez, no famoso Festival da Virada, o 3º Festival da Canção da TV Record, que revelou vários talentos para música brasileira, como lançou tendências e movimentos.
Era outubro de 1967, quando Caetano Veloso ficou com o 4º Lugar do Festival e acompanhado pelas guitarras roqueiras do conjunto Argentino Beat Boys, fez desta marcha rock, enlouquecer a platéia ali presente.
Panorama de uma época, em que a Juventude se dividia no engajamento político ao engajamento a expressões da contra cultura, Alegria, Alegria, foi relembrada nas mentes dos Brasileiros pela Mini Série da Rede Globo Anos Rebeldes, apresentada em 1992, cuja canção foi o tema de abertura.

sábado, setembro 10, 2005

SEM CASA OCUPAM ARÉA EM LIMEIRA

Agora pouco, entre 10hs e 10:30hs da manhã familias ligadas ao Movimento dos Sem Casa, ocuparam um terreno público próximo ao aero-clube, da cidade. São por volta de 700 famílias, que negociam com o Prefeito Silvio Félix, desde janeiro deste ano, um programa habitacional que atende-se o enorme deficit de moradias no munícipio, estimado por volta de 10mil unidades.
A prefeitura deveria agilizar projeto de lei que esta na câmara municipal desde meados de junho e que já deveria ter sido votado, mas não ocorreu, porque o poder executivo não corrigiu os problemas de incontitucionalidade do texto. Além disto até agora, o prefeito não comprou aréa que pude-se ser utilizada para a construção dos lotes urbanizados.
O problema de moradias em Limeira, resume-se ao meu ver em dois quesitos: completa ausência de uma política clara e objetiva de moradias populares para solucionar o enorme deficit e a especulação imobiliária e a terrível concentração de terras.
Infelizmente a maioria dos governos anteriores estiveram comprometidos com estes dois quesitos e parece que o atual caminha para o mesmo rumo.
Saí de lá do acampamento, e a enorme lona para abrigar as famílias esta sendo montada, bem como a cozinha industrial para alimentar a todos durante o período de ocupação. As lideranças aguardavam a chegada do vice-prefeito Orlando José Zovico, que foi anunciado pelo comando da Polícia Militar, que para lá se dirigia para conversar com o movimento. Mais tarde maiores detalhes da acupação.

sexta-feira, setembro 09, 2005

OPINIÕES PARA A ESQUERDA DO PT

Tenho dito que não acredito que após o PED-Processo de Eleições diretas- do Partido dos trabalhadores, haverá uma debandada em massa dos militantes do Partido, em especial da Esquerda Petista.

Afirmo, pois a mesma esquerda não conseguiu trabalhar ao longo dos anos de crise do PT, um projeto alternativo para a classe. Parte deste bloco, resistiu ao pragmatismo e ao stalinismo instalados no interior do campo majoritário. A outra parte tentou acumular, fazendo pequenos acertos com este mesmo campo, acertos de convivência pacifica, discordando, mas sem maiores embates que levassem as grandes rupturas.

Exceto os companheiros que formaram o PSOL, os demais não tem nenhuma estratégia de saída, capaz de incidir diretamente na conjuntura. A aproximação do ano eleitoral, também amarra uma boa maioria, que entende o acumulo institucional, como importante, para o começar de novo.

Estas indefinições e o fracionamento das correntes (algumas já estão realizando acertos com a força majoritária) provoca um vazio de políticas de curto prazo para a saída do Partido.

Sei que é muita pretensão dar qualquer opinião do que fazer neste instante, principalmente quem anunciou estar saindo do Partido, porque acreditem ou não há companheiros que ainda enxergam o PT como estratégico para a Revolução Socialista. Mas como saí do Partido, mas acredito no Socialismo e nos companheiros da esquerda petista é que me sinto a vontade para dar uns pitacos:

1- Acho que as lideranças que estão cotadas para disputar cargos públicos devam permanecer no PT, até outubro do ano que vem, para acumularem ou manter-se na institucionalidade;

2- Militantes de base, mas com lideranças nos movimentos sociais, deveriam optar pela dissidência até 03 de outubro, fazendo criticas de profundidade ao governo Lula e a direção do PT;

3- Militantes que não são táticos para a institucionalidade ou pra disputa interna no PT, devem se desfiliar agora e organizar uma estrutura paralela que de suporte a um projeto alternativo;

4- Todos dentro ou fora, fariam parte do Movimento Socialista com correntes de outras agremiações partidárias.

Alem disto acho que um bom e profundo programa de formação se faz necessário organizar. Penso também que uma plataforma mínima deva ser pensada de intervenção na conjuntura e na relação institucional que norteie todo o MS.

Tudo isto se Plínio de Arruda Sampaio não vencer o PED. Se vencer...

MARCADO O JULGAMENTO DE RONEI

A sessão que julgará as denuncias de decoro parlamentar do Suplente de Vereador Ronei Costa Martins, já esta com data marcada. Será dia 14 de Setembro ás 15hs na Câmara Municipal, rua Pedro Zacarias nº. 70-JD Nova Itália.

O relatório da comissão processante condena o companheiro Ronei, há 30 dias de suspensão, por invasão de propriedade pública.

È mole ou querem mais. Se os Vereadores votarem pelo relatório, não só os Parlamentares, mas qualquer cidadão para entrar em prédios públicos terá que pedir autorização e não ser anunciado como é hoje.

Brasil colônia e excludente.

Pedimos a todos os defensores da Democracia e da livre organização política, a estarem junto com Ronei e o PT de Limeira nesta empreitada na próxima quarta-feira. Venham preparados, porque a sessão será demorada e desgastante.

quinta-feira, setembro 08, 2005

ABAIXO O AUTORITARISMO

Amanhã em Campinas, a partir das 19:30hs, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, será realizado um Ato Público em desagravo a Vereadora do PT Campineiro Marcela Moreira.

A Vereadora esta sendo acusada de praticar decoro parlamentar ao denunciar esquemas das empresas de ônibus na cidade e a morosidade da prefeitura em cobrar do sistema de transporte melhorias.

Como afirmei ontem aqui no Blog, se a moda pegar, parlamentar nenhum poderá fiscalizar ou questionar o poder público sobre suas ações. O que a Vereadora e outros estão sofrendo, nada mais é do que uma tentativa violenta e autoritária de excluir os que pensam e agem diferente, alem é claro de descaracterizar o papel do Vereador.

Estou preparando um texto com maior fundamento sobre o avanço da direita rancorosa e truculenta nos últimos anos. Por ora, quem puder ir até a cidade das andorinhas, será mais um ato em nome da democracia e da cidadania.

MICHEL MOORE, KATRINA E FORA BUSCH

Recebi este e-mail abaixo, do Jornalista Alípio Freire. No espelho da mensagem (a qual não publico), vem um pedido de um cidadão Americano que pede que façamos uma campanha exigindo o Impeachment do Presidente dos Estados Unidos o porco do Bill (como o chama o Jornalista Severiano da Revista Caros Amigos).Vamos atender o pedido e iniciar nossa campanha enviando a carta do MM a todos que pudermos.Sexta-feira, 2 de Septiembre de 2005

Estimado Mr. Bush:

Tem alguma idéia de onde estão nossos helicópteros? Já é o quinto dia
depois do Katrina e milhares estão aprisionados em New Orleans à espera de serem evacuados. Onde teria o Sr enfiado todos nossos helicópteros militares?

Precisa de ajuda para encontrá-los?

Homem, uma vez perdi meu carro num estacionamento.Foi um desastre!
Tem alguma idéia de onde está a Guarda Nacional? Poderíamos usá-la
agora para as atividades para as quais foi criada, por exemplo para ajudar em caso de desastres nacionais.

Como é que não estavam ai?

Quinta feira passada, estava eu no sul da Flórida e sentei fora
enquanto o olho do Katrina passava sobre minha cabeça; era só de categoria 1, mas foi o feio o bastante para assustar qualquer um. Onze pessoas morreram e até hoje há lares sem luz. Aquela noite, os meteorólogos disseram que o Katrina se dirigia a New Orleans. Isso foi na quinta! Ninguém lhe falou?

Sei que O Sr. não queria interromper suas férias e sei também que não gosta de notícias ruins. Aliás, o senhor tinha que ir aos jantares para arrecadar fundos e tinha as mães dos soldados mortos que era preciso ignorar e caluniar. Bem feito!

Gostei de que, no dia seguinte ao furacão, ao invés de voar para
Louisiana, o senhor tivesse ido para San Diego, para se divertir com seus amigos de negócios. Não deixe que as pessoas o critiquem por isto; afinal, o furacão já tinha passado, e que caralhos o senhor poderia fazer? Enfiar um dedo no buraquinho?

E, nos próximos dias, não dê ouvidos àqueles que
denunciarão que, neste verão, o senhor reduziu especificamente o orçamento do corpo de Engenheiros do Exército para New Orleans, pelo terceiro ano consecutivo. O senhor lhes deve dizer que, mesmo que não tivesse cortado o $ para reforçar as defesas contra a água, não haveria engenheiros para fazer a tarefa, já que o senhor lhes destinara uma tarefa bem mais importante:
CONSTRUIR A DEMOCRACIA NO IRAQUE!

Me permita-me lhe dizer que, no terceiro dia, quando finalmente
Suspendeu suas férias, fiquei emocionado ao ver que o senhor o Air Force One voar abaixo das nuvens, para dar uma olhada no desastre.

É..., eu sei que
O senhor não podia descer, pegar o megafone, ficar em pé sobre os
Escombros e agir como um verdadeiro comandante em chefe. Com voar abaixo das Nuvens era suficiente, pronto! Já cumpriu!
Haverá agora quem tente politizar a tragédia e usá-la contra o
senhor.

Faça com que seu pessoal denuncie essa ação como uma manobra. Mas não
responda. Nem sequer para esses cientistas peçonhentos que previram que isso iria acontecer, porque as águas do Golfo de México não paravam de esquentar, tornando a tormenta inevitável.

Ignore-os e ignore todos seus gritos sobre o aquecimento da Terra.

Não Sr Bush, não afrouxe. Mantenha o rumo. Não é sua culpa que 30% de New Orleans viva na pobreza, ou que dezenas de milhares não tivessem transporte para sair da cidade. Vamos! São negros! Quero dizer, não é como se isto houvesse acontecido em Kennebunkport. Já pensou, deixar gente branca vivendo em cima do telhado durante cinco dias? Não me faça rir! A questão racial não tem nada - NADA a ver com isto.

O senhor fique tranqüilo, Mr Bush. Nada mais tente encontrar alguns
de nossos helicópteros do Exército e envie-os para lá. Faça de conta que o pessoal de New Orleans e da costa do Golfo estão perto de Tikrit.

Seu, Michael Moore

quarta-feira, setembro 07, 2005

É PROIBIDO LEGISLAR?

Parece que alguns governos e câmaras municipais, estão com a tese de que Parlamentar que cumpre o seu papel constitucional de fiscalizar o executivo e denuncia-lo quando o mesmo não cumpre a legislação e não vai de encontro aos interesses populares, tem que ser perseguido e cassado.
O suplente de Vereador Ronei da Costa Martins que há três meses vive o drama de acusações inveridícas e sem um minimo de veracidade. O caso deve ter um desfecho dentro de alguns dias. Alem de Ronei outros três vereadores, agora da cidade de Campinas, Marcela Moreira (PT), Peterson Prado (PPS) e Rafa Zimbaldi(PTB), estão sendo acusados de decoro parlamentar, por questionar o prefeito municipal sobre suas ações e solicitar informações sobre a mesma.
O interessante é que nas duas cidades as Prefeituras são administradas por governos do PDT. Em Limeira, o Prefeito Silvio Félix esta sendo acusado de arquitetar as denuncias contra Ronei e o assessor do Ex Prefeito José Carlos Pejon.
A câmara municipal, se faz de muda, como se estas denuncias contra o chefe do executivo, não tivessem a minima importância. Estas questões estão me fazendo acreditar que uma onda de autoritarismo e truculência estão para vir. Tenho refletido muito sobre isso e acho que a crise que toma de assalto a esquerda Brasileira, deu gás a direita conservadora e reacionária. Vou tratar deste assunto em breve.

terça-feira, setembro 06, 2005

MINHAS PREFERIDAS-RODA VIVA

Esta canção ficou em 3º lugar no III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record em 1967.

Conhecido como o Festival da virada, pois mostrava ao mundo o surgimento de um movimento musical “A Tropicália”, Chico Buarque que um ano antes vencera o Festival da emissora com “A Banda”, apresenta neste uma música feita para uma peça teatral do mesmo Chico, escrita segundo ele em 25 dias.

Encenada por José Celso Martinez Corrêa, o espetáculo foi protagonista de uma das maiores barbaridades cometidas pela Ditadura Militar e seus aliados. Onde aliados ao Regime invadiram o teatro Galpão em São Paulo, bem como em Porto Alegre, agredindo e espancado elenco, derrubando e destruindo cenários. Os episódios culminaram com a decisão dos produtores em encerrar a exibição da peça.

Critica ao fato dos Artistas serem manipulados pela mídia, Roda Viva a peça e a música, mostram um Chico Buarque que cansado do rótulo de bom moço, inicia a fase das obras de denuncia, protesto e mobilização contra o regime. No Festival, Chico canta ao lado do conjunto vocal MPB4.

A VELHINHA

Entrei no onibus, no chamado periodo "A hora do Rush". Lotado o veiculo carregava, moçinhas do comércio, rapazes e moças de fabricas, estudantes que saiam das escolas e que iriam iniciar nas aulas daquele dia. Aborrecido com o fato de ficar quase 1hora a esperar o coletivo, não reparei logo na entrada em nossa personagem. Alias quem chamou minha atenção, foi minha esposa, Historicamente mais atenta do que eu a fatos do cotidiano. A senhora aparentando a casa dos 60 anos, um pouco obesa para sua idade, mantinha o semblante sofrido, porem esperançoso. Sentadinha no banco reservado aos idosos, na metade da viagem, ela retirou de sua sacola (enorme por sinal)uma laranja e a degustou ali mesmo, naquela lata velha. Chupou a fruta com prazer. Um prazer digno de uma viagem ao paraíso ou a alegria de ver filhos e netos com saúde e alimentados, correndo pela sala e por todos os comodos da casa. E suponho que a senhora deva ter filjhos e conseguentemente netinhos. Observava-mos aquele ato digno de uma noite de sexo, onde o orgasmo foi atingido mil vezes. No final da fruta, ela retirou da sacola, um pãozinho Francês e uma garrafa de agua e igualmente a laranja, alimentou-se com muito gosto. Fiquei com a imagem, daquela senhora na memória. Deparo-me com ela quase todos os dias pela manhã. As vezes a tarde-noite, como no caso que conto. Penso, que País é esse que seus velhos precisam levantar de madrugada e voltar pra casa com a noite já alta?. Que País é esse que seus idosos ao invés de curtirem o tempo com os netos e com amigos, brincando, dançando, divertindo-se, são obrigados a fazerem força com as mãos, as pernas para poder ter uma laranja e um pão pra comer?. Que País é esse que obriga seus idosos a utilizarem transporte coletivo, serviço de saúde precários e de péssima qualidade?. Cada vez mais me convenço: Este País tem uma elite governante de M...

segunda-feira, setembro 05, 2005

PRETO CONTRA BRANCO- MARX ESTÀ CERTO

O autor do Manifesto Comunista, Karl Marx em suas teses afirmava que o meio em que se vive, é determinante para as relações culturais, políticas, econômicas e sociais. Neste meio a sempre um poder dominante, que insere sobre os dominados suas idéias. O aspecto ideológico é fundamental para a formação de consciências e identidades culturais.

Pude constatar esta concepção marxista, em varias oportunidades e situações. No último sábado (03/09), assisti na TV Senac um documentário extraordinário: PRETO X BRANCO.

Produção da TV Cultura o DOC., procura retratar o preconceito e o racismo entre os pobres. Utiliza para trabalhar este tema, uma partida de futebol, que é realizada á 35 anos, como moradores do bairro de São João Climaco e da favela de Heliopolís na cidade de São Paulo. O evento que movimenta as duas comunidades é organizado pelo clube de futebol de maior popularidade na região, o GRES FLOR, todo final do ano, como forma de confraternização, entre diretores, jogadores e torcedores.

Intitulado como desafio PRETO contra BRANCO, a peleja sucinta veladamente, inconscientemente ou não, as características discriminatórias, que no cotidiano dividem os pobres. O que chamou minha atenção foi o fato dos negros não assumirem sua cor e condição.

O documentário começa com o diretor perguntando as pessoas das duas comunidades, como as mesmas definiam sua cor. Por incrível que pareça, a maioria de homens e mulheres negras, auto intitularam-se brancos, mesmo que a cor da pele disse-se ao contrario.

O ambiente de extrema pobreza reuniu em torno de um dos maiores acontecimentos, da região, uma população carente e trabalhadora. A cada depoimento, sonhos e necessidades confundiam-se com demonstrações de idéias as quais não são produtos da condição dos dominados e sim de quem domina.

Um dos moradores ao ser perguntado sobre a origem dos moradores e da pobreza da favela de Heliopolís, ele afirma que: vieram do norte, por isso que as coisas estão assim. A afirmação não condiz com o que à reportagem apurou: a maioria da população das duas comunidades é nascida na cidade de São Paulo e nos dois bairros.

Outro aspecto é o fato de que a maioria dos jogadores e envolvidos na partida é composta por mulatos, oriundos da miscigenação tão característica na História de nosso País, mas o que predomina na competição é a auto denominação das raças pelo participante.

Sensacional película, mostra no ápice a partida de futebol, repleta de acusações e xingamentos de conteúdo racista e separatista, que o esporte serve para extravasar verdades, sentimentos e ideologias. O engraçado é que após uma semana de agressões verbais entre os participantes e um jogo nervoso e violento, termina com todos, negros, brancos e miscigenados ao redor de uma roda de samba (origem africana) regada de bebida e churrasco.

Este País não é uma democracia racial, como alguns afirmam. Este País dissemina o preconceito como forma de dominação de uma classe sobre outra, a ponto dos pobres reproduzirem a tese entre si.

sexta-feira, setembro 02, 2005

MINHAS PREFERIDAS- DISPARADA

Música de um apelo nordestino e sertanejo muito forte. Pegou-me pelo pé e cabeça desde o inicio. Primeiro pela força da letra que remete ao universo Nordestino/Sertanejo, de um vaqueiro que enfrenta mundos e contradições, em cima de seu cavalo.

Mais uma música de protesto, com a coragem de contar as coisas de Geraldo Vandré e a melodia de Théo de Barros. Vandré vinha das experiências do CCP (Centro de Cultura Popular) da UNE (União Nacional dos Estudantes), que reunia entre outros gente do teatro como José Celso Martinez Correa do Teatro Oficina, do Cinema Glauber Rocha e o povo do Cinema Novo. Na música, compositores do kilate de Sergio Ricardo, Carlos Lyra e tantos outros. Vandré ainda não era o ícone da esquerda Brasileira, mas já esboçava alguns passos.

Disparada foi apresentada no 2º Festival de Musica Popular Brasileira da TV Record em 1966. Dividiu o primeiro lugar com a Banda de Chico Buarque. Episódio que aqui já contei. O Interprete foi o companheiro de Elis Regina, no programa o Fino da Bossa da mesma emissora, o sambista Jair Rodrigues. Conhecido como sambista, Vandré no primeiro momento foi contra o nome de Jair para defender a canção, que seria interpretada por ele mesmo. Mas após os primeiros ensaios não teve dúvida da força que o sambista pusera na obra. O time fantástico de músicos fez o acompanhamento.

Além do Trio Maraya, o quarteto novo, que tinha Hermeto Paschoal, Theo de Barros e Airton Moreira. Disparada teve varias versões no Brasil. A que mais gosto é de 1980 interpretada pelo Raízes de América. È claro não supera o velho Jair Rodrigues.

CASO RONEI: JUSTIÇA SEJA FEITA

O procedimento processual do caso na câmara municipal, esta agora em fase de conclusão. Após colher depoimentos a Comissão Processante, vai analisar o texto da defesa, emitir parecer que pode ser pelo arquivamento ou por alguma penalidade, entre elas a cassação da condição de suplente.

O que tenho pressentido é que a CP, deva buscar uma alternativa entre a cassação e o arquivo do processo. Talvez uma suspensão de 30 dias ou uma advertência. Minha opinião é de que aceitar penalidades pressupõem admitir que cometeu erros, mesmo que seja uma pena branda. Entendo que não se deva aceitar tal saída.

Outro aspecto, diz respeito às inúmeras irregularidades, cometidas e denuncias que devem ser apuradas. Defendo que a melhor hipótese é a CP, anular o atual processo e encaminhar o pedido da defesa de reabertura de um novo processo, conduzido pela Corregedoria Legislativa, legitimo órgão para investigar denuncias contra parlamentares. Caso contrario a câmara municipal será mais uma vez desmoralizada perante a opinião pública, seja qual for o resultado final.

Este processo não tem sentido existir. Sua permanência só leva-nos a acreditar, que o objetivo é neutralizar as ações da Bancada do Partido dos Trabalhadores, que mantem-se coerente com seus objetivos de cumprir o papel de fiscalizar e denunciar atos irregulares, antiéticos e que prejudicam a população.

Nestes oito meses de mandato os Vereadores do PT, representaram o Prefeito Municipal, por irregularidades nos contratos com empresas de limpeza pública, debateram a questão da contratação de parentes na máquina pública, apresentaram projetos de lei de inclusão social e resgate da cidadania.

O PT é oposição ao atual governo, mas não é inconseqüente em suas atitudes. Votou na maioria dos projetos do executivo, por entender que respondem os anseios da população.

Este tem sido o comportamento dos Petistas. Entendo que se não é esta a postura de um Parlamentar, os Severinos e Mensalões, estão corretos.

quinta-feira, setembro 01, 2005

CASO RONEI: ARMAÇÃO III-EPILOGO

A comissão processante formada pelos Vereadores Eliseu Daniel dos Santos (Presidente-PSC), Drª. Nilce Segalla (Relatora-PTB), Miguel Lombardi (PL), Otoniel Carlos de Lima (PL) e Tarcilio Bosco (PDT), fez muita lambança nesta História toda, forçando a defesa a recorrer com mandados de segurança para garantir ampla defesa e direitos no decorrer do processo.

Além disto, o Presidente da CP fez declarações no mínimo equivocadas, entre elas de que havia (ou há) um clima de animosidade entre o companheiro Ronei e os membros da comissão. A declaração feita nos meios de comunicação social, levantam dúvidas quanto à idoneidade da CP.

Alem disto algumas confusões foram patrocinadas pela comissão, entre elas, o fato já relatado aqui sobre a destituição do advogado de defesa.

Outro aspecto que no mínimo, aponta para um perfil autoritário da CP, é o fato das reuniões da mesma não serem comunicadas sequer ao acusado, que dela participou uma única vez, além das que foi convocado.

Outro momento que acusa as irregularidades, é a declaração do acusador Vereador Dr. Carlos Ferraresi, que em seu depoimento, afirma que quem redigiu o texto da denúncia, foi o assessor jurídico da casa, DR. Fernando Lencioni.

Os fatos levam-nos a acreditar que no limite se não há armação, sem dúvida alguma há incompetência na condução dos trabalhos.

A defesa apresentou requerimento solicitando a anulação do atual processo e a reabertura de um novo, para apuração dos dados novos. A CP reuniu-se ontem e a relatora Drª. Nilce tem até segunda-feira, para apresentar seu parecer, que será analisado e votado pelos demais membros.

Caso não decidam pela anulação ou arquivamento, uma sessão extraordinária será convocada (pelos meus cálculos, entre o dia 09 e 10 de Setembro), para a decisão em plenário de todos os vereadores. No post de amanhã, falo um pouco mais dos procedimentos jurídicos e um pouco do companheiro Ronei e da Oposição que o PT faz ao governo Silvio Félix.

ERREI !

Fiz uma confusão enorme ontem ao postar uma noticia e delega-la ao blog do Ricardo Noblat, que esta redondamente equivocada.

O veto derrubado, não foi ao aumento do salário mínimo, até porque a câmara dos deputados derrubou os 380 reais aprovados pelo Senado, assim ficam os 300 reais.

O que se derrubou foi o veto ao aumento de 15% aos funcionários das duas casas legislativas. Desculpem minha grosseira falha, mas a gripe me pegou ontem e esta a ver navios.

Porém o que escrevi comentando suposta noticia, ficava valendo caso ocorra situações, as quais fiz futurismo.

Quanto á verdadeira noticia, também sou favorável ao veto presidencial. O salário dos funcionários tanto da câmara federal, como do senado federal, giram em torno de no mínimo 9mil reais mensais. Acho muito e com o suposto aumento chegará a quase 11mil.